Olímpiadas de Inverno, Turim - 2006

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 11/2/2006, 17:57




Atleta é banido dos Jogos por uso de tônico capilar

Das Agências Internacionais Em Cesana (Itália)

Um dos principais membros do time norte-americano de skeleton foi banido dos Jogos Olímpicos de Turim nesta sexta por ter tomado uma pílula de recuperação capilar. Zach Lund não chegou nem a participar da cerimônia de abertura e será substituído por Chris Soule.

Reuters
Problemas com a calvice tiraram o sorriso
do rosto do norte-americano Zach Lund
O medicamento, comum entre os calvos, tem um ingrediente que pode ser usado para mascarar esteróides. Os responsáveis pela eliminação afirmam não acreditar em má fé de Lund, mas suspenderam o atleta por um ano, retroativa a dez de novembro do ano passado, passando a valer imediatamente.

Lund pareceu conformado. "A última coisa que eu queria é ser considerado trapaceiro. A única coisa que eu tenho orgulho de mim mesmo é sempre ter mantido a honestidade e dignidade. Ser um trapaceiro machucaria mais do que perder qualquer chance de estar em uma Olimpíada".

"Nós temos o mesmo ponto de vista da CAS na decisão, que considera Zach Lund um atleta honesto o qual foi punido por um sistema antidoping extremamente severo", disse o chefe do Comitê Olímpico Norte-Americano Jim Scherr. "Nós não acreditamos que Lund seja um trapaceiro", acrescentou.

Aos 26 anos, Lund sempre avisou sobre qualquer medicamento de recuperação capilar que estivera tomando e insiste que não queria esconder nada. Entretanto disse que não checou a atualização de substâncias proibidas de 2005 quando a finasteride, ingrediente que o baniu de Turim, foi incluída.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 13/2/2006, 22:37




Brasileiro é cortado por doping, e Quirino competirá

Da Redação
Em São Paulo

Arquivo
Armando dos Santos perde vaga no bobsled por doping preventivo realizado em janeiro
O atleta Armando dos Santos foi cortado da delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados neste mês em Turim, na Itália. Ele testou positivo em exame antidoping preventivo realizado nos dias 3 e 4 de janeiro, cujo resultado saiu nesta segunda-feira.

Foi detectada na urina de Santos a substância nandrolona - um anabolizante proibido pelo Comitê Olímpico Internacional. Com isso, o atleta voltará imediatamente ao Brasil.

Como a detecção ocorreu em exame preventivo, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em atletas classificados ou com chances de classificação para competições importantes, Santos não será julgado pelas normas da Wada, a agência mundial anti-doping.

"O COB sempre faz esses testes preventivos", contou Eduardo de Rose, médico da entidade, em entrevista ao Sportv. "Recebemos o laudo técnico hoje (segunda-feira) e infelizmente tivemos que cortá-lo".

O ex-velocista Claudinei Quirino, medalha de prata no revezamento 4x100 m nas Olimpíadas de Sydney-2000, vai competir em seu lugar e completará a equipe brasileira de bobsled - conhecida como "bananas congeladas".

Santos tem experiência em esportes de inverno: já ficou em 17º lugar no Mundial de Lake Placid, nos EUA, em 2003, e foi o 18º colocado na Copa América de Salt Lake City, nos EUA 2004.

Já Quirino, que deixou o atletismo devido a uma contusão no púbis, tem experiência olímpica, mas a única vez que competiu no bobsled foi como convidado, em 2005. Ele gostou da experiência e aceitou o convite para participar da equipe brasileira em Turim.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/2/2006, 20:36




Brasileira fica em nono lugar no snowboard na Olimpíada em Turim

Da Redação
Em São Paulo

A carioca Isabel Clark conquistou nesta sexta-feira a melhor posição de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ela foi a nona colocada na prova de boardercross do snowboard.

Reuters

Até agora, a melhor posição do Brasil nos Jogos de Inverno era a 27ª colocação do bobsled na Olimpíada de Salt Lake City, em 2002.

Isabel Clark, porta-bandeira do país na cerimônia de abertura, é a principal atleta de Inverno do Brasil. Onze vezes campeão brasileira e cinco sul-americana no snowboard, ela era a única da delegação que chegou a Turim com chances reais de disputar medalha.

"Estou muito contente pelas descidas que eu fiz, mais até do que pelo resultado. Estou muito emocionada. Espero que isso sirva de exemplo para todos os brasileiros que gostam do esporte", disse Isabel em entrevista ao Sportv.

Depois de um sexto lugar na fase de classificação, Isabel não repetiu o bom desempenho nas quartas-de-final. A brasileira largou muito mal, ficando bem atrás da norte-americana Lindsey Jacobellis, da suíça Mellie Francon e da francesa Karine Ruby.

