Mutantes

« Older   Newer »
  Share  
Curuja
view post Posted on 4/2/2006, 22:17




A genialidade atemporal dos Mutantes


Nos idos de 1966,1967, quem gostava de rock já sentia a discrepância entre a produção nacional, da Jovem Guarda, e a internacional. Na linha de frente, Beatles com Sgt Pepper's, Stones com Their satanic majesties request, o pirado do Frank Zappa com Freak out, Eric Burdon and the Animals com The Twain Shall Meet, Beach Boys com Pet Sounds e etcs e tais. E aqui umas musiquinhas chinfrins de Erasmos e Robertos e Renatos. Onde estava o salto qualitativo do rock brasileiro?

Sérgio e Arnaldo Dias Baptista e Rita Lee Jones jogaram a corda pra gente se salvar. Os Mutantes foram a ala rock do tropicalismo, o movimento que salvou a música brasileira da chatice da bossa nova. Como tropicalistas, eles privilegiavam a mistura, criando pela primeira vez um rock à brasileira. Iluminados por Caetano Veloso, Gilberto Gil, o maestro Rogério Duprat e o próprio talento e inteligência, produziram sete discos irretocáveis que chegam finalmente às lojas em CDs remasterizados com um som claro e poderoso como eles merecem. Os discos são Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A divina comédia ou Ando meio desligado (1970), Jardim elétrico (1971), Mutantes e seus cometas no país do baurets(1972) e Rita Lee (1972). Este último levou o nome de Rita porque, por contrato, eles não podiam lançar dois discos no mesmo ano.

Nenhum destes discos soa datado e são inspiradores ainda hoje. E muita gente nova se amarra neles, apaixonando-se pela qualidade e pela verdade do trabalho. Não à toa, gente como David Byrne, Beck, Sean Lennon e o falecido Kurt Cobain confessaram admiração pelo grupo. Eu era moleque quando eles começaram e esperar o novo disco dos Mutantes tinha a mesma carga de ansiedade que esperar o novo dos Beatles ou dos Rolling Stones. Cada faixa abria um admirável mundo novo sonoro, era muita informação. A levada quebrada de Panis et circenses, arranjo de sopros louco, a música acabava como se o toca discos tivesse pifado, a ginga de Minha menina, os batuques de Adeus Maria Fulô e Bat Macumba. O segundo disco era totalmente psicodélico, tinha um Dom Quixote louco que acabava no programa do Chacrinha, um sombrio Dia 36 com voz distorcida, a maravilhosa Fuga nº II (Hoje eu vou fugir de casa vou levar a mala...), cantada por Rita Lee como se ela fosse a mulher a que Paul McCartney se referia em She's leaving home (eles se inspiravam muito em Beatles), o cantor gago em Mágica, a Jovem Guarda subvertida em Banho de lua, tudo desembocando em Caminhante noturno, apresentada num festival onde deu um curto circuito nos neurônios da platéia.

O terceiro disco trazia a faixa que até hoje toca em rádio, Ando meio desligado, mas a que eu mais me amarrava era o blues Meu refrigerador não funciona, com Rita Lee começando em inglês num tema comum de blues, de solidão e amor abandonado até virar de repente para o refrigerador enguiçado. Uma cama de órgão maravilhosa de Arnaldo, uma batera ixperta de Ronaldo Leme. Tinha o crássico Chão de estrelas avacalhado com defeitos especiais hilários, uma Haleluia séria com órgão de igreja, a deliciosa jovemguardista Hey boy, a dark Ave Lúcifer, a anárquica Quem tem medo de brincar de amor.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 4/2/2006, 22:32




Possui tds essas pérolas a disposição, Curuja?huh.gif

Só tenho discos pós-Rita...
 
Top
Curuja
view post Posted on 5/2/2006, 22:10




Só tenho coletâneas mas pretendo completar a coleção em breve.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 6/2/2006, 03:53




Pois avise!
 
Top
3 replies since 4/2/2006, 22:17   168 views
  Share