Literatura em português e a lit. latinoamericana

« Older   Newer »
  Share  
sarahivich
view post Posted on 23/7/2004, 08:02




A literatura em português é gigantesca, mas eu só li livro de brasileiros e - poucos - de portugueses (acho que, com afinco, só li mesmo os livros do Saramago). Pelo menos, até agora. Nessa última semana li dois livros de um angolano, o José Eduardo Agualusa, e gostei muito. Pesquisei a respeito e li que também existem escritores moçambicanos muito bons. Resolvi, então, entrar com a discussão aqui no fórum: o que vocês acham da literatura em língua portuguesa? E da latino-americana? Já leram muitos livros de escritores portugueses, angolanos, moçambicanos? E de escritores argentinos, chilenos, uruguaios? O que me dizem a respeito?

Vocês acham que no Brasil, se prendem muito a literatura americana e européia?

Se puderem listar algum dos livros que já leram, para discutirmos os em comum, eu agradeceria. Aqui estão alguns dos livros que já li:

Livros portugueses:
1) O evangelho segundo Jesus Cristo (José Saramago)
2) Ensaio sober a cegueira (José Saramago)
3) Todos os nomes (José Saramago)
4) A Caverna (José Saramago)

Livros latino-americanos:
1) Cem anos de solidão (Gabriel García Marquéz)
2) O Túnel (Ernesto Sábato)
3) Antes do fim (Ernesto Sábato)
4) Compilações de Júlio Cortázar e de Jorge Luis Borges (esse não é o nome do livro - é que li vários contos de cada um deles, não livros especificamente)

Literatura angolana:
1) O Vendedor de Passados (José Eduardo Agualusa)
2) O ano em que Zumbi tomou o Rio (José Eduardo Agualusa)
 
Top
#FF#
view post Posted on 23/7/2004, 08:15




Minha lista:

Livros portugueses:


Livros latino-americanos:


Literatura angolana:



Infelizmente, não dá pra eu discutir sobre o assunto.

Espero que alguém possa, pois esta seção tem andado carente.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 23/7/2004, 13:05




CITAZIONE
o que vocês acham da literatura em língua portuguesa? E da latino-americana? Já leram muitos livros de escritores portugueses, angolanos, moçambicanos? E de escritores argentinos, chilenos, uruguaios? O que me dizem a respeito?


Eu NUNCA leria o livro de um argentino!
 
Top
Anderson
view post Posted on 23/7/2004, 17:54




Eu li Cem anos de solidão.
Achei fabuloso, extraordinário !!!!!
 
Top
Anderson
view post Posted on 23/7/2004, 18:00




Eu tenho vontade de ler Saramago, Augusto Roa Bastos (paraguaio), Mario Vargas Llosa (peruano, se eu num me engano, ele perdeu uma eleição presidencial pro Fujimori!!! Lá é como cá...) que tem um livro que deve ser legal inspirado na guerra de canudos, acho que é "A guerra do fim do mundo" e Jorge Luis Borges (argentino), por enquanto só conheço o Gabo mesmo.

Edited by Anderson - 23/7/2004, 14:01
 
Top
sarahivich
view post Posted on 23/7/2004, 21:51




FF, de qualquer forma, muito obrigada...
Gião, você não sabe o que está perdendo quando não lê os argentindos. Sábato é sensacional. Os dois livros dele que li são maravilhosos (apesar de que, agora bateu uma dúvida - não sei se o Sábato é chileno ou argentino). Quero ler outros. E o Jorge Luis Borges também, é muito bom.
Anderson, Cem anos de solidão é mesmo muito bom, extraordinário! Quero conhecer toda a obra do Gabriel. Foi bom você ter citado o Mario Vargas Llosa, tinha esquecido completamente um livro dele que li, e que é ótimo: Pantaleão e as visitadoras. Já ouvi falar muito bem da obra dele. Quanto ao Saramago, todos, todos os livros que li são sensacionais. Ensaio sobre a lucidez é o próximo da fila. Mas antes de Ensaio, tem Amor em tempos de cólera, do Gabo, que já estou carregando na minha bolsa, para onde vou, para ler.

Edited by sarahivich - 23/7/2004, 22:53
 
Top
Anderson
view post Posted on 24/7/2004, 05:02




Também tenho muita vontade de conhecer mais outros títulos do Gabo.
Amor nos tempos de cólera , dizem que é muito bom, só sei que é a história de amor dos pais dele. Sem contar outros, tem uma biografia dele aí, terá três partes, a primeira tá vendendo bem.
Vou ver se já tem uma pasta aqui com a idéia que tive agora, se não existir vou criar...
Abraços.
 
Top
Anderson
view post Posted on 24/7/2004, 05:05




Tem que fazer algum tipo de pedido de autorização pra abrir pasta nova por aqui ?? não , né??? Se acharem (no caso o chefe da área) que já tem pasta que cumpre a função da que eu vou abrir, então é só eliminar a minha.
 
Top
Curuja
view post Posted on 25/7/2004, 03:46




Ando sem tempo para ler os livros que gostaria, e por isso mesmo não tenho muito conhecimento sobre autores latinos.
Mas quero muito ler Saramago.

Pode me indicar algum? (pra começar...)
 
Top
sarahivich
view post Posted on 3/8/2004, 17:17




Acho que o título do primeiro livro do Gabo (autobiográfico) é "Viver para contar", não é isso? E eu não sabia que "Amor em tempos de cólera" é a história dos pais dele.

Curuja, começa com "O Evangelho segundo Jesus Cristo" ou com "Ensaio sobre a cegueira". São muito bons. E como são os mais famosos, são mais fáceis de encontrar, também.
 
Top
Anderson
view post Posted on 22/10/2004, 06:18




Meu milésimo post é sobre o Gabo.
Não existe coincidência.

Novo romance de Gabriel Garcia Marquez sai com um milhão de exemplares


A editora Random House Mondadori acredita que poderá se esgotar a tiragem de um milhão de exemplares da última obra do Nobel colombiano Gabriel García Márquez, "Memória de mis putas tristes".

A pirataria que o livro está sofrendo na Colômbia fez com que o romance saísse nesta quarta-feira, antes da data prevista de 27 de outubro.

Essa é a primeira obra de ficção de García Márquez em mais de uma década, desde "O último amor e outros demônios". Há dois anos ele lançou a primeira parte de sua autobiografia, ''Viver para contá-la'', também com uma tiragem de 1 milhão de exemplares.

A tiragem de um milhão de exemplares será distribuída entre México, Colômbia, Argentina, Chile e Espanha.

 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 23/10/2004, 22:13




Já ficaram com a sensação de que estão cometendo algum tipo de falta quando deixam, por exemplo, de conhecer literatura como a citada neste post?...
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 24/10/2004, 13:08




Li um contista africano muito bom e de estilo bem próprio (ao menos pelo parco conhecimento literário...), mas q eu esqueci o nome.

Lembrei agora: Mia Couto (ele é de Moçambique).

Edited by Capitão Ácido - 24/10/2004, 14:09
 
Top
sarahivich
view post Posted on 25/10/2004, 20:10




eu já ouvi falar em Mia Couto. vou tentar ler alguma coisa dele. ultimamente, estou com a idéia fixa de me dedicar mais aos brasileiros. agora, fernando sabino. depois, quero partir para os clássicos - machado de assis, guimaraes rosa...
 
Top
Curuja
view post Posted on 27/10/2004, 06:47




Leia Guimarães Rosa em voz alta.

É a única maneira de entender certas coisas.
 
Top
25 replies since 23/7/2004, 08:02   494 views
  Share