Crenças e Religiões, Qual é a sua?

« Older   Newer »
  Share  
>Il Monstro<
icon7  view post Posted on 31/10/2004, 01:19




Os Sofistas discordam de Aristóteles. Não existe o Certo. Existem acordos. Acordos são fixados por mais de uma parte, ambas baseadas em seus próprios interesses, crenças e modelos. Quem acredita no Certo com C maiúsculo, também acredita no acordo, no acordo com um referencial único e imutável que, por qualquer motivo que seja, pode-se querer alcançar, bem como fugir de.

Em suma, vamos tentar entrar em acordo. Vamos, pois, mostrar nossos referenciais, pelo menos para sabermos em que nível podemos dialogar. Eu começo:

Este tópico começa sofístico, porque sofista é o que sou no momento. Acredito no sobrenatural, assim como acredito nas outras dimensões matemáticas, e em outras coisas que nossos sentidos básicos não percebem. Principalmente, mais “não duvido de” do que “acredito em” (sempre em cima do muro, Julio, tsc, tsc).

Reajo ao que se apresenta a mim. É só. Deus não vai deixar de me julgar.

Basicamente, como sofista, não acredito no absoluto. Não há hierarquia. Um ser em outra dimensão é capaz de certas coisas, outras não, e assim por diante.

Percebo coisas exteriores a mim. Basicamente, na minha percepção, existem: O Eu, e os Outros. Minha relação com os outros é limitada, e este é o único indício, para mim, de que Eu não sou Deus. (Essa afirmação é polêmica e está confusa, mas sei que existe quem já tenha desenvolvido-a. Ignorem-a, por ora, ela deve ser melhor discutida ao vivo. Como está confusa, não posso dizer que acredito nela, postei apenas para instigar reflexão. Outra coisa em que acredito, é que existe um limite para a comunicação possível pela internet. Meus dedos estão cansados, e ainda não esgotei nada. Não sei no que isto vai dar. Vamos ver.)

Vida após a morte: Nos tópicos referentes. Não aposto nela. Também acredito que o Céu está em se morrer em paz.

Por ora é só. Postem suas crenças.

Edited by >Il Monstro< - 31/10/2004, 02:21
 
Top
Julia Fontanella
view post Posted on 1/11/2004, 20:39




"Só sei que nada sei."
Como já disse em outro lugar, acredito que a verdade é algo irreal. Depende das ferramentas que temos para aferi-la. Como creio que a tecnologia é infinita (sempre averá uma ferramenta melhor para se inventar), creio que a verdade não existe, ou melhor existe mas nunca poderemos chegar até ela.
Como no método científico, me baseio no que ainda não consegui refutar.
Não gosto quando afirmam que algo é uma verdade absoluta. Acho que é muito limitado e arrogante. Seria muito mais nobre se ao inváz de afirmar isso esta pessao dissesse: eu acredito. Acreditar é direito de cada um.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 2/11/2004, 04:30




Existem objetos exteriores a você. Eles foram criados por algo ou alguém?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 2/11/2004, 04:37




CITAZIONE (Julia Fontanella @ 1/11/2004, 20:39)
"Só sei que nada sei."
Como já disse em outro lugar, acredito que a verdade é algo irreal. Depende das ferramentas que temos para aferi-la. Como creio que a tecnologia é infinita (sempre averá uma ferramenta melhor para se inventar), creio que a verdade não existe, ou melhor existe mas nunca poderemos chegar até ela.
Como no método científico, me baseio no que ainda não consegui refutar.
Não gosto quando afirmam que algo é uma verdade absoluta. Acho que é muito limitado e arrogante. Seria muito mais nobre se ao inváz de afirmar isso esta pessao dissesse: eu acredito. Acreditar é direito de cada um.

Então:

1) Existe uma verdade absoluta;

2) Esta verdade é, por definição, impossível de ser alcançada. Os limites da natureza humana seriam intransponíveis.

É isso? Poderíamos começar a partir daqui?
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/11/2004, 13:28




CITAZIONE
Deus não vai deixar de me julgar.


