Aborto, Assassinato ou um direito da mulher?

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
icon8  view post Posted on 2/6/2004, 17:06




Muitas pessoas dizem que o aborto é um assunto polêmico. Na verdade, não é. A vida humana começa no momento da fecundação, e deve, portanto, ser protegida a partir de então. Não devemos admitir o aborto em hipótese alguma. Não há exceção. Devemos defender a vida humana sempre. No entanto, é preciso responder algumas perguntas porque há pessoas que têm dúvidas.

Um bebê física ou mentalmente deficiente pode ser eliminado antes de nascer?
Claro que não! Seria o mesmo que autorizar a eliminação de todos os deficientes físicos e mentais que estão nas ruas. Se não podemos matá-los depois de nascerem, por que, então, poderíamos matá-los antes do nascimento? Além disso, não somos nazistas em busca de uma raça supostamente perfeita. Quem somos nós para julgar e condenar à morte aqueles que Deus criou para receber o nosso amor?

E na gravidez de alto-risco, qual vida seria mais importante, a da mãe ou a do filho?
A medicina hoje dispõe de recursos para salvar tanto a vida da mãe quanto à do bebê. O médico jamais deve praticar ou recomendar um aborto, pois tanto a mãe quanto o bebê têm direito à vida, e esse direito não está submetido à decisão de um médico ou de qualquer outra instância humana. Só Deus é o Senhor da vida e da morte.

E no caso de estupro?
O estupro é uma violência intolerável, que deve ser prevenida e combatida por todos os meios. Contudo, é bom lembrar que geralmente a mulher tem poucos dias férteis por mês. Se os estupro não ocorre neste prazo, não ocorre gravidez. Quando o estupro ocorre nos dias férteis, também não é certo que a mulher engravide. Acontecendo, entretanto, a gravidez por que punir o bebê com uma sentença de morte por um crime alheio?

Quanto à mulher, o aborto não “apaga” os estupro. Pelo contrário acrescenta a violência do estupro. Uma segunda violência, a do aborto, que é ainda mais grave. Por que penalizar duplamente a mulher? Além disso, um erro não justifica outro. O que a mulher estuprada precisa é de boa assistência psicológica e de muita compreensão durante a gravidez, e após o nascimento do bebê. Em último caso, ela poderia doar seu bebê para adoção, mediante processo no Juizado de Menores. Ademais, é dever do Estado tutelar os órfãos.

É melhor matar o bebê hoje do que vê-lo passar fome no futuro?
Claro que não! Jamais devemos matar um ser humano inocente. Nem temos que deixá-lo passar fome. Como cristãos, somos obrigados a fazer de tudo para suprir suas necessidades. A fome não é inexorável. Ela sé acontece com tanta freqüência, porque os homens não cumprem seus deveres. Ma isto não é razão para tirar a vida, sobretudo do próximo inocente. Devemos nos esforçar para eliminar causas da miséria, e não para matar os filhos dos miseráveis.

A mulher tem direito de abortar porque tem direito ao próprio corpo?
O bebê é outro ser humano, e não uma parte do corpo da mãe. É uma presunção alguém achar que é dono da vida de outra pessoa e que tem direito de matá-la. O direito ao próprio corpo tem limites.

O aborto deixa conseqüências?
Além da morte do bebê, o aborto deixa como seríssima conseqüência para todos os que praticam ou para ele colaboram, a separação de Deus. O aborto é um pecado mortal. E quando, praticado com plena consciência de sua punição espiritual acarreta automaticamente a privação dos sacramentos e de outros benefícios religiosos, ou seja, acarreta a excomunhão. Além disso, muitas mulheres sofrem graves conseqüências físicas e psicológicas, que se manifestam próxima ou tardiamente.



Conseqüências físicas: perfuração do útero; hemorragia, perda de órgãos reprodutores; choque anafilático; mais possibilidade de esterilidade, de abortos espontâneos, de gravidez nas trompas, e de nascimento de prematuro. Muitas vezes, também pode causar a morte da mulher, mesmo quando praticado por “bons” médicos, em “bons” hospitais.

