Informática e tecnologia, A página a frente do seu tempo

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 13/8/2005, 14:22




Firefox perde participação para IE em julho

Sexta-feira, 12 agosto de 2005 - 17:48

IDG Now!

O Internet Explorer conseguiu parar com o avanço do navegador de internet de código aberto Firefox em julho, de acordo com dados da NetApplications.com, empresa que monitora e mede o uso de websites.

O número de usuários que usam o Firefox para acessar a internet passou de 8,71% em junho para 8,07% em julho. O Internet Explorer passou de 86,56% para 87,20%, respectivamente.

É a primeira vez que o Firefox, navegador de código aberto da Fundação Mozilla, deixa de ganhar mercado desde o lançamento da versão 1.0, em novembro de 2004, segundo a NetApplications.com,

Entre janeiro e junho deste ano, o Firefox teve um crescimento mensal entre 0,5% e 1% as custas do IE, da Microsoft, segundo a NetApplications.com, que monitora mais de 40 mil websites através do seu serviço HitsLink.com.

A NetApplications.com, no passado, havia afirmado que chegar a 10% de participação de mercado poderia ser considerado um marco para o Firefox, o que o ajudaria a conquistar a aceitação no mercado corporativo.

Em julho, o Firefox lançou a versão 1.0.5 para corrigir problemas de segurança. Uma semana depois, teve anunciar a 1.0.6 para resolver problema de compatibilidade com extensões de terceiros criadas para os aplicativos.

A versão 1.1, que estava prevista para julho, também foi adiada para setembro e rebatizada de 1.5. Soma-se a isso um relatório da Secunia que diz que o Firefox, em 2005, teve mais falhas que o Internet Explorer, embora as corrigisse com mais rapidez.

Segundo o estudo da NetApplications.com, o Safari, browser da Apple, é o terceiro colocado no ranking da NetApplications.com, crescendo de 1,93% em junho para 2,13% e, julho. O Netscape, da AOL, passou de 1,5% para 1,55%, respectivamente.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 13/8/2005, 16:37




O site do IG é ótimo... se quiser saber de todas as notícias da forma mais torta possível, é um bom lugar!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 13/8/2005, 17:52




Mas, essa notícia não é do site do IG!
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 13/8/2005, 18:07




Gostei desse tópico. Tornando o Canal mais Geral!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 14/8/2005, 00:57




Putz! Sempre pensei que o IDG fosse da IG, agora que descobri que é do UOL!

Mesmo assim, a qualidade da informação continua a mesma... os "grandes portais" brasileiros até hoje não decidiram se algum dia vão dar notícias direito ou só reproduzir alguma coisa de algum lugar.
Alguém lembra qual é (ou era, nem sei se ainda existe) o nome daquele site que só notícia linkada de outros sites?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/8/2005, 01:37




Último segundo?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/8/2005, 01:39




Se bem que, a maioria desses sites de notícias chupam as informações das agências e as reproduzem como estão, sem apurar o assunto.

Apesar que no caso específico dessa matéria, se não estivermos falando de nada encomendado, é de se esperar que tenha sido realizada uma pesquisa séria e que a reportagem seja verdadeira.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/8/2005, 01:40




QUOTE (>Il Monstro< @ 13/8/2005, 19:07)
Gostei desse tópico. Tornando o Canal mais Geral!

Até Turfe e Surfe já temos por aqui!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/8/2005, 22:26




Uma espiada no Windows Vista

PC World - EUA
12/08/2005 11:28

O Windows Vista – próxima versão do sistema operacional da Microsoft, antes conhecida como Longhorn – atingiu um marco importante no dia 27 de julho, com o lançamento do seu primeiro beta. Com ele, a companhia revelou a primeira versão para testes do Internet Explorer 7, para o Windows XP e para o Vista. O código de programação, lançado dias antes do prazo original (3 de agosto), estará disponível para 10 mil beta testers oficiais, majoritariamente da comunidade de desenvolvimento e tecnologia de informação da empresa. Outros 500 mil membros do MSDN, o grupo de suporte para profissionais de TI que usam produtos Microsoft, terão acesso ao Beta 1, mas sem o mesmo suporte disponível para os testadores oficiais.