Sem chance de se recuperar na pista, Isabel Clark passou a contar com falhas das outras adversárias para pode avançar às semifinais. E quase conseguiu. Jacobellis e Ruby se tocaram em uma curva e por muito pouco não caíram, o que abriria o caminho para a brasileira.

Espero que isso sirva de exemplo para todos os brasileiros que gostam do esporte.

Isabel Clark

No decorrer da prova, Ruby perdeu o equilíbrio e caiu. Assim, Francon e Jacobellis ficaram com as duas primeiras posições -e as vagas nas semifinais.

Na disputa do nono lugar, entretanto, a sorte sorriu para Isabel Clark. Mais uma vez ela largou mal, mas um acidente envolvendo as outras três atletas fez com que a brasileira assumisse a liderança da prova.

Com a pista livre, Isabel Clark completou a descida com tranqüilidade para conseguir o melhor resultado da história brasileira nas Olimpíadas de Inverno.

MAIS BRASILEIRO

O brasileiro Hélio Freitas realizou um sonho de quatro anos nesta sexta-feira, ao terminar na 93ª colocação na disputa dos 15 km clássico do esqui cross country na Olimpíada de Inverno de Turim, na Itália. Leia Mais
A classificação para as quartas-de-final do snowboard foi definida nesta manhã após duas descidas. Na primeira, Isabel Clark ficou com o terceiro melhor tempo, marcando 1min30s12. Na segunda descida, ela fez o décimo tempo, com 1min31s49. No geral, contando apenas a principal volta dos atletas, a brasileira ficou em sexto entre as 23 participantes.

A partir das quartas-de-final, a forma de disputa mudou. As atletas, em vez de descerem uma a uma, como na fase de classificação, passaram a competir em baterias com quatro snowboarders.

Na final, a suíça Tanja Frieden contou com uma queda da norte-americana Lindsey Jacobellis para ficar com a medalha de ouro. Jacobellis ainda conseguiu se recuperar para ganhar a prata, enquanto a canadense Dominique Maltais ganhou o bronze.

A prova decisiva foi marcada pelo acidente com a canadense Maelle Ricker, que caiu fora da grade de proteção.



A cena das três da frente dela caindo foi muito boa!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 18/2/2006, 00:17




Canadá e Suécia vão decidir o ouro no hóquei feminino

Da Redação
Em São Paulo

Suécia e Canadá venceram os jogos de semifinal nesta sexta-feira e vão decidir nesta segunda-feira a medalha de ouro no hóquei feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim. No mesmo dia, Estados Unidos e Finlândia decidem o bronze.

A classificação sueca veio no sufoco, na vitória apertada por 3 a 2 sobre as norte-americanas. Depois de empate por 2 a 2 n tempo normal, a Suécia conseguiu a vaga nos pênaltis, com um gol de Pernilla Winberg.

Já as canadenses encontraram mais facilidade diante das finlandesas. Com dois gols em cada um dos três tempos, a equipe goleou por 6 a 0 e avançou à final.

A disputa do quinto lugar colocará frente a frente Alemanha, que bateu a Itália por 5 a 2, e a Rússia, que derrotou a Suíça por 6 a 2. Italianas e suíças se enfrentam pelo sétimo lugar, também na segunda-feira.
 
Top
#FF#
view post Posted on 18/2/2006, 00:56




Quais dos esportes das Olimpíadas de Inverno, você(s) gosta(m) de assistir?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 18/2/2006, 01:13




Para falar a verdade não tenho tido a oportunidade de assistir a muita coisa. Mas, essa competição da brasileira hoje foi legal. Acompanhei um bom pedaço!

Acho que tirando isso, o tradicional Hockey sempre diverte!
 
Top
Imortal
view post Posted on 18/2/2006, 11:59




Maneiro foi a americana que foi fazer macaquice na mesmo esporte lá que a brasileira ficou em nono, estava com uma boa vantagem sobre as adversárias na disputa final, valendo o ouro olímpico, mas acabou caindo com a macaquice acrobática, quando derrapou e se estrebuchou uma suíça passou quase dando "good bye" e restou a prata para a ianque.
 
Top
#FF#
view post Posted on 18/2/2006, 12:08




Também gostei dessa modalidade do Snowboard, e em geral, das competições de velocidade.
O Downhill para esqui é sinistro! Assisti o masculino e o feminino.
Aquela competição de patinação em velocidade também é legal.
O hóquei também é hors-concours!


Já aquelas competições de descida na pista do Bobsled (sei lá se é assim que se escreve) impressiona à primeira vista, mas enjoa.

