| Super Bowl movimenta milhões de dólares
Super Bowl será visto por um bilhão de pessoas e gerará milhões à liga
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O duelo entre Pittsburgh Steelers e Seattle Seahawks, neste domingo, em Detroit, estará sob os olhares de 90 milhões de pessoas de 234 países, por meio de 54 emissoras de rádio e TV.
Porém, isso perde em relevância ao se analisar as cifras do espetáculo. O Super Bowl impressiona pelos números que movimenta em cerca de três horas de entretenimento.
Na decisão da liga profissional mais rica do mundo - a NFL fatura US$ 5,7 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) por ano -, um comercial de 30 segundos no intervalo custa "módicos" US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 6 milhões).
E a exorbitância dos preços porém, não afasta os investidores. As empresas praticamente saem no tapa por um breve espaço no recesso do confronto.
Este ano, Gillette, Budweiser, Fedex, Ford, Samsung e General Motors, entre outras, já garantiram ao menos uma aparição. Por conta desta fúria por exposição, a NFL registrará receita publicitária superior a US$ 330 milhões (cerca de R$ 733 milhões).
O Super Bowl também tem o poder de revolucionar a economia de uma cidade. Segundo estudo feito pela própria liga, a realização do evento gerará à cidade de Detroit US$ 300 milhões (cerca de R$ 667 milhões). Para se ter uma idéia, cem mil turistas eram esperados em seus hotéis e restaurantes desde o início da semana.
Com essa magnitude de lucros, não é de se estranhar que as sedes do Super Bowl, escolhidas a dedo, estejam definidas até 2010. Em 2007, será a vez da Flórida. No ano seguinte, o privilégio será do Arizona.
Na 'guerra' do intervalo do Superbowl, até rock e lingerie
'Torneio' entre modelos é a arma contra a decisão do Futebol Americano
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Além da definição sobre quem será herói e vilão no dia seguinte à final do Super Bowl, uma outra atração é o show do intervalo. A briga por audiência no "break" da partida tem gerado rivalidades inusitadas.
No "half time" da decisão deste domingo, a apresentação ficará a cargo dos Rolling Stones - a abertura terá show de Stevie Wonder. Para desbancar Mick Jagger & Cia. da liderança da televisão no horário, algumas opções têm sido lançadas e, surpreendentemente, têm ganhado público.
O evento alternativo mais requisitado é o já tradicional Lingerie Bowl. Como o nome já sugere, modelos trajando generosíssimas lingeries competem por jardas e proporcionam momentos hilários. Cabe até participação do ex-jogador da NBA Dennis Rodman.
Infelizmente, o Lingerie Bowl só pode ser adquirido nos Estados Unidos e, ainda assim, por meio do sistema pay-per-view.
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