Ginástica artística

« Older   Newer »
  Share  
Capitão Ácido
view post Posted on 10/10/2004, 17:22




Tão sabendo da carioca de 13 anos q foi a única a conseguir fazer o mesmo salto inventado pela gauchinha Daiane, internacionalmente conhecido como "Dos Santos"?

Vi no canal 2 uma reportagem com a menina. Nunca a vi em nenhum outro programa esportivo, apesar de ser apontada como a futura "líder" da próxima geração de ginastas do país. Daiane provavelmente não estará na próxima Olimpíadas pelo q sei por conta da idade...

Engraçado como esses esportes caem no limbo e retornam de 4 em 4 anos, sempre com cobrança de resultados por parte da mídia...

Criou-se um imaginário q o Brasil era uma potência olímpica quando nunca havia ganho mais do q 2 ouros até 1996...
 
Top
#FF#
view post Posted on 10/10/2004, 17:26




Não é impossível, pela idade, que a Daiane esteja em Pequim-2008.


A russa Svetlana Korkina, por exemplo, já disputou umas três ou quatro olimpíadas e tem 25 anos (eu acho).
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 10/10/2004, 22:42




Também tava achando estranha essa história...

De qualquer maneira tbm nao é tão certo q ela esteja em condições de disputar em 2008. Tá mais para o contrário...

Sabe a idade de outras ginastas ou essa é a mais velha de q vc ouviu falar?
 
Top
#FF#
view post Posted on 12/10/2004, 05:31




Se eu não me engano, tinha mais velhas em Atenas. Mas não tenho certeza.


De qualquer forma, nem tanto pela idade, mas não sei se o joelho da Daiane "dura" mais quatro anos...

 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 12/10/2004, 12:34




Oremos então...

Kd o Gião qdo mais se precisa dele?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 20/12/2004, 02:52




Por que as ginastas brasileiras são tão feias? Essa batonzinha é terrível!
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 25/12/2004, 13:53




Vc quer comê-las ou q elas ganhem medalhas, Jouneyman???

 
Top
Journeyman
view post Posted on 25/12/2004, 13:56




Que isso, Capitão? Na verdade, já disse que elas estão reprovadas no teste mínimo de qualidade, logo copular está fora de cogitação. E quanto às medalhas... Para mim tanto faz! Esse negócio de ginástica é um saco mesmo!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 25/12/2004, 13:57




Mas, que as dos outros países são muito mais bonitas...isso sim...se bem que, a maioria delas são esquisitinhas.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 6/2/2005, 15:15




Copa do Mundo em SP já tem 21 países, mas potências "fogem"
Da Redação
Em São Paulo

A etapa brasileira da Copa do Mundo de ginástica, que neste ano será realizada em São Paulo, já conta com 21 países inscritos. Entretanto, as maiores potências da ginástica, como Romênia, Ucrânia, Rússia, China e Japão não manifestaram interesse em disputar a competição, que será realizada no ginásio do Ibirapuera, nos dias 8, 9 e 10 de abril.

Para Eliane Martins, coordenadora-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o número é "bom". "A etapa maior da Copa do Mundo, que ocorre em Cottbus, teve 42 países no ano passado. Como estamos em nossa segunda edição, 21 países é um número bom. E ainda devemos ter mais países interessados. Acho que os EUA, pelo menos, devem vir".

Eliane atribui a ausência de países tradicionais da ginástica à recusa da Confederação em dar convites especiais a eles -que incluiriam passagens e hospedagens gratuitas, isto é, com gastos cobertos pela organização. "Precisamos criar uma tradição dessa competição para que ela seja cada vez mais atrativa. Mas para a segunda edição, o número é bastante razoável".

Os países que já inscreveram suas delegações são: Alemanha, Argélia, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Dinamarca, El Salvador, Espanha, Finlândia, Hungria, Cazaquistão, Porto Rico, Portugal, Republica Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Venezuela.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 2/3/2005, 00:49




Daiane agora descarta cirurgia e diz que não se vê em Pequim-2008
Murilo Garavello
Em São Paulo


"Vou fazer fisioterapia todos os dias, mas isso é normal em atletas de alto nível", diz Daiane dos Santos em entrevista em SP
Em dezembro do ano passado, Daiane dos Santos dizia à imprensa brasileira, na Inglaterra, que deveria passar por uma cirurgia no joelho que a tiraria da ginástica por seis meses e colocava a operação como a "única forma de chegar à Olimpíada de 2008". Pouco mais de dois meses depois, a ginasta descarta a intervenção, recusa-se a fazer previsões sobre o futuro e diz que "ainda não se vê na Olimpíada de 2008".

