Ciência

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
view post Posted on 14/5/2004, 14:42




Asteróide teria dizimado vida há 250 milhões de anos

A idéia de que o choque de um asteróide causou a pior extinção de vida já ocorrida na Terra foi reforçada pela descoberta de uma enorme cratera que parece datar da época da colisão.

A extinção em massa permo-triássica, ocorrida há 250 milhões de anos, matou 95% de toda a vida marinha e 70% de todas as espécies terrestres.

Não se sabe o que causou o fenômeno, mas as hipóteses existentes incluem atividade vulcânica e o impacto de corpos vindos do espaço.

A descoberta do que parece ser uma cratera na costa da Austrália pode dar peso para a teoria do impacto do asteróide, disseram pesquisadores americanos na mais recente edição da revista Science.

Mas a alegação já atraiu controvérsia: alguns cientistas duvidam que o local sequer seja uma cratera que sofreu impacto de asteróide.

A evidência vem de testes de atividade sismológica, informações sobre gravidade e identificação de rochas fundidas e cascalhos em perfurações dentro e em volta da estrutura submersa conhecida como Bedout High, na costa noroeste da Austrália.

Datas

No final do período Pérmico, a Austrália era parte do supercontinente a que os cientistas se referem como Pangea.

"Nós apresentamos uma história muito consistente e firme", disse à BBC Luann Becker, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Pesquisadores encontraram minérios que foram completamente ou parcialmente convertidos em cristal em uma amostra retirada de uma profundidade de mais de 3.000 metros.

Eles acreditam que as rochas derreteram com o impacto de um objeto vindo do espaço.

Tentativas de estabelecer a época em que o derretimento ocorreu deu resultados diferentes.

Seis amostras provenientes de perfurações na área de Bedout indicaram ser mais recentes do que a data da extinção. Mas uma das amostras é de 250,1 milhões de anos - bem na época da extinção em massa registrada em depósitos fósseis em todo o mundo.

Dinossauros

A equipe também encontrou entre a Austrália e a Antártida novas evidências de um tipo de quartzo associado a impactos e que parecem datar da transição entre os períodos Pérmico e Triássico.

E dados sismológicos mostram uma "elevação" central, uma massa montanhosa em várias crateras de impacto formadas por movimentos para dentro e para cima de material subterrâneo.

A extinção em massa que marca o fim do período Pérmico e o começo do Triássico intriga os cientistas há muitos anos.

O anúncio da existência de Bedout traz à memória a descoberta da cratera de Chicxulub, no México, que tem 65 milhões de anos e reforça a teoria de que um impacto teria acabado com os dinossauros.

Mas até agora as informações obtidas em Bedout não convenceram vários especialistas, que vêem características diferentes entre as duas crateras.
 
Top
#FF#
view post Posted on 14/5/2004, 16:22




Se isso for verdade, eu quero que caia um asteróide em cima da minha cabeça!




















Pensando bem, melhor não, né...

 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/6/2004, 16:44




Saliva e fumo formam 'coquetel mortal', diz estudo

O cigarro transforma a saliva em um "coquetel mortal" que pode levar ao desenvolvimento de câncer de boca, afirmam pesquisadores em Israel.

Segundo os cientistas, que publicaram o estudo no British Journal of Cancer (BJC, na sigla em inglês), a saliva normalmente defende o organismo de uma série de doenças porque contém enzimas capazes de neutralizar substâncias perigosas.

O fumo destrói esses agentes, deixando uma mistura corrosiva de compostos químicos do tabaco na boca, que podem levar ao aparecimento de células cancerígenas.

O câncer de boca e órgãos próximos, como nariz, garganta, amígdalas, laringe, faringe e gengiva matam milhares de pessoas por ano no Brasil e têm no fumo e na ingestão exagerada de bebidas alcoólicas as suas principais causas.

Efeitos

A equipe, do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, em Haifa, recriou os efeitos do cigarro em células cancerígenas na boca.