Chato pra caralho é o Cross-Country.
Consegue ser pior do que maratona sem padre irlandês! biggrin.gif
 
Top
Journeyman
view post Posted on 20/2/2006, 20:11




Hentsch encerra participação em Turim em 30º no slalom gigante

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Nikolai Hentsch encerrou nesta segunda-feira a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno com o 30º lugar na prova de slalom gigante do esqui alpino. Das quatro provas que disputou, esta foi apenas a segunda que ele conseguiu terminar.

Divulgação
Nikolai Hentsch comemora participação na prova de slalom gigante nos Jogos de Turim
Hentsch completou o percurso com um tempo acumulado (nas duas descidas) de 2min55s56. A medalha de ouro foi para o austríaco Benjamin Raich, que conseguiu 2min35s00, apenas 0s07 à frente do segundo colocado, o francês Joel Chenal. O bronze foi para outro esquiador da Áustria, Hermman Maier, que marcou 2min35s16.

"Ficar nessa colocação para mim é uma coisa extraordinária. Realmente foi uma prova muito difícil. Não esperava ficar nessa posição", disse Hentsch em entrevista ao Sportv.

Dos 82 atletas que iniciaram a disputa, apenas 41 completaram a prova. A maioria foi eliminada na primeira descida, que teve o francês François Bourque como o mais rápido (ele acabou a disputa em quarto lugar, fora do pódio).

Por isso, nas duas descidas o brasileiro teve uma atitude bastante cautelosa. Com baixa velocidade, ele conseguiu contornar bem os portões, finalizando a competição.

Em sua segunda participação olímpica, Hentsch conseguiu além do 30º lugar no slalom gigante a 43ª colocação no downhill. No estilo combinado e no slalom supergigante ele foi desclassificado.

Na prova desta segunda-feira, Hentsch ficou bem distante dos primeiros colocados. O vencedor Benjamin Raich contou com uma excelente recuperação na segunda descida para ficar com o título, uma vez que terminou a primeira volta apenas em quinto lugar.

Atual líder da Copa do Mundo, Raich era ao lado de Maier (medalha de ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Nagano-98, a maior esperança de medalha da Áustria na prova.

"Eu estou aliviado. Existia muita pressão sobre mim após as falhas no combinado e no slalom supergigante", disse Raich. "Eu queria ganhar uma Olimpíada desde quando era criança", completou.

Os norte-americanos, apontados como principais rivais dos austríacos, tiveram um desempenho ruim. Bode Miller, maior nome do país no esqui alpino, pela quarta prova seguida ficou de fora do pódio em Turim -ele foi o sexto colocado.





Esse é bem brasileiro mesmo! Tem nome de russo e fala que nem português! rolleyes.gif
 
Top
#FF#
view post Posted on 21/2/2006, 19:42




Faltando dois jogos para definir os confrontos nas quartas-de-final do hóquei masculino, aposto que serão:


Eslováquia x Rep. Tcheca
Rússia x Canadá
Suíça x Suécia
Finlândia x EUA (este já definido)

 
Top
Journeyman
view post Posted on 21/2/2006, 20:00




Trenó dos "Bananas" vira no primeiro treino do bobsled em Turim

Das agências internacionais
Em Cesana Pariol (Itália)

O primeiro treino da equipe brasileira de bobsled, conhecida como "Bananas Congeladas", para os Jogos Olímpicos de Turim começou com um pequeno acidente com o trenó.

Reuters
Equipe brasileira de bobsled treina descida na pista dos Jogos Olímpicos de Turim
"Na primeira descida tivemos um problema em uma das curvas. O trenó virou, mas todos estão bem. Eles saíram de novo e tudo deu certo. Agora o piloto está muito mais confiante, e isso é muito importante psicologicamente", disse Eric Maleson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Nesta terça-feira, faltando apenas três dias para o início da disputa do bobsled, a equipe brasileira finalmente conseguiu realizar o seu primeiro treino para a competição desde a expulsão de Armando dos Santos da delegação por uso de doping.

Até o dia da prova, serão realizadas mais quatro baterias de treinos oficiais, duas na quarta e duas na quinta.

O escândalo do doping só foi um dos problemas enfrentados pelos brasileiros do bobsled. O time, que deveria treinar no mês passado na Alemanha, teve que cancelar a programação porque a pista utilizada quebrou. Assim, a equipe brasileira só conseguiu ter um contato maior com o trenó nesta terça-feira.

"O problema acabou, tudo isso é passado. Agora estamos todos bem, concentrados e trabalhando", afirmou Maleson.