"Não me vejo em Pequim ainda. Vejo o Brasil lá, com certeza", disse a ginasta, nesta terça-feira, em São Paulo. "Quanto a mim, existe um fator físico importante (o joelho) e a concorrência das novas meninas que entraram agora (uma seletiva no último fim de semana deu à seleção feminina permanente mais 11 ginastas). Elas terão a favor delas a juventude, o maior vigor físico, e nós, as mais velhas, a experiência. Vou continuar na ginástica até onde me sentir bem".

Eu tenho muitos altos e baixos no joelho. Ele dói não só na ginástica. Muitas vezes eu acordo e estou com dor. Quero pôr fim a essa situação

Daiane dos Santos, em 10 de dezembro de 2004, dois dias antes de ganhar a medalha de ouro na final da Copa do Mundo


Em Birmingham, dois dias antes de conquistar a medalha de ouro na final da Copa do Mundo de ginástica sem sentir dores no joelho por competir à base de "um monte de remédios, um verdadeiro coquetel", Daiane revelava: "Tenho muitos altos e baixos no joelho. Ele dói não só na ginástica. Muitas vezes eu acordo e estou com dor. Quero pôr fim a esta situação. A grande tendência é operar, o Oleg (Ostapenko, ucraniano que dirige a seleção) acha que é a melhor coisa a ser feita".

A cirurgia, de acordo com explicações da própria ginasta, consistiria na retirada de um pedaço de cartilagem do joelho esquerdo para realizar um enxerto no joelho direito, que teve boa parte de sua cartilagem retirada em duas das três artroscopias a que Daiana já se submeteu. O procedimento faria com que a atleta ficasse pelo menos 40 dias sem colocar os pés no chão.

A oposição radical da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), de Adriana Alves -técnica que a formou-, e uma suposta ressonância magnética que teria revelado uma melhora em seu joelho fizeram a brasileira desistir da cirurgia, que envolveria as duas pernas. O médico Mauro Namba, a CBG e Daiane optaram por sessões diárias de fisioterapia, repouso e uma restrição a competições seguidas, que desgastariam seu joelho.

DAIANE E OS JOELHOS
2001
Opera o tendão patelar do joelho esquerdo
2003
Artroscopia no joelho direito - retira um pedaço da cartilagem
2004
Artroscopia no joelho direito - retira mais um pedaço da cartilagem
"Não vai haver cirurgia, mas vou ter de ter cuidado o ano inteiro", afirma Daiane. "Não poderei mais fazer quatro competições seguidas, como fiz no início de 2004 -quando terminei a série, meu joelho estava acabado. Agora, aumentarei o intervalo entre uma competição e outra, para não haver uma sobrecarga".

Eliane Martins, coordenadora-geral da CBG, explica a oposição da entidade à operação de Daiane. "A cirurgia que estava em questão é muito complexa. Ela teria de ficar no mínimo dois meses sem poder fazer atividade física, o que em ginástica, para uma pessoa que já tem 22 anos, é muito tempo. Fazer um tratamento alternativo é melhor", diz Eliane, que admite: "Ela já tem três cirurgias nos joelhos, então é óbvio que os joelhos dela não têm mais 100% de capacidade. É uma realidade a que ela tem de se adaptar".

Com os problemas no joelho, Daiane dos Santos é a única entre as estrelas esportivas patrocinadas pela Brasil Telecom com contrato renovado por apenas um ano. Robert Scheidt, da vela, segue em indefinição quanto à categoria da modalidade pela qual irá optar: foi campeão olímpico na Laser, mas tem competido na Star. Mesmo assim, terá patrocínio por quatro anos. A nadadora Rebeca Gusmão, que acaba de mudar-se para os EUA, onde vai treinar, também tem quatro anos de patrocínio garantidos -mesmo prazo pela qual a empresa de telecomunicações garantiu os atletas da equipe de Presidente Prudente de atletismo.

SÓ DE ENFEITE
Daiane comprou uma moto no ano passado. Mas ainda não pôde usar o presente. "Meu pai ainda não deixou. Ele diz: 'vai que você cai e se esfola'. Eu queria levar para a praia, ele não deixou. Está em um pedestalzinho, só de enfeite mesmo", conta a ginasta, rindo.
Prioridades de 2005
Neste ano, Daiane elegeu duas prioridades: o Mundial na Austrália, em novembro, e a etapa brasileira da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em abril. São as únicas competições que estão em seu calendário, por enquanto. "Às outras etapas da Copa, não sei se irei -até porque agora é início de ciclo olímpico e a CBG tem de enviar outras ginastas para ganharem experiência", disse Daiane.