Conseqüências psicológicas: culpa, sensação de perda, tristeza profunda, diminuição da auto-estima, associação do bebê abortado com outras crianças, distorção do instinto maternal, sentimento de desumanização.

A legalização tornaria o aborto mais seguro para a mulher?
Nenhum aborto é seguro. O aborto é sempre prejudicial à mulher. Se o aborto nem sempre deixa conseqüências físicas, ele sempre deixa seqüelas psicológicas complexas que podem afetar também as pessoas ligadas à mãe e ao pai do bebê abortado. Além disso, legalizar o assassinato pré-natal é admitir a pior de todas as injustiças sociais e o total desrespeito a um direito fundamental do ser humano: o direito de nascer e viver.

A contracepção e a esterilização evitam o aborto?
Só na aparência. Os chamados “anticoncepcionais”, na verdade, atuam também como abortivos. Os D. I. U.s eliminam óvulos fecundados (e são cancerígenos). As pílulas podem entrar em ação antes ou depois da fecundação do óvulo, provocando, neste caso, um aborto. Somente a regulação da fecundidade, mediante os métodos naturais, evita o aborto sem prejuízos pra a integridade física e psíquica do casal. A esterilizaÇão não é uma resposta legítima, pois consiste na mutilação do aparelho genital feminino e masculino. Além disso, é a total rejeição de uma vontade e de um dom de Deus: a procriação.
A anticoncepção desencadeou uma mentalidade anti-vida: promiscuidade, divórcio, esterilização, aborto, e a desestruturação da família. Provocou enfim, uma falsa liberdade sexual, cujo último fruto é a AIDS.

A mãe solteira deve fazer o aborto por vergonha da sociedade?
Vergonha é cometer um assassinato diante de Deus. É a Deus que devemos prestar contas.

Uma pessoa que não tem religião pode fazer um aborto?
Claro que não! Não ter religião ou até ser ateu não dá a ninguém o direito de matar outro ser da sua própria espécie. Onde estão os direitos humanos?

A mulher pode fazer aborto por recomendação médica?
Não! Além de matar, o bebê, cuja vida é tão importante quanto a de sua mãe, o aborto é sempre prejudicial à mulher, principalmente psicologicamente. Um médico capaz e digno jamais realiza ou recomenda um aborto, pois todo profissional merecedor desse nome tem a obrigação de proteger a vida de todo ser humano partir do momento da concepção até a morte.

VIDA SIM!
ABORTO NÃO!


 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/6/2004, 17:07




Desenvolvimento do feto:

CONCEPÇÃO: Apenas, um dentre milhões de espermatozóides fecunda o óvulo. Aí começa a vida humana.

TERCEIRA SEMANA: Braços e pernas, olhos, cordão espinhal, sistema nervoso, pulmões, estômago e intestinos estão se formando.

O coraçãozinho do bebê começa a bater com aproximadamente 20 dias.

DÉCIMA SEGUNDA SEMANA: Todos os sistemas do corpo estão funcionando. O bebê respira, engole, digere e urina.

Métodos abortivos mais comuns:

ABORTO POR SUCÇÃO: O bebê é triturado e aspirado para fora do útero da sua mãe.



ABORTO POR CURETAGEM: O bebê é cortado aos pedaços e arrancado do útero de sua mãe.



ABORTO POR MICRO-CESARIANA: É uma cesariana para matar o bebê. Às vezes, ele ainda sai vivo e é assassinado depois.



ABORTO QUÍMICO: Drogas, pílulas ou injeções matam o bebê.


 
Top
Anderson
view post Posted on 2/6/2004, 17:41




Gião

Com todo o respeito às suas opiniões, posso discordar, mas sempre vou respeitar, gostaria , se fosse possível , de fazer a vc três perguntas um pouco pessoais.

Como são pessoais, eu vou respeitar também se vc não quiser responder.

1 - Existe alguma coisa de que vc discorde com relação à postura católica tradicional?

2 - Vc faz parte de algum órgão do tipo TFP ?

3 - Sei que é o tipo de situação que só vivendo pra se ter alguma noção, mas vc criaria um filho, sabendo que ele é fruto de uma violência sexual cometida contra uma esposa sua? Trata-se de uma suposição, evidente.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/6/2004, 18:13




Grande Anderson!