Células cancerígenas foram usadas para testar os efeitos óbvios do fumo no desenvolvimento de tumores.

Metade das amostras de células foi exposta somente ao fumo e outra à uma mistura de fumo e saliva.

Os pesquisadores descobriram que a saliva contaminada pelo cigarro é até mais grave do que o cigarro separadamente.

"A maioria das pessoas vai achar isso surpreendente. Mas achamos que, uma vez exposta ao cigarro, a saliva não apenas perde as suas boas qualidades como também age contra, destruindo a cavidade oral", diz Rafi Nagler, um dos autores do estudo.

 
Top
#FF#
view post Posted on 3/6/2004, 16:27




Vai ter gente por aí querendo fazer operação pra retirar a glândula salivar...
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 17:05




Que sacanagem!

Ainda bem que neste fórum se pode fumar!
 
Top
#FF#
view post Posted on 3/6/2004, 17:20




Por enquanto!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 17:23




Abri uma nova taberna onde está reservada uma enorme área de fumantes. (mas a fumaça não chega até a área de não fumantes! )
 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 19:48




Convertendo pensamento em ação

Chips prometem transformar cérebro em interface digital


A idéia de plugar homens a máquinas está prestes a sair das cenas de "Matrix" para ganhar aplicação científica. Segundo a empresa norte-americana Cyberkinetics, o implante de eletrodos pode fazer do cérebro humano um controle remoto natural, capaz de operar um computador com a força do pensamento.

Cerca de 100 eletrodos, alocados em um chip de 2 mm2, serão alocados na superfície do cérebro, sobre o córtex motor, região responsável pela ativação dos movimentos corporais. Assim como na ficção, o sistema, batizado de BrainGate ("portão cerebral"), irá conectar o usuário ao aparelho usando um cabo. Em vez de liberar corrente elétrica, como fazem os eletrodos utilizados em tratamentos de mal de Parkinson, o dispositivo captará os sinais produzidos pelos neurônios, identificando os padrões de atividade cerebral e traduzindo-os em reações na máquina. Para ativar o sistema, o paciente deverá imaginar que está movendo braços e dedos.

Até o momento, experimentos similares só haviam sido realizados com macacos. Agora, os voluntários serão vítimas de paralisia. Os testes clínicos já foram aprovados pelo FDA (órgão federal que regulamenta alimentos e drogas nos EUA) e estão previstos para começar este mês.

 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 19:53




Homens e chimpanzés: nem tão próximos assim

Homens e macacos podem não estar tão próximos quanto se pensava, de acordo com uma equipe de cientistas envolvida no primeiro seqüenciamento preciso do DNA de um cromossomo de chimpanzé. O resultado da pesquisa foi publicado na revista "Nature" desta semana e conclui que, mesmo que nosso código genético seja bastante semelhante, as proteínas que produzimos podem ser muito diferentes.

Os cientistas do Centro de Ciências Genômicas Riken, no Japão, seqüenciaram o cromossomo 22 dos chimpanzés e o compararam com seu equivalente no genoma humano, o nosso cromossomo 21. Descobriram então que as bases de DNA dos dois são apenas 1,44% diferentes. Essa informação confirmou as suposições anteriores dos cientistas, baseadas no seqûenciamento do genoma humano, que diziam que homens e chimpanzés eram iguais em cerca de 98,5% de seu genoma.

Apesar disso, entender de fato a importância dessas diferenças é muito mais difícil do que parecia. Um gene é formado por milhares ou milhões dessas bases de DNA. Logo, pequenas alterações nas bases criam também genes diferentes e, portanto, proteínas diferentes (os genes são combinações de bases que formam um ou mais aminoácidos para controlar ou produzir proteínas). Nos 231 genes comparados na pesquisa, os cientistas encontraram 83% de alterações que afetam aminoácidos e proteínas. Além disso, 20% deles apresentavam "mudanças estruturais significativas".