Neste mês, em 18 de março, ocorrerá a etapa de Cottbus da Copa do Mundo. Inicialmente, a brasileira participaria da competição. Entretanto, uma luxação na ulna (um osso) de seu braço direito sofrida enquanto executava exercícios nas barras paralelas têm atrapalhado os treinos de Daiane. "Daqui a uma semana acho que poderei treinar sem restrições. Mas não sei se vão me levar para a etapa alemã. Vamos esperar".

 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/3/2005, 22:16




17/03/2005 - 10h00
Sem Daiane e Diego, Brasil aposta em promessas em Cottbus
Da Redação
Em São Paulo

Começa nesta sexta-feira a etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de ginástica, a segunda da competição nesta temporada. O Brasil terá duas representantes no evento: Laís Souza, 16, e Ana Paula Rodrigues, 17. Daiane dos Santos e os irmãos Diego e Daniele Hypólito, estrelas da ginástica nacional, não viajaram para a competição.

BRASIL EM COTTBUS
Laís Souza,
16 anos, 1,52 m, 42,5 kg

Copas do Mundo: 2 participações, 1 bronze (trave - Stuttgart-2004)


Ana Paula Rodrigues,
17 anos, 1,63 m, 44 kg

Copas do Mundo: duas participações, 1 final (trave - Cottbus-2004)


Daiane, que estava escalada para defender seu título no solo (ela conquistou a medalha de ouro em Cottbus no ano passado), sofreu uma luxação na ulna que a tirou dos treinos no tablado por 15 dias e comprometeu sua participação.

Diego Hypólito, que venceu as últimas cinco etapas da Copa do Mundo -inclusive a grande final, disputada em Birmingham, em dezembro-, também ficou em casa. "O Diego está em forma, está treinando forte desde janeiro. Mas foi opção do comando da confederação não levá-lo, então ele está se preparando para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo (de 8 a 10 de abril)", diz Renato Araújo, técnico do ginasta.

Apesar de se dizer em forma, Diego, não foi relacionado devido ao fato de a seleção masculina, que agora tem novos integrantes, ter começado oficialmente os treinos no último domingo.

NOVOS PATROCÍNIOS
Eliane Martins, coordenadora-geral da CBG, promete: na próxima semana serão anunciados os novos patrocinadores da entidade. Do fim de 2004 para cá, a CBG perdeu o apoio de Coca Cola e Brasil Telecom, que patrocinaram a seleção feminina durante a Olimpíada de Atenas-2004.

"Não vai faltar dinheiro. Na semana que vem vamos anunciar o nome dos nossos novos patrocinadores", diz a dirigente, dando ênfase ao plural em sua frase. De acordo com ela, a CBG tem verba suficiente para enviar atletas para todas as etapas da Copa do Mundo.

"Vamos poder competir em todas. Só vai depender do planejamento, porque as Copas do Mundo não são nossa prioridade. Precisamos usá-las como uma etapa de nossa preparação para o Mundial e como meio de dar experiência de competição aos nossos ginastas mais jovens", diz Eliane.
Já Daniele Hypólito, 20, foi preterida em favor das duas ginastas mais novas. A lógica da Confederação Brasileira é aproveitar o início do novo ciclo olímpico para dar mais experiência e gabaritar outras atletas do país.

"Laís e Ana Paula são as que hoje estão mais preparadas para competir, as que estão dentro do peso. A Laís é a mais bem preparada de todas as meninas. Está bem em todos aparelhos. Já a Ana Paula está bem na trave e na paralela -e talvez compita no solo", diz Eliane Martins, coordenadora-geral da Confederação Brasileira de Ginástica.

"Outra coisa: nosso objetivo são os campeonatos mundiais deste ano, do ano que vem, o Pan, em 2007, e o Mundial. Se ganharmos medalha em Copas do Mundo, ótimo. Mas não é essa nossa prioridade. Precisamos possibilitar que outras meninas compitam, não as mesmas de sempre", afirma, em referência a Daniele Hypólito e Daiane dos Santos.

Tanto Laís quanto Ana Paula participam da terceira etapa de Copa do Mundo de suas carreiras. Laís conquistou a medalha de bronze no salto sobre o cavalo, também na Alemanha, em Stuttgart, em novembro do ano passado -é a única final que disputou em suas duas participações.