Fazem parte do time o piloto Ricardo Raschini, Márcio Silva, Edson Bindilatti e o medalhista olímpico no atletismo Claudinei Quirino, que ficou com a vaga de Armando dos Santos.

"Bati o ombro esquerdo quando viramos, mas estou bem, tanto que descemos mais uma vez. A segunda descida já foi bem melhor do que a primeira e vai ser assim até o dia da prova", disse o ex-velocista Claudinei Quirino.

Na primeira descida, a equipe completou o percurso, mesmo com o trenó virado, em 1min01s88. Na segunda, os brasileiros fizeram 59s64, atingindo 126km/h.

"Não adianta assistir a vídeos sobre a pista ou andar o percurso todo, como eu vinha fazendo. É necessário pilotar mesmo. Na segunda bateria eu já acertei a curva 14, que tivemos problemas na primeira descida, e consegui fazer uma pilotagem mais suave", explicou Raschini.

"Temos mais quatro baterias antes da prova e vou fazer o máximo para não virarmos mais uma vez", disse o atleta, que participou dos Jogos Olímpicos de Salt Lake, em 2002, no luge.


Canadá espanta zebra e é bicampeão no hóquei

Das agências internacionais
Em Turim (Itália)

O Canadá venceu a Suécia nesta segunda-feira por 4 a 1 na final feminina do hóquei e ficou com a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno. O país repetiu o feito de quatro anos atrás, quando venceu em Salt Lake City-2002.

AFP
Canadense Hefford (16) executa a goleira sueca e marca o quarto gol de sua seleção
O bronze em Turim foi para os EUA, que golearam a Finlândia por 4 a 0.

O time canadense venceu o primeiro período, de três, por 2 a 0, com gols de Gillian Apps e Caroline Ouellette e aumentou no seguinte para 4 a 0 depois que Cherie Piper e Jayna Hefford anotaram seus tentos. Na etapa final, a Suécia reagiu com Gunilla Andersson, mas já era tarde.

O resultado frustrou as suecas de repetirem o feito da semifinal quando surpreenderam ao eliminar as favoritas norte-americanas por 3 a 2 na disputa de tacadas, uma disputa semelhante à de penalidades no futebol.

Foi a primeira derrota dos EUA para um país de fora da América do Norte em todos os tempo. A prata foi ainda o melhor resultado da história sueca na modalidade em uma competição internacional.
 
Top
#FF#
view post Posted on 22/2/2006, 15:32




QUOTE (#FF# @ 21/2/2006, 15:42)
Faltando dois jogos para definir os confrontos nas quartas-de-final do hóquei masculino, aposto que serão:


Eslováquia x Rep. Tcheca
Rússia x Canadá
Suíça x Suécia
Finlândia x EUA (este já definido)

Os confrontos são esses mesmos!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/2/2006, 18:43




E a porrada vai comendo!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 23/2/2006, 00:32




Hentsch é o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento

Da Redação
Em São Paulo

O esquiador Nikolai Hentsch vai ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, no próximo domingo. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

"Nikolai Hentsch é um jovem que carrega todos os valores olímpicos com ele. Seu esforço para superar a operação no quadril, há menos de um ano dos Jogos, foi imenso. Com apenas 22 anos, em sua segunda participação olímpica, Nikolai fez um resultado histórico para os esportes de inverno do Brasil", explicou Edson Menezes, chefe da missão brasileira em Turim.

Em Turim, Hentsch fez o melhor resultado do esqui alpino brasileiro em todas as edições de Jogos Olímpicos de Inverno, a 30ª colocação no slalom gigante. Ele participou de outras três provas em Turim. Além do slalom gigante, o brasileiro ficou na 43ª colocação no downhill, e foi desclassificado das provas de combinado e slalom supergigante, por não ter alcançado todas "portas", passagens obrigatórias no percurso do esqui alpino.

"Foi uma surpresa muito grande ser escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira. Depois de provas tão duras, os Jogos Olímpicos vão terminar de uma forma maravilhosa para mim", disse Hentsch. "É uma grande alegria e estou muito orgulhoso por isso. Acho que é uma recompensa por todo o meu esforço para conseguir estar aqui e representar bem o Brasil na competição", completou o atleta, que começou a esquiar aos três anos de idade.

A próxima participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Turim será realizada na sexta-feira, quando a esquiadora Mirella Arnhold compete no slalom gigante e a equipe brasileira de bobsled inicia a disputa do trenó de quatro atletas, que só se encerra no sábado.
 
Top
#FF#
view post Posted on 23/2/2006, 04:51




Semifinais:

Suécia x Rep. Tcheca
Finlândia x Rússia



Só europeus. Canadá e EUA fora.

 
Top
17 replies since 11/2/2006, 17:57   288 views
  Share