Samurai 7

« Older   Newer »
  Share  
Titila
view post Posted on 13/9/2004, 02:52




Os samurais nunca estiveram tão em alta quanto em 2004. Vários livros, filmes, quadrinhos e revistas tratam do assunto e os animes não poderiam ficar de fora. É aí que surge Samurai 7. O desenho foi lançado este ano no Japão e é baseado no filme clássico de Akira Kurosawa, Os Sete Samurais (Shichinin no Samurai). A grande diferença aqui é que a história rola no futuro, onde as espadas e os mechas (robôs) vivem lado a lado em uma espécie de período Neo-Feudal.

Sete para ajudar o vilarejo

Em um futuro distante no Japão, alguns bandidos saqueiam uma aldeia inteira. A cada colheita suas poderosas naves levam todo o suprimento de arroz e quando a quantidade não é suficiente eles sacrificam pessoas e roubam as mulheres da vila. Em uma reunião do conselho do vilarejo, o líder ancião resolve que é necessário contratar samurais para defender a colheita antes que o povo seja dizimado. Para piorar, eles só podem pagar aos valentes guerreiros com arroz, já que o vilarejo é pobre e pagar com dinheiro é impossível.

Kirara, a sacerdotisa da vila, e sua irmã Komachi, resolvem ir até a cidade à procura dos guerreiros. Kirara possui uma pedra mágica usada para encontrar água, mas que ela usará para achar o samurai perfeito. Logo, ao chegarem à metrópole, elas encontram Katsuchirou, um jovem samurai que ainda guarda as virtudes de um guerreiro e aceita ajudar as duas garotas. Mesmo assim, Kirara continua sua busca até que assiste a uma cena fantástica. Um ladrão morto de fome seqüestrou um bebê e o está mantendo preso dentro de uma casa até que surge Kikuchiyo, um robô que se diz samurai, para tentar salvá-lo. Ele usa uma espada imensa para cortar a casa ao meio, mas fica sem reação quando descobre que o corpo do meliante está preso a uma série de explosivos. Neste momento aparece Kanbei, um valente samurai que resolve a situação rapidamente. A pedra de Kirara começa a brilhar indicando que era ele quem ela estava procurando. Mas Kanbei não quer ajudá-la e nega até mesmo o pedido de Katsuchirou de se tornar seu discípulo.

Como no filme de Kurosawa, o mais importante na história não é exatamente o desfecho, mas os detalhes da vida de cada herói que os levam a ajudar as pessoas. Assim, Kanbei é cheio de segredos que só serão revelados no decorrer da aventura, onde Kirara vai encontrar ainda outros quatro samurais valentes. A história de Os Sete Samurais é clássica e Samurai 7, em seus 26 episódios, tenta colocar essa aventura em uma dimensão nova que mistura o futuro com o passado do Japão. Isso dá a chance dessa aventura atingir um novo público já que a obra original é de 1954. Os personagens do anime são os mesmos do filme só que com uma cara mais moderna. O robozão Kikuchiyo, por exemplo, foi interpretado no cinema pelo ator veterano Toshiro Mifune.

O estúdio responsável pela produção é o Gonzo, famoso por misturar animação com computação gráfica e com Samurai 7 não é diferente. Muitas cenas de batalhas espaciais, robôs e naves, além de alguns cenários são produzidos digitalmente. Além disso, a animação tem ótimas cenas de luta e uma boa trilha sonora usando os tambores de Taiko (tradicionais do Japão).

Samurai 7 é uma série curta, mas muito bacana e uma das boas novidades na imensa indústria da animação japonesa.

 
Top
0 replies since 13/9/2004, 02:52   300 views
  Share