Já Ana Paula disputou a etapa de Cottbus no ano passado e foi à final apenas na trave -acabou errando sua série e ficando com o última lugar entre as finalistas. Assim como Laís, Ana Paula disputou a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo, em 2004, os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e as Olimpíadas de Atenas-2004.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 18/3/2005, 20:22




Laís vai à final do solo em 1º lugar; Brasil faz três finais em Cottbus
Da Redação
Em São Paulo

BRASIL EM COTTBUS
Laís Souza,
16 anos, 1,52 m, 42,5 kg

Copas do Mundo: 2 participações, 1 bronze (trave - Stuttgart-2004)


Ana Paula Rodrigues,
17 anos, 1,63 m, 44 kg

Copas do Mundo: duas participações, 1 final (trave - Cottbus-2004)


A ginasta brasileira Laís de Souza, 16, garantiu nesta sexta-feira vagas na finais do solo e do salto sobre o cavalo na etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de ginástica. Ana Paula Rodrigues, a outra ginasta que representa o Brasil na competição, se classificou para a final da trave.

Sem Daiane dos Santos e Catalina Ponor, os dois maiores nomes do solo, foi Laís, que também consegue executar o duplo-twist carpado quem roubou a cena. A brasileira obteve 9,162 em sua apresentação, garantindo o primeiro lugar nas eliminatórias. A russa Ana Pavlova, segunda colocada, obteve 9,062.

A prova, entretanto, teve baixo nível. A nota de Laís não a conduziria à final nas Olimpíadas nem no último Mundial. Apenas ela e a russa Pavlova tiraram mais do que 9 -a croata Tina Erceg, terceira colocada, ganhou apenas 8,625 dos jurados.

No salto sobre o cavalo, Laís conseguiu uma nota 9,237 na média de seus dois saltos e acabou com a segunda colocação na fase de classificação. A melhor foi a atual campeã mundial do aparelho, a uzbeque Oksana Chusovitina, que obteve 9,243.

A eliminatória do salto sobre o cavalo também não teve nível técnico dos mais altos. A chinesa Yahong Yang (9,225) e a russa Ana Pavlova (9,212), respectivamente terceira e quarta colocadas, foram as únicas além de Laís e Oksana a obterem notas maiores do que 9.

Já Ana Paula Rodrigues, que não participou do salto sobre o cavalo, conseguiu ir à final da trave, mesmo não obtendo uma boa nota. Com 8,575, Ana Paula ficou com a sétima colocação nas eliminatórias. Laís, por sua vez, tirou 8,525 e, com o nono lugar obtido, ficou fora da final.

Ana Paula participou também das barras paralelas, mas cometeu uma série de erros, recebeu uma nota bastante baixa -7,337- e acabou sendo alijada da final ao ficar com a 16ª colocação. Laís não competiu nas paralelas.

O Brasil participa da competição sem suas principais estrelas: Daiane dos Santos, recém-recuperada de contusão e os irmãos Diego e Daniele Hypólito ficaram no país. De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Diego não viajou porque a seleção masculina começou os treinos no último domingo. Já Daniele não estaria em forma física e técnica tão boa quanto Laís e Ana Paula.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 18/3/2005, 20:23




Rival de Daiane é afastada da seleção por estar acima do peso
Das agências internacionais
Em Bucareste (Romênia)


Catalina Ponor conquistou três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Atenas
A Federação Romena de Ginástica (FRG) ameaçou nesta sexta-feira deixar as campeãs olímpicas Catalina Ponor e Monica Rosu, além de outras duas atletas, de fora do Campeonato Europeu da modalidade, em junho. A justificativa: elas estão acima do peso. Ponor é a maior rival da brasileira Daiane dos Santos nos exercícios de solo.

De acordo com a FRG, as campeãs olímpicas e Alexandra Eremia e Florea Leonida ganharam de seis a oito quilos nas últimas semanas. Assim, elas foram mandadas de volta a seus clubes para treinar. E só serão reconvocadas para a seleção se perderem peso.

A decisão faz com que elas percam a etapa de Cottbus da Copa do Mundo de ginástica artística, neste final de semana, na Alemanha.

"Não se trata de uma punição, e sim de uma regra fundamental do esporte: não se pode participar de uma competição se não se está em forma. Elas não estão excluídas da seleção que vai ao Campeonato Europeu, mas tudo depende de suas motivações para retornar", disse Mircea Apolzan, diretor técnico da FRG.

O dirigente, entretanto, negou que a má forma física das atletas tenha relação com a demissão do técnico Octavian Belu, em janeiro. "Com ou sem Belu, as ginastas deviam ter treinado sem problemas se quisessem participar do Europeu."


user posted image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 18/3/2005, 20:24




Deve estar 15 gramas acima do peso...
 
Top
66 replies since 10/10/2004, 17:22   1436 views
  Share