Quer experimentar? Infelizmente, o Beta 1 não estará disponível para o público em geral, pois o código costuma trazer muitas das novas funções destinadas a usuários finais que o Windows Vista apresentará quando chegar às lojas, o que deve acontecer no segundo semestre de 2006. “O quadro ainda não está completo”, adianta Greg Sullivan, diretor do grupo de programas na divisão de Windows da Microsoft. “Ainda não pintamos nem a metade da tela até agora.” Sullivan revela que o Beta 1 não tem algumas funções significativas, como a nova versão do Windows Media Player e o suporte para tablets e centrais de mídia. No entanto, traz as primeiras demonstrações públicas de inúmeras tecnologias que a Microsoft vem anunciando e discutindo em muitos eventos para clientes e desenvolvedores nos últimos anos.

Brad Goldberg, gerente geral da divisão Windows, revelou em entrevista à PC WORLD que os objetivos do desenvolvimento da Microsoft para o Windows Vista focam-se em três categorias: instituir um novo nível de confiança no seu computador, melhorando segurança, privacidade, performance e a facilidade de distribuição; tornar a organização e o uso das informações mais claros; e conectar usuários, sem esforço, a pessoas e equipamentos.

Entre os três, melhorar a confiança dos usuários é o preceito que estava no topo da lista durante a demonstração do produto. “Nós temos de assegurar o fundamental antes de tudo”, afirmou o diretor de Windows, Austin Wilson. A Microsoft está determinada a evitar o “pesadelo de gerenciar atualizações de segurança” e a selar vulnerabilidades “para que pragas como o Blaster não surjam no futuro”.
Belos gráficos
Ao encarar o ambiente do Vista pela primeira vez, os usuários devem se surpreender com a qualidade dos gráficos do sistema Avalon. Entre os destaques estão os ícones, mais detalhados do que nunca e que podem ser dimensionados livremente, a pré-visualização de praticamente qualquer tipo de documento e, se seu computador tiver um driver de visualização com suporte aos gráficos do Vista, o belíssimo tema Aero para a área de trabalho, com suas janelas e quadros transparentes.

O sistema de busca é onipresente na interface do Vista: cada janela tem um pequeno campo de procura, do lado direito da barra de endereços, e há até mesmo uma janela de busca no pé do menu Iniciar. A maioria desses campos de procura é sensível ao contexto. Por exemplo, se você digita o nome de uma aplicação no campo Iniciar, o sistema mostrará uma lista de todos os executáveis que combinam com o termo procurado. Isso evita que você navegue por uma lista imensa, acessível pelo botão Todos os Programas.

Além de organizar e mostrar pastas criadas pelos usuários, o Vista traz pastas virtuais que permitem que documentos sejam organizados por metadados – informações reunidas pelo sistema de arquivos – independentemente de sua localização. Por exemplo, abrir uma pasta virtual chamada Autores permite que você confira todos os arquivos feitos por determinada pessoa, identificados pelo metadado presente em cada um deles.
Combate às pragas virtuais
Uma aposta chave da Microsoft para combater as pragas virtuais é a Proteção de Conta do Usuário. O Windows Vista traz um novo tipo de conta de acesso, chamada Conta Limitada, dotada de menos privilégios que uma conta de administrador, porém, com mais funções que uma conta de convidado do Windows XP. Quem fizer o login como usuário limitado poderá executar tarefas de rotina, como instalar uma impressora, mas não poderá instalar aplicativos ou realizar tarefas normalmente utilizadas por programas nocivos. O Internet Explorer 7 – equipado com um feed RSS e funções como a navegação por abas – utilizará a Proteção de Conta do Usuário para oferecer um modo protegido de navegação, criado para prevenir a instalação de spyware. Usuários limitados podem navegar apenas no modo protegido, mas o administrador do sistema pode configurar o Windows para tornar a navegação protegida na opção padrão para todos os usuários, mesmo aqueles com privilégios de administrador.

Um problema em potencial provocado pela função é o uso do novo firewall do Windows Vista, capaz de monitorar o tráfego de dados saindo do computador (o firewall do XP verifica apenas os que entram). Por padrão, a verificação dos dados que saem estará ativa apenas nas versões corporativas do novo sistema operacional. Segundo Wilson, se ela estiver ligada nas versões domésticas, toda aplicação que precisar acessar a web não será capaz de fazê-lo e um usuário precisará de privilégios de administrador para oferecer a permissão.

