Seu filósofo favorito

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
icon8  view post Posted on 8/7/2006, 04:11




Platão
Sto Agotinho
Pascal
Mounier
Heidegger
Eu mesmo, é claro!
 
Top
#FF#
view post Posted on 8/7/2006, 12:14




Monta uma enquete! :P
 
Top
Journeyman
view post Posted on 8/7/2006, 22:13




Gosto daquele que vivia em um barril!
 
Top
#FF#
view post Posted on 9/7/2006, 00:56




Edu do Céu?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 9/7/2006, 17:23




Heidegger... não era um intérprete de Nietsche? :huh:

Li poucos filósofos, apesar de me interessar muito por filosofia. Um dos únicos foi Foucault, de que gostei bastante, para além de eu endossar as idéias ou não.

Outro foi o Walter Benjamin. Esses dias li um texto dele sobre o Kafka que foi fora de série.

De resto, ouço falar das idéias "básicas" que trabalha um ou outro filósofo, e as adoto ou não. Atualmente me considero basicamente um sofista, como já disse, há um tempo, em outro tópico.

Edited by >Il Monstro< - 11/7/2006, 12:04
 
Top
Journeyman
view post Posted on 9/7/2006, 23:02




Eu acho filosofia muito chato. Um sujeito estranho fala um monte de coisas para que pessoas estranhas fiquem discutindo!!!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 10/7/2006, 05:01




QUOTE
Heidegger... não era um intérprete de Nietsche?

De modo nenhum!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 10/7/2006, 11:02




QUOTE (Journeyman @ 9/7/2006, 20:02)
Eu acho filosofia muito chato. Um sujeito estranho fala um monte de coisas para que pessoas estranhas fiquem discutindo!!!

Você também é um filósofo, Journ. Só não gosta de estudar outros filósofos (eu mesmo tenho minhas resistências).
 
Top
Alkalino
view post Posted on 10/7/2006, 12:42




Filósofo bom é filósofo morto.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 10/7/2006, 19:24




William de Ockham
Bacon
Rothbard
von Mises

(mesmo alguns não sendo filósofos propriamente ditos)
 
Top
Journeyman
view post Posted on 11/7/2006, 01:26




QUOTE (>Il Monstro< @ 10/7/2006, 12:02)
QUOTE (Journeyman @ 9/7/2006, 20:02)
Eu acho filosofia muito chato. Um sujeito estranho fala um monte de coisas para que pessoas estranhas fiquem discutindo!!!

Você também é um filósofo, Journ. Só não gosta de estudar outros filósofos (eu mesmo tenho minhas resistências).

Isso foi uma filosofada, não? :rolleyes:
 
Top
>Gião<
view post Posted on 11/7/2006, 03:36




Interessante, Spock, os filosofos que vc citou (os que são filosofos)! Ockham e Bacon foram muito importantes para ciência moderna (admito isto mesmo não gostanto nada de Ocham e do nominalismo - e olha que ele era padre franciscano ;))

QUOTE
Você também é um filósofo, Journ. Só não gosta de estudar outros filósofos (eu mesmo tenho minhas resistências).

Não sei se isto é possível! A filosofia não se reinventa, ou seja, não é que seja estática, muito pelo contrário, uma vez que caminha de forma dialética. Mas é justamente este 'diálogo entre os pensadores' que faz a própria filosofia. Não acho que seja possível ser fiósofo (com rigor conceptual sobre ser filósofo) sem estudar história da filosfia e o pensamento dos principais filósofos.
 
Top
#FF#
view post Posted on 11/7/2006, 13:37




Interessante essa última questão.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 11/7/2006, 15:03




Sempre se está em contato com os principais pensamentos que influenciam o mundo, sempre se está em contato com filosofia. Sempre que se reflete sobre uma questão, que se forma uma opinião, estamos filosofando, de alguma forma, pelo menos é o que eu acho.

Mas gosto de refinar constantemente minhas idéias, portanto, é sempre interessante saber se algumas das questões com que me confronto atualmente já não foram pensadas antes. Ou se algumas das opiniões que adoto no momento já não foram estipuladas anteriormente.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 12/7/2006, 00:28




QUOTE (>Gião< @ 11/7/2006, 04:36)
Interessante, Spock, os filosofos que vc citou (os que são filosofos)! Ockham e Bacon foram muito importantes para ciência moderna (admito isto mesmo não gostanto nada de Ocham e do nominalismo - e olha que ele era padre franciscano ;))

Eu sei disso, e justo pelas idéias que adicionaram ao método científico eu prezo esses 2.

Os outros 2, considero que são para a economia o que essa dupla foi para as ciências em geral. E certamente, os frutos demorarão a amadurecer, e quando o fizerem os 2 poucos serão lembrados.

(a história de Ockham, padre franciscano, contribuindo como o fez para o surgimento de uma ciência "científica", considero-a fascinante. Pessoa que soube ser fiel ao extremo...)
 
Top
32 replies since 8/7/2006, 04:11   398 views
  Share