O Hobbit, Um Filme Inesperado

« Older   Newer »
  Share  
>Il Monstro<
view post Posted on 17/12/2012, 14:39




Sobre o filme, acho que ele é até bom, sendo que me surpreendi repensando algumas coisas que havia achado, a princ[ipio, ruin, mas que depois vi at[e, algumas, como qualidades.

O problema, nO Hobbit, é que eles foram ainda mais longe do que o foram nO Senhor dos Anéis nas mudanças. Não gostei, basicamente, do que eles mudaram, afinal. A parte que foi fiel foi legal. A parte que detalhou o que está no livro, mas sem detalhes, também. O que mudaram, mas com base, um pouco pior. O que inventaram completamente (p ex, Radagast), em geral foi quase uma desgraça.

Pontos altos:

Ator que interpreta Bilbo
anões jantando na casa do Bilbo
anões cantando na casa do bilbo
Thorin
Azog
Língua orc (contudo, tinha que ser falada com menos elocução, mais desleixadamente)
orcs (revendo o senhor dos anéis, começo a re-perceber como são bons! deve ser ótimo interpretar o papel dos orcs, os atores devem se estapear por estes papéis! :P )

cenários, paisagens e locações, sempre

anões fazendo, no filme, mais do que geralmente fazem, no livro. Anões tem mais personalidade do que no livro, por vezes, mas isso talvez já se pudesse esperar

Leitura das runas da lua

tensão entre elfos e Anões em Valfenda, está presente, e isto foi algo meio esquecido por Tolkien. As cenas não são muito boas, achei, mas ganham ponto por trazerem esta coerencia

Inserirem a diferença entre o Necromante e Sauron, e não compreenderem, por um tempo, que sejam a mesma entidade
rever Galadriel ( :) ), e até Saruman (pra não falar, claro, de Gandalf!). Elrond e Saruman se comportam de maneira que eu não gosto, contudo. Gandalf, perante Saruman, também, desconfiado DEMAIS

Gigantes de Rocha
Rei Orc (foi ao mesmo tempo ótimo e péssimo)
cena das charadas (pela fidelidade. De aguns outros aspectos, difíceis de descrever, não gostei)
Pinhas incandescentes de Gandalf
Thorin vs Azog (as duas vezes!)
Águias (x2!)
Carrocha

Pontos baixos:

Radagast

Bilbo velho e Frodo aparecerem, o que conta, na minha opinião, coisa DEAMIS sobre o final desta aventura. Que ele sobrevive, sabemos. Detalhes sobre sua riqueza, no final da sua aventura, não deveríamos conhecer, no começo do filme. Eu adoraria ver a cena do ataque de Smaug inserida no filme durante a canção dos anões na casa do bilbo.

Kili

Dáin não aparece (entendo que isso aumenta, como talvez seja merecido, a estatura de Thorin. Também serve melhor como roteiro, mas ainda assim sinto falta)

Podiam talvez ter posto o detalhe dos anões terem sido cremados, como não era seu costume

Cena dos Trolls
Radagast
Azog não morre (serve bem como roteiro do filme, ver acima, mas também implico com a mudança, não tem jeito.)
Dol Guldur (tem algo de que não gosto, não sei dizer o que)

Sobre o ´´conselho branco´´ meus sentimentos são mistos. Falta gente. Mas, em compensação, de repente esta falta é melhor, de alguma forma, do que a presença de figurantes como aqueles que estão no conselho de Elrond!)

Bilbo está muito diferente. Corajoso demais, às vezes, ´´seguindo o roteiro´´ demais, sem interpretar muito, em outras. Também, apesar de eu gostar do ator e de sua interpretação em geral, está um pouco distante demais do Bilbo que eu conheci. Não só porque o que a gente le no livro é sempre diferente do que vemos no filme, devido ao fato de este último estar sendo influenciado por outro leitor, outro mediador. É que este mediador quis retirar do bilbo aquilo que ele tinha de Frodo, de fágil. O problema é que este é, pra mim, um aspecto importante, ainda que alguns não gostem muito, que eu mesmo não tenha gostado muito, quando li o livro.Mas esta fragilidade, e sua POSTERIOR superação é um elemento de composição, (emotivo, de aclimatação, etc) importante, na história original.

bilbo ve o anel cair do bolso de Gollum

Gollum está esquizofrenico DEMAIS. Essa parada de ele ter duas personalidades parece ter funcionado tão bem na primeira trilogia, que carregaram demais nessa, de novo. Era bom, mas desde o começo achei demasiado, e agora, mais ainda.

cena da hesitação do bilbo em matar Gollum, e a cena do pulo (não posso dizer que são ruins, sei que não gostei. Parecido com o que senti na cena da Eowin matando Nazgul: Ok, mas prefiro o que senti lendo o livro)

bilbo vs Azog (WTF???)
Pieguice
Radagast
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 17/12/2012, 14:56




Crítica do Omelete parece com a minha, mas não desgosta, e até gosta, de certas mudanças que quase chegam por vezes a me enojar. Também exagera na descrição do efeito dos 48 fps, que eu não percebi tanto.

http://omelete.uol.com.br/hobbit/cinema/o-...perada-critica/
 
Top
#FF#
view post Posted on 7/1/2013, 06:59




Só hoje consegui ler isto.
Mas, até pelo horário, acho melhor discutirmos presencialmente.

Não posso deixar de registrar, contudo, o meu espanto quanto a quantidade de informação que você conseguiu absorver e lembrar na hora de escrever o post. :shock:

Em linhas gerais, acho que gostei mais do filme do que você, e certamente o assisti de modo beeeem menos crítico... :P

 
Top
2 replies since 17/12/2012, 14:39   54 views
  Share