Não mesmo! Mas Ele é gente boa!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/11/2004, 13:29




CITAZIONE
de que Eu não sou Deus


disso eu já sabia!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/11/2004, 13:31




CITAZIONE
Não gosto quando afirmam que algo é uma verdade absoluta. Acho que é muito limitado e arrogante. Seria muito mais nobre se ao inváz de afirmar isso esta pessao dissesse: eu acredito. Acreditar é direito de cada um.


Vou fazer uma camiseta: “Eu acredito em verdades absolutas!”
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/11/2004, 13:33




Eu sou católico e tudo em que acredito está no “Catecismo da Igreja Católica” e pode ser resumido na oração do “Creio”.
 
Top
Curuja
view post Posted on 5/11/2004, 05:15




Acredito em Deus e acho que se pode existir alguma verdade absoluta, esta deve ser o próprio.

Não gosto das religiões ocidentais pq acho que ninguém tem o direito de afirmar que é dono da Verdade Absoluta e muito menos apontar que este ou aquele sejam representantes de Deus ou de sua vontade.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 5/11/2004, 12:49




E nas religiões ocidentais isto é diferente?
 
Top
>Gião<
view post Posted on 5/11/2004, 12:51




CITAZIONE
Acredito em Deus e acho que se pode existir alguma verdade absoluta, esta deve ser o próprio.


Se Deus é A verdade absoluta, então somente uma religião é a verdadeira. A única religião verdadeira dever ser a que Ele mesmo fundou. A única religião que Deus fundou foi a Católica.
 
Top
CegoEgo
view post Posted on 6/11/2004, 18:43




Todas as religiões são boas. Leonardo Boff perguntou ao Dalai Lama qual era a melhor religião; ele disse: é aquela que te faz melhor.
Quando era criança, fui criado na religião católica e dizia sou católico. Depois conheci o espiritismo e dizia, sou espírita. Depois disse sou evangélico...
Muito insatisfeito com as respostas e os Tem Que... Descobri que não sou o que penso que sou.
Mesmo antes de conhecer o estudo e meditação
de Ramana Maharshi, cheguei a a mesma conclusão que ele, só que ele trilhou muito mais tempo, e eu estou só agora começando...
Quem Sou Eu?
http://www.viacapella.com.br/portal/ramana...%20maharshi.htm
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 7/11/2004, 14:38




CegoEgo, sou o primeiro em dar as boas vindas a você, no fórum.

Convido-o a passar em alguns tópicos de apresentação na sessão "bate-papo", para que os outros foristas o conheçam melhor.

Caso não queira fazê-lo, satisfaça-nos(me) uma curiosidade. Como chegou ao fórum? Alguém daqui o indicou/convidou, ou entrou através de pesquisas sobre os assuntos que o interessam (suponho que seja a segunda opção, e que os assuntos que o interessam sejam... "filosofia e religião"... )

nos veremos por aqui mais vezes.
 
Top
>Il Monstro<
icon9  view post Posted on 7/11/2004, 14:40




CITAZIONE (>Gião< @ 5/11/2004, 12:49)
E nas religiões ocidentais isto é diferente?

Mas não foi sobre religiões ocidentais que ela acabou de falar?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 7/11/2004, 14:51




Na minha opinião, quem acredita em verdades absolutas não difere em coisas tão importantes da crença do próprio Gião.

Eu pergunto: Por quê se acredita em verdades absolutas quando se "sabe" que elas são inalcançáveis? Trata-se de uma outra forma de se ter .

Pra mim é como dizer: Bruxas existem. Ninguém jamais as verá, a menos que esteja alucinando, etc. Mas que existem, existem.

Por isso o motivo deste tópico: Qual a natureza da dos foristas? Por que o não comprometimento com alguma religião? Qual o problema das que se apresentam? O tópico até é mais que isso, é sobre termos clareza das coisas em que acreditamos, se não para nós mesmos (o que é o mais interessante), pelo menos, para nossos interlocutores...

Uma última pergunta: Por quê #FF# se abstém de postar algo por aqui?

Edited by >Il Monstro< - 7/11/2004, 14:53
 
Top
120 replies since 31/10/2004, 01:19   2815 views
  Share