Claro que pode discordar das minhas opiniões (aliás, não é tão fácil achar quem concorde )!

Respondo suas perguntas sem nenhum problema!

CITAZIONE
1 - Existe alguma coisa de que vc discorde com relação à postura católica tradicional?


Não. Estou convencido que a Igreja possui toda autoridade em relação a doutrina e moral.

CITAZIONE
2 - Vc faz parte de algum órgão do tipo TFP ?


Jamais! Em geral eles não são fiéis a Roma! Quem me conhece, sabe que sou um camarada normal... Apenas busco ser coerente com o que acredito. Fumo cachimbo, gosto de bebida, não simpatizo com a direita....

CITAZIONE
3 - Sei que é o tipo de situação que só vivendo pra se ter alguma noção, mas vc criaria um filho, sabendo que ele é fruto de uma violência sexual cometida contra uma esposa sua? Trata-se de uma suposição, evidente.


Esta é a mais difícil por ter que partir de uma suposição. Mas enfim, vamos lá. Criaria sim o filho! Porque se o matasse (aborto) teria que viver com dois traumas na minha vida, sendo que um deles fui eu mesmo quem causei... Acho que seria ainda pior para minha eventual esposa, que sofreria duas enormes violências seguidas....
No máximo, o que eu poderia fazer, seria dar para adoção.... mas acho que nem isso. Acho que Deus pode tirar um bem maior de um mal terrível. Acho que esta criança poderia ajudar meu eventual matrimônio dos problemas que o estupro geraria...

Abraços!


 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 3/6/2004, 05:45




Realmente, acho que nunca concordei tanto com o Gião. Pelo menos em termos de sentimento.

Meus sentimentos com relação ao aborto são muito próximos ao que dita a Igreja Católica, discordando apenas, e não completamente, na questão da contracepção.

Segundo meu código moral pessoal (bom, na verdade, minha moral não se baseia em código algum, e sim em sentimento, que pode modificar ao longo do tempo), no entanto, todos os argumentos não justificam, descartado o acato a regras de ordem religiosa, uma condenação a priori de pessoas que queiram, ainda considerado tudo que foi dito, mesmo da forma como foi exposto, praticar o ato.

Ou seja: Bem que gostaria, mas, não sendo católico, não considero ter qualquer justificativa para intervir na liberdade pessoal de qualquer pessoa, ainda que essa pessoa queira exercitar tal liberdade com atos como o aborto ou, mesmo, o suicídio.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 3/6/2004, 05:47




Isto posto, trago ainda algumas considerações meio off-topic.

Na minha opinião todas as questões, como expostas por Gião, constituem a melhor argumentação construída sobre a questão do aborto (seja para defendê-lo ou atacá-lo) que já vi ser elaborada, e espero que sirva para que as pessoas reconheçam seu mérito argumentativo, mesmo quando ele discorda de quase todos em quase tudo, devido à sua crença.

A questão, me parece, é a falta da percepção de que, como ele, todos temos coisas que não colocamos em questão. Todos que discordam dele, devem fazê-lo conforatavelmente, assumindo que ele talvez não seja capaz de argumentar fora de seu território ideológico.

Com esse post, na minha opinião, ele provou o contrário. Para ele, o aborto não precisa ser refutado apenas devido a tabu religioso, mesmo quando a questão da liberdade pessoal ou outras de ética são levantadas, sua lógica leva, coerentemente, às mesmas conclusões.

Resta agora, aos que discordarem (e lembrando ainda que eu mesmo não concordo com ele, apenas me identifico, pessoalmente, com suas conclusões), as réplicas...

P.S.: Desculpem o post duplo. Achei que ficaria um post pesado de se ler, caso tudo fosse posto junto...
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 13:57




Obrigado pela defesa!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 14:03




CITAZIONE
Ou seja: Bem que gostaria, mas, não sendo católico, não considero ter qualquer justificativa para intervir na liberdade pessoal de qualquer pessoa, ainda que essa pessoa queira exercitar tal liberdade com atos como o aborto ou, mesmo, o suicídio.