A grande surpresa em relação a isso veio do fato dos cientistas não esperarem encontrar as diferenças entre homens e chimpanzés nessa parte do genoma. Eles acreditavam que as encontrariam em diversos trechos de DNA, cujas funções são ainda desconhecidas, pois não formam nenhum gene. Além disso, eles observaram 68 mil regiões - o que equivale a 5% desses cromossomos - que estavam sobrando ou faltando nos dois genomas.

As diferenças entre o genoma do homem e o do chimpanzé podem ser substancialmente maiores, uma vez que o cromossomo 22 representa somente 1% do código genético deles. Para ter a visão completa dessas alterações, os cientistas vão ter que esperar a conclusão do seqüenciamento de todo o genoma do chimpanzé, previsto para ainda este ano.

 
Top
>Gião<
view post Posted on 3/6/2004, 20:06




Quasares nasceram em galáxias pequenas

Apesar de serem os objetos mais brilhantes de todo o Universo, os quasares podem ter tido um verdadeiro "berço humilde". Um estudo da galáxia onde fica um quasar, detectado pelo telescópio Gemini Norte, no Havaí, mostrou que ela era de tamanho mediano, não maior que a nossa Via Láctea. E quando esse quasar surgiu, ela era menor ainda.

Os quasares se formam quando um buraco-negro supermassivo captura o gás e as estrelas em sua volta. Esses buracos-negros possuem um bilhão de vezes a massa do Sol. Os quasares, por sua vez, brilham muito mais que toda a nossa galáxia. Hoje eles só são encontrados em galáxias bastante massivas e, como a maioria dos quasares se formou quando nosso Universo tinha um terço da sua idade atual, eles podem nos mostrar como eram essas galáxias nessa época.

Para ver as galáxias onde estão os quasares, os astrônomos tiveram que subtrair sua intensa luminosidade. Ainda assim, eles só conseguiram ver uma dessas galáxias - que apesar de ser a maior e mais massiva delas, tinha um tamanho bastante reduzido, o que impressionou os cientistas. Além disso, não foram observados sinais de galáxias se fundindo - o que se pensava que iniciaria o fluxo de matéria dos buracos-negros supermassivos. Os cientistas supõem que fluxos contínuos de gás devem ser os responsáveis pela manutenção desse buracos.

 
Top
>Gião<
view post Posted on 16/6/2004, 13:42




Inalador 'pode ajudar homens a fazer sexo'

Homens que têm dificuldades em ter ereção poderão em breve usar um inalador que os ajudará a manter relações sexuais.

Cientistas britânicos estão tentando colocar as substâncias que compõem uma droga que combate a impotência em um inalador.

Eles acreditam que inalar a substância é uma forma mais eficaz de homens obterem uma ereção do que ao engolir um comprimido.

A empresa britânica Vectura diz que seu produto, chamado VR004, mostrou-se eficaz em testes inciais. Seu ingrediente ativo é a apomorfina hidroclorídrica, disponível na Europa para tratamento de disfunção erétil desde 2001, com o nome de Uprima.

A droga age ativando células nervosas do cérebro que são ligadas ao estímulo sexual.

A companhia farmacêutica Abbot, que produz Uprima, afirma que ela começa a atuar 20 minutos após ser ingerida.

Mas cientistas da Vectura acreditam que a droga é mais eficaz se inalada.

Recentemente, foram realizados testes em 35 homens que sofriam de disfunção erétil parcial. Os pesquisadores descobriram que a droga auxiliou 59% das pessoas testadas a obter uma ereção.

A maior parte dos homens testados alcançou uma ereção após oito minutos. Entre as pessoas testadas, três obtiveram uma ereção três minutos após ter inalado a droga. Ninguém disse ter sofrido efeitos colaterais.

A companhia agora pretende realizar mais testes para verificar se uma dosagem mais alta da substância pode beneficiar mais homens.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 17/6/2004, 18:28




Cientistas demonstram teletransporte com átomos

LONDRES - Não é exatamente como o teletransporte de "Jornada nas Estrelas", mas equipes de cientistas afirmaram na quarta-feira que conseguiram fazer com que as propriedades de um átomo pulassem para outro sem uma ligação física. Físicos nos Estados Unidos e Áustria pela primeira vez conseguiram teletransportar "estados quânticos" entre átomos separados.