Outras novidades do Windows Vista são iniciação mais rápida e segura, tanto ao ligar a máquina quanto na reativação do modo standby, e um design de drivers aperfeiçoado, capaz de impedir que a falha de um driver de impressora, por exemplo, trave todo o sistema. Um filtro antiphishing também está presente – por enquanto, apenas no Beta 1 do IE 7 para Windows XP. O filtro identificará sites suspeitos por comparação e reconhecerá páginas notoriamente praticantes de phishing por meio de um banco de dados dinâmico.

O Windows Vista também traz novidades para desenvolvedores e profissionais de TI. O sistema de instalação, por exemplo, utiliza um único arquivo para realizar a maior parte do processo, ao contrário dos anteriores que usavam vários pequenos arquivos. Isso simplificará o desenvolvimento em larga escala para profissionais de TI, que podem customizar o arquivo de instalação adicionando ou retirando componentes.

O Vista trará novas ferramentas para diagnósticos e para lidar com problemas como panes em dispositivos específicos, falhas de hardware e problemas de rede. Se uma falha no disco rígido for iminente, por exemplo, o Vista alertará o usuário para que faça backup. No geral, a Microsoft acredita que o trabalho realizado nos recursos fundamentais do novo sistema reduzirá em 25% o custo com a manutenção do Windows.
Usuários finais devem ter uma chance de testar o Vista, mas, provavelmente, não antes da chegada do Beta 2, ainda sem previsão de lançamento

Windows Vista
Fabricante: Microsoft
Para que serve: sistema operacional para computadores de 32
bits e 64 bits
Pontos fortes: refinamentos na interface e ferramentas de segurança
aprimoradas
Pontos fracos: não inclui a nova versão do Windows Media Player, suporte para tablets ou centrais de mídia
Avaliação: versão preliminar, não classificada
Onde encontrar: Microsoft - www.microsoft.com/windowsvista

 
Top
Sr Spock
view post Posted on 15/8/2005, 00:15




QUOTE (Journeyman @ 14/8/2005, 02:37)
Último segundo?

Não, acabei achando.
BlueBus.

Esse é REALMENTE o "ícone sagrado" do jornalismo de portal. Tudo é notícia linkada! Eles não chegam nem a reproduzir a notícia de um conjunto de agências com que trabalham, não! Simplesmente botam uma chamada, que leva para um breve resumo e o link da notícia.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 15/8/2005, 00:17




Poxa...Então esse é mais descarado ainda!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 15/8/2005, 00:26




Uau... arquivos organizados por metadados!!!

Conta de super-usuário!!!

Instalação em um só arquivo...

Navegação em abas!

Fala a verdade, eles vão substituir o símbolo do MSN? De borboleta vai passar para pinguim?

Já tinha ouvido os comentários de que o "novo Windows é um dos melhores sistemas operacionais... de 95", mas não achava que a coisa ia ser tão ridícula assim!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 15/8/2005, 00:31




Cara, apague esse ódio do seu coração.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 15/8/2005, 01:01




A comparação entre os relatórios da Secunia, feita de forma completa, é bem interessante.

Simplificando, uma versão recém-lançada de um navegador tem mais falhas no período estudado do que uma versão de um navegador lançada há +- 2 anos.

Vale observar que comparar o tipo de falhas também é bem interessante, muito mais do que o número. Ou então podemos comparar carros diferentes e dizer que "um é pior que outro por que o retrovisor solta e o banco não é muito macio (2 erros) e o outro só tem um erro - não funciona o freio"

Edited by Sr Spock - 15/8/2005, 02:07
 
Top
Curuja
view post Posted on 15/8/2005, 03:22




O q será que vem depois do tosco XP Starter Edition???
O sistema operacional não abre mais de 3 aplicativos ao mesmo tempo, não abre mais de 4 janelas ao mesmo tempo, não faz rede local, só aceita 256 Mb de memória e HD até 40 Gb. isso só pincelando por cima.

Testei na última terça a versão do Linux Insigne que será lançada no projeto do gorverno "PC Para Todos".

O gráfico não deve nada ao rWindows.

E o emulador permite utilizar uma gama de programas do sitema da Microsoft.
 
Top
419 replies since 13/8/2005, 14:22   3459 views
  Share