Formula E, Competição com carros elétricos em grandes cidades

« Older   Newer »
  Share  
#FF#
view post Posted on 27/8/2012, 21:22




http://globoesporte.globo.com/motor/notici...ra-corrida.html


FIA anuncia 'Fórmula E', de carros elétricos, para 2014. RJ terá corrida

Entidade licencia direitos comerciais. Campeonato terá provas nos centros urbanos de grandes cidades. Corrida do Rio poderá ser na Marina da Glória
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris, França

6 comentáriosA Federação Internacional de Automobilismo chegou a um acordo para licenciar, a um consórcio de investidores internacionais, os direitos comerciais do Campeonato de Fórmula E, categoria com carros de monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica. A FIA lançará a competição em 2014 e o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a ser confirmada como sede de uma das etapas da nova competição, anunciou o consórcio Formula E Holdings Ltd. (FEH), promotor do evento.

Na última semana, o presidente da FIA, o francês Jean Todt, esteve no Brasil para divulgar a campanha mundial de segurança no trânsito da entidade. Durante passagem no Rio, na sexta-feira, o dirigente se reuniu com o governador do estado, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes. No encontro, representantes da nova categoria propuseram a realização de uma prova na cidade, ideia que foi bem recebida pelos políticos. Paes definiu a proposta de uma pista de rua próxima à Marina da Glória, na zona sul, como “espetacular”. O brasileiro Lucas di Grassi, piloto de desenvolvimento dos carros da nova categoria, também esteve presente na reunião.


Formulec EF 01, protótipo de carro da nova Fórmula E, em exibição nas ruas de Moscou (Foto: Divulgação)Pelo projeto da FIA, o campeonato de Fórmula E contará com corridas nos centros urbanos de grandes cidades do mundo, próximas a pontos turísticos. O objetivo é contar com a participação de dez equipes e 20 pilotos. A partir de 2013 serão feitas as primeiras demonstrações dos carros da categoria.

- Estamos muito gratos às autoridades do Rio pelo entusiasmo que receberam nosso campeonato. Os aspectos de sustentabilidade e de energia limpa de nosso projeto foram imediatamente destacados por eles como valores em sintonia com o futuro do Rio de Janeiro. Estamos muito ansiosos por uma corrida nesta cidade maravilhosa em 2014 – disse Alejandro Agag, um dos donos dos direitos comerciais da Formula E.


Lucas di Grassi, Alejandro Agag, Eduardo Paes, Jean Todt, Sérgio Cabral e Enrique Bañuelos em encontro no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)O consórcio Formula E Holdings Ltd. (FEH), promotor da categoria, tem como âncora o bilionário investidor britânico Enrique Bañuelos. Agag, dono da equipe Addax, da GP2, será diretor executivo e acionista da empresa. Também participam do projeto, Lord Drayson, sócio-ferente da Drayson Racing Technologies, e Eric Barbaroux presidente da companhia francesa “Eletric Formula”.

- Estamos satisfeitos com este acordo com a “Formula E Holdings”, pois eles trazem uma experiência muito forte no esporte a motor. Esta nova competição no coração das grandes cidades certamente atrairá uma nova audiência. Esta série espetacular oferecerá entretenimento e uma nova oportunidade de partilhar os valores e objetivos da FIA sobre energia limpa, mobilidade e sustentabilidade com um público maior e mais jovem – declarou Todt.

 
Top
0 replies since 27/8/2012, 21:22   59 views
  Share