O problema, Monstro, que o aborto, diferente do suicídio (que também é crime previsto na constituição), não causa um mal somente à mulher (ainda que o dano para ela seja enorme). O maior mal é feito à criança, que é assassinada de maneira cruel! Não entrei em detalhes quando descrevia as técnicas abortivas, mas acho que deu uma idéia do desumano que são!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 14:07




CITAZIONE
assumindo que ele talvez não seja capaz de argumentar fora de seu território ideológico.


A verdade é que não sou ninguém, mas em TUDO que a Igreja opina, ou dá sua posição moral, tem por detrás uma argumentação científica e humanitária, sempre sustentada pela fé.
 
Top
#FF#
view post Posted on 3/6/2004, 17:46




Ainda pretendo discorrer decentemente sobre este assunto.

Mas por ora deixo no ar algumas perguntas para serem respondidas pelo Gião (na verdade, eu gostaria de respostas da Igreja...).



1) Quando um feto é assassinado (abortado), sua alma vai pro céu, pro inferno ou pode variar? Explique o por quê.


2) O fato de o feto não ter sido batizado influi na resposta à primeira pergunta?
Haveria um meio de se batizar uma criança antes de seu nascimento?


 
Top
Anderson
view post Posted on 5/6/2004, 04:24




CITAZIONE (>Gião< @ 3/6/2004, 09:57)
Obrigado pela defesa!

Queria deixar claro que não ataquei ninguém.

Quando fiz as perguntas pro Gião foi mais para conhecê-lo e lógico também para saber qual a profundidade de suas crenças.

Devo admitir que inclusive me supreendi positivamente, pois minhas expectativas iniciais eram de que ele pertencia a alguma TFP da vida e que fosse fugir das minhas perguntas, pelo contrário ele foi bem incisivo, cordial e encarou as perguntas de frente.

Mas também devo deixar claro que não concordo com algumas coisas que ele defendeu, mas como não estou com tempo agora para expor minhas idéias de maneira organizada, deixo pra depois.

Me cobrem se eu esquecer, pois este é um assunto bem interessante, a base das minhas discordâncias começam com esta afirmação de Gião:

"A verdade é que não sou ninguém, mas em TUDO que a Igreja opina, ou dá sua posição moral, tem por detrás uma argumentação científica e humanitária, sempre sustentada pela fé. "

Mas como disse, vou deixar pra quando eu estiver menos enrolado, por hora um abraço a todos.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 8/6/2004, 22:10




Blz!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 9/6/2004, 18:54




CITAZIONE
Queria deixar claro que não ataquei ninguém.


Não levei a mal não! Quando falei de defesa, me referi ao elogio do Monstro.

Estou esperando seu post!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/7/2004, 20:11




O ministro Marco Aurélio de Melo, do Supremo Tribunal Federal, acaba de conceder medida liminar reconhecendo o direito constitucional de qualquer gestante de submeter-se à antecipação terapéutica do parto na hipótese de fetos anencefálicos - isto é, daqueles que se formam destituídos de cérebros.

Com sua decisão, o ministro abriu mais uma brecha para a interrupção de gravidez além das duas já previstas no Código Penal: estupro e risco de vida para a mãe. A decisão tem caráter nacional e todos os juízes são obrigados a respeitá-la. Somente no segundo semestre, o plenário do Supremo confirmará ou retificará a decisão do ministro. A tendência é de confirmar.

A liminar decorreu de uma ação constitucional movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde com o apoio do Instituto de Bioética de Direitos Humanos e Gênero. A ação foi impetrada pelo advogado Luiz Roberto Barroso. É dele o comentário: - A decisão do ministro é libertadora sobretudo porque as mulheres de baixa renda não precisarão mais obter autorização judicial para a antecipação do parto e poderão submeter-se ao procedimento cirúrgico na rede pública de saúde.

FILHOS DA PUTA! ASSASSINOS DE MERDA!
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 2/7/2004, 20:56




Opa! Esse e' Sadia!

Detesto aborto, mas o caso em que se abriu a brecha nao significa a situacao de um bebE garantidamente natimorto? Melhor, um gestatimorto? o bebE ja' nao esta' morto? Onde esta' o assassinato?
 
Top
224 replies since 2/6/2004, 17:06   2256 views
  Share