Desabafo, Texto de uma amiga muito injuriada

« Older   Newer »
  Share  
Curuja
view post Posted on 16/6/2006, 03:07




Funk, Pagode, Calypso, Quebra-Barraco, escambau e cia.




Não sou purista.
A idéia é a seguinte: Sei que esse assunto já é batido, chato, cansativo e não leva a lugar nenhum. Mas sei tb que não consigo ficar quieta diante destes temas, que, querendo ou não, são “enfiados” na nossa cabeça como uma obrigação de gostar por ser de origem brasileira.

“Gosto de funk, porque sou brasileiro”.
“Gosto da Quebra-barraco, pq sou brasileira”
“Sou brasileiro, não desisto nunca” e por aí vai...

Eu, heim?

Vamos lá.
Não estou reagindo de forma preconceituosa a tudo que vem do povo, considerada a Real Cultura Brasileira. Não precisa ser intelectual pra saber que Funk, Pagode, Calypso, Quebra-Barraco, escambau e cia fazem um som de baixíssimo nível, pois já é pré-determinado (obrigado) gostar do que a maioria do povo gosta, senão é tachado de preconceituoso/intelectualóide/purista.

Alguém escreveu:
“Banda Calypso é a nova cara da sociedade brasileira, uma sociedade que não liga para conceitos e ideologias pré fabricadas...”

O pior é que está certo. O Brasil tem essa cara. Só que se ausentou de uma coisa: O Brasil não liga pra NENHUM conceito e NENHUMA ideologia.
É a cara do brasileiro, que paga R$40,00 pra ir num show desses e reclama qdo um concerto de música barroca sai por R$5,00, preço popular. É a cara do Brasil.
(sei que a Banda Calypso tem um super carisma com o público, reconheço)
Não quero, de jeito nenhum, ter esta cara. Daqui a pouco vão me dizer que música nortista/nordestina não é o Antônio Nóbrega e sim Ximbinha; que música baiana não é Caymmi, João Gilberto e sim, Ivete Sangalo, que música carioca não é Vinícius, Tom, e sim, Êmi Cís variados, Tati... Eu, heim?


Deborah Antonucci Laprea
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 17/6/2006, 04:16




É complicado.

Journeyman é um dos caras que mais compartilha da minha visão desse sobre esse "furor nacionalista".

Se Tati quebra-barraco é a autêntica expressão brasileira... fico com o Heavy Metal do Iron!
 
Top
#FF#
view post Posted on 17/6/2006, 13:19




Cá pra nós, isso tudo não é nenhuma novidade.
Sequer é um fenômeno brasileiro.

Duvido que os "intelectualóides" do início dos anos 60 gostassem de Beatles, Stones e cia. :rolleyes:


Por outro lado, acho mesmo uma bela merda o que foi citado no texto. :sick:
 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/6/2006, 22:38




QUOTE (>Il Monstro< @ 17/6/2006, 05:16)
É complicado.

Journeyman é um dos caras que mais compartilha da minha visão desse sobre esse "furor nacionalista".

Se Tati quebra-barraco é a autêntica expressão brasileira... fico com o Heavy Metal do Iron!

Ahhhh, o furor nacionalista...

Se bem que eu preferia quando ele se resumia ao futebol... Agora, querer empurrar esse tipo de gosto como identidade, já é demais. Mas, também acho que devemos respeitar as diferenças. Há quem goste, né? Que sejam felizes!!!

Só não venham impor esse tipo de coisa!!! E acho que essa era a revolta da menina. :yup:

QUOTE (#FF# @ 17/6/2006, 14:19)
Por outro lado, acho mesmo uma bela merda o que foi citado no texto. :sick:

Nem preciso dizer que concordo, né? :rolleyes:
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 17/6/2006, 22:39




E o que eu disse foi: Que digam que é coisa de brasileiro. Não serei brasileiro, então. Serei apenas um morador do Brasil. Que me serve ser brasileiro, com muito orgulho?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/6/2006, 22:48




Definitivamente, se for pelo esteriótipo do brasileiro, eu nasci no lugar errado! :P
 
Top
Curuja
view post Posted on 18/6/2006, 00:35




QUOTE (Curuja @ 16/6/2006, 00:07)
Daqui a pouco vão me dizer que música nortista/nordestina não é o Antônio Nóbrega e sim Ximbinha; que música baiana não é Caymmi, João Gilberto e sim, Ivete Sangalo, que música carioca não é Vinícius, Tom, e sim, Êmi Cís variados, Tati... Eu, heim?