O feito ainda não torna possível para as pessoas desaparecerem e reaparecem em outro lugar, como os atores do famoso seriado de ficção científica. Mas pode ajudar no desenvolvimento da tecnologia de "computação quântica" e na criação de computadores extremamente rápidos.

Os estados quânticos incluem propriedades como energia, movimento e campo magnético. "Fizemos pela primeira vez com partículas grandes, com átomos", disse Rainer Blatt, da Universidade de Innsbruck, na Áustria, à Reuters, em entrevista por telefone.

Dois anos atrás, cientistas da Universidade Nacional Australiana anunciaram que teletransportaram um feixe de laser de um ponto para outro em uma fração de segundo.

Blatt e seus colegas e outro time de cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias (NIST) em Boulder, nos Estados Unidos, divulgaram o primeiro teletransporte de átomos em dois estudos publicados na revista científica Nature.

O anúncio marca um grande avanço no campo da computação quântica, que é capaz de superar os computadores tradicionais ao transmitir informação na velocidade da luz.

A teoria básica do teletransporte quântico foi descrita em 1993 pelo físico Charles Bennett e seus colegas. A computação quântica exige a manipulação de informação contida nos estados quânticos dos átomos.

"O uso de teletransporte como fizemos pode permitir que operações lógicas sejam executadas muito mais rapidamente", afirmou o físico David Wineland, líder da equipe de pesquisadores do NIST.

A pesquisa envolveu a interação quântica, na qual os estados quânticos de uma, duas ou mais partículas ficam ligados sem contato físico. "Há várias implicações...mais do lado científico", afirmou Blatt. "Estamos muito longe do teletransporte da ficção", acrescentou.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 21/6/2004, 22:46




Nave particular atinge o espaço pela primeira vez

A nave espacial SpaceShipOne se tornou nesta segunda-feira o primeiro veículo particular tripulado a voar até o espaço e voltar para a Terra.

Segundo os controladores de vôo, a espaçonave ultrapassou a altura de 100 km - considerada a fronteira da atmosfera com o espaço sideral.

Um foguete levou a SpaceShipOne a até 15 km acima da superfície, em seguida liberando-a para seguir caminho com seus próprios propulsores.

Jamais uma nave tripulada não-pertencente a um governo havia ido tão longe. “Bonita vista, Mike”, disse o controle de vôo ao piloto Mike Melvill quando ele pousou de volta no Aeroporto de Mojave, no Estado americano da Califórnia.

Fábrica

O vôo durou 90 minutos. Cerca de 3 mil pessoas, incluindo 500 jornalista, foram até o aeroporto no deserto do Mojave para presenciar a façanha.

Para fins de comparação, um jato comercial atinge, em média, uma altitude de 12 km.

A SpaceShipONe foi construída por Burt Rutan, um especialista em projetos para a área espacial que possui uma fábrica de aeronaves nos Estados Unidos.

Por sua vez, Mike Melvill, de 62 anos, inscreveu seu nome no livro dos recordes como o primeiro piloto a ir ao espaço sem o apoio de um governo.

Um prêmio de US$ 10 milhões (R$ 31,4 milhões) foi prometido ao primeiro vôo não-governamental a chegar ao espaço.

Mas, para embolsar o dinheiro, os donos da SpaceShipOne precisam mandar a nave para além de 100 km de altitude duas vezes em duas semanas e com três pessoas a bordo.

user posted image
Espaçonave foi levada por foguete até 15 km de altura

 
Top
>Gião<
view post Posted on 22/6/2004, 15:55




Nova técnica leva células cancerosas ao 'suicídio'

O câncer de ovário poderá vir a ser derrotado, enganando as células doentes e levando-as ao "suicídio", segundo cientistas britânicos.

O gene que controla o "suicídio" em células normais é chamado Smac. Células cancerosas têm um gene Smac defeituoso e continuam se dividindo e crescendo além do se tempo de vida determinado.

Cientistas do centro de pesquisas Cancer Research da Grã-Bretanha dizem que conseguiram superar o problema, inserindo o gene "suicida" nas células cancerosas.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na Beatson International Cancer Conference, em Glasgow, na Escócia.

Ação

O médico Ian McNeish e seus colegas da unidade de Oncologia Molecular do Cancer Research, em Londres, usaram técnicas terapêuticas genéticas para mimetizar ou restaurar as funções do Smac.

Isso voltou a ligar o mecanismo autodestrutivo, que matou um grande número de células cancerosas.

"Esse é um resultado muito estimulante porque indica que a ação do Smac pode ser específica para o tumor", disse McNeish.

Além de levar um grande número de células a cometerem suicídio, a terapia genética tornou as células cancerosas do ovário mais sensíveis à quimioterapia usada no tratamento do câncer.

Estudos anteriores mostraram que o Smac pode aumentar os efeitos de certos remédios contra o câncer. Mas esse é o primeiro estudo que mostra que o gene pode ser uma forma poderosa de atacar o câncer, além de ser um complemento em outros tratamentos.

Terapia genética

McNeish disse que o Smac é muito grande para ser liberado como um remédio contra o câncer e será preciso um grande esforço do setor farmacêutico para desenvolver versões sintéticas que podem ser absorvidas por células cancerosas.

"Mas introduzir o gene Smac nos tumores usando um vírus pode ser o caminho idela de superar o problema", disse ele.

"Nossos resultados indicam que o desenvolvimento da terapia genética para aumentar os níveis de Smac nas células cancerosas pode ser um caminho promissor."

Já o professor Robert Souhami, diretor de Pesquisa Médica do Cancer Research disse: "Há uma necessidade real de encontrar formas inovadoras de lidar com câncer. Esse trabalho explora nosso conhecimento de genes envolvidos em câncer e tem como objetivo um mecanismo molecular muito específico".

"Ainda é preciso pesquisar para encontrar a melhor maneira possível de aplicar a terapia genética a células cancerosas, mas esperamos ver alguns avanços estimulantes nessa linha de pesquisa na próxima década."


 
Top
>Gião<
view post Posted on 22/6/2004, 16:02




Fumantes morrem dez anos mais cedo, diz megapesquisa

A mais longa pesquisa já feita sobre os efeitos do tabaco revela que, em média, os fumantes morrem dez anos antes dos não-fumantes.

O estudo também mostra que deixar de fumar em qualquer idade reduz o risco de morrer por causa de doenças ligadas ao tabagismo.

Os resultados estão sendo publicados no British Medical Journal, 50 anos depois que os resultados iniciais dessa mesma pesquisa confirmaram que fumar causa câncer de pulmão.

A pesquisa foi feita com 34.439 homens. Todos os pesquisados são médicos nascidos entre 1900 e 1930, que tiveram seus hábitos tabagistas monitorados desde 1951.

A pesquisa mostra que os riscos do tabagismo para a saúde são maiores do que se pensava inicialmente.

Desde que o estudo começou, o fumo matou 100 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Entre metade e dois terços dos fumantes teriam morrido por causa desse hábito.

Essa foi a primeira vez que foi feita uma avaliação sobre os efeitos do cigarro durante a vida inteira das pessoas.

Uma das boas notícias da pesquisa é que deixar de fumar em qualquer idade pode aumentar a expectativa de vida. Deixar de fumar aos 30 anos, por exemplo, parece eliminar os danos provocados pelo hábito.

Há 50 anos, os resultados dessa pesquisa levaram muitas pessoas a deixar de fumar.

Os autores esperam que esses novos resultados tenham efeitos semelhantes, especialmente em países em desenvolvimento, onde o hábito de fumar vem aumentando.

 
Top
97 replies since 14/5/2004, 14:42   3455 views
  Share