Acho q temos identidade sim. E que não se resume na MPPB (Música Pra Pular Brasileira) que tem se ouvido e citado muito ultimamente.

Não preciso nem dizer q concordo completamente com a Deborah.
 
Top
markuslobo
view post Posted on 25/6/2006, 14:07




Com um presidente que mal tem sua escolaridade (creio eu que ele estudou até a 4 série, seestiver enganado, por favor, me corrigam).
Então tudo, hoje em dia, não é necessário estudos, cultua.
Foi se a época que o músico era culto ou tinha uma noção de cultura para passar sua idéias atravez de acordes.

Uma vez, numa excursão, eu e um amigo começamos a escutar Pink Floyd, um senhor aparentando 60 anos nos perguntou:
"-Poxa, isso fez sucesso antes de vocês nascerem e vocês gostam disso até hoje?"
Para você verem que algo feito com inteligência, atravessa os tempos.
O que vocês acha que vai acontecer com a Tati, Calypso, daqui as uns 30 anos????

Ps.: Alguém se lembra de outra febre naconal, uma tal de Banda Carrapicho???
 
Top
Journeyman
view post Posted on 25/6/2006, 17:01




O vocalista dessa banda é uma tremeeeeenda dúvida!
 
Top
Alkalino
view post Posted on 25/6/2006, 18:06




QUOTE (markuslobo @ 25/6/2006, 10:07)
Para você verem que algo feito com inteligência, atravessa os tempos.
O que vocês acha que vai acontecer com a Tati, Calypso, daqui as uns 30 anos????

Certamente vão ser lembradas nas festinhas nostálgicas da galera que nasceu no fim dos anos 90 (algo como Ploc 2000...) assim como muita merda toca hoje em dia em festinha anos 80.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 25/6/2006, 19:57




Por aí.

Lembre-se que Funk é a música da resistência do povo oprimido! <_<
 
Top
Journeyman
view post Posted on 25/6/2006, 22:17




Só não acho que isso tenha algo a ver com a falta de escolaridade do presidente. O FHC "reinou" por oito longos anos e foi justamente nesse período que nos deparamos com coisas do tipo: É o Tchan, Boquinha da Garrafa e tantas outras manifestações da cultura brasileira (sic).
 
Top
markuslobo
view post Posted on 26/6/2006, 02:32




QUOTE
Certamente vão ser lembradas nas festinhas nostálgicas da galera que nasceu no fim dos anos 90 (algo como Ploc 2000...) assim como muita merda toca hoje em dia em festinha anos 80.

:yup:

QUOTE
Só não acho que isso tenha algo a ver com a falta de escolaridade do presidente.

O que eu quiz dizer, que se temos um presidente assim, por que o povo tem que ser diferente?
 
Top
#FF#
view post Posted on 26/6/2006, 13:35




Acho que o presidente prefere Zezé di Camargo e Luciano... :rolleyes:
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 26/6/2006, 14:52




QUOTE (Alkalino @ 25/6/2006, 15:06)
QUOTE (markuslobo @ 25/6/2006, 10:07)
Para você verem que algo feito com inteligência, atravessa os tempos.
O que vocês acha que vai acontecer com a Tati, Calypso, daqui as uns 30 anos????

Certamente vão ser lembradas nas festinhas nostálgicas da galera que nasceu no fim dos anos 90 (algo como Ploc 2000...) assim como muita merda toca hoje em dia em festinha anos 80.

É certo de que isso acontecerá com Britney Spears.

Quiçá com Spice Girls, T.A.T.U., Avril Lavigne...
 
Top
15 replies since 16/6/2006, 03:07   256 views
  Share