Saúde no esporte

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 4/6/2005, 19:40




Bem, o objetivo desse tópico é o mesmo da pasta que já temos lá no Futebol, só que tratando também de outras modalidades. Afinal de contas, está cada vez mais comum nos depararmos com notícias de mortes ou graves problemas de saúde dos atletas.

E tomara que postemos muito mais recuperações e finais felizes do que as mortes que rondam a pasta do futebol...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 4/6/2005, 19:41




Operação de Minuzzi é um sucesso, diz médico do Minas

Da Redação
Em São Paulo

A operação do ponta Roberto Minuzzi, realizada na manhã desta sexta-feira no Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, foi considerada um sucesso. De acordo com Carlos Antônio Ferreira Pereira, médico do Telemig Celular/Minas, em 60 dias o jogador poderá começar a traçar planos para voltar às quadras.

Arquivo
Roberto Minuzzi deve ficar internado em São Paulo pelos próximos dez dias
"A cirurgia foi muito boa, muito bem feita. O prognóstico dele é muito bom", disse Pereira, que acompanhou a operação. "A nossa expectativa é que depois de 60 dias ele possa começar a pensar em planos para recuperar a parte física."

O médico, entretanto, não quis dar previsão de quando Minuzzi retornará às quadras. O jogador, que atua no Minas, vai ficar internado por até dez dias.

Melhor atacante das últimas três edições da Superliga masculina de vôlei, Roberto Minuzzi teve detectada uma dilatação na aorta ascendente quando realizou uma série de exames na seleção brasileira. O jogador estava na lista de 18 convocados para disputar a Liga Mundial com o Brasil.

Segundo João Olyntho, cardiologista da seleção brasileira, Minuzzi poderia viver normalmente com a doença, mas teria que evitar exercícios pesados, já que poderia sofrer uma hemorragia que colocaria sua vida em risco. Com a prótese colocada no local da dilatação na operação desta sexta-feira fica mantida a possibilidade de recuperação.

O jogador foi operado com o médico José Pedro da Silva, o mesmo que fez a cirurgia no presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Todas as despesas foram pagas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).


user posted image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 7/6/2005, 00:39




Condição de Minuzzi "evolui satisfatoriamente", diz hospital

Da Redação
Em São Paulo

O ponta Roberto Minuzzi, do Minas, segue se recuperando bem da cirurgia de correção de aneurisma da aorta ascendente, que realizou na última sexta-feira no hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda, o estado do jogador está "evoluindo satisfatoriamente".

Na cirurgia, foi feita a substituição da aorta ascendente por uma prótese tubular de dacron (material sintético). Além disso, o médico José Pedro da Silva fez o reforço preventivo da válvua aórtica, que começava a ficar comprometida.

Minuzzi deixou a UTI no domingo e ficará internado em São Paulo provavelmente até o final da semana. De acordo com Carlos Antônio Ferreira Pereira, médico do Telemig Celular/Minas, clube de Minuzzi, o atleta precisará de pelo menos dois meses para começar a se exercitar.

Melhor atacante das últimas três edições da Superliga masculina de vôlei, Roberto Minuzzi teve detectada uma dilatação na aorta ascendente quando realizou uma série de exames na seleção brasileira. O jogador estava na lista de 18 convocados para disputar a Liga Mundial com o Brasil.

Segundo João Olyntho, cardiologista da seleção brasileira, Minuzzi poderia viver normalmente com a doença, mas teria que evitar exercícios pesados, já que poderia sofrer uma hemorragia que colocaria sua vida em risco. Com a prótese colocada no local da dilatação na operação na sexta-feira fica mantida a possibilidade de recuperação.

O jogador foi operado com o mesmo médico que fez a cirurgia no presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/6/2005, 22:18




Cansado e confiante, Minuzzi deixa hospital em São Paulo

Lello Lopes
Em São Paulo

O rosto pálido e o ar abatido não lembram a expressão vibrante de Roberto Minuzzi há pouco mais de um mês, quando o ponta do Telemig Celular/Minas disputou as finais da Superliga masculina de vôlei contra o Banespa/Mastercard. Mas o sorriso, embora cansado, estava presente em seu rosto longo nesta terça-feira. Depois de 12 dias internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, o jogador finalmente recebeu alta.

Minuzzi, eleito o melhor atacante da Superliga nos últimos três anos, passou no dia 3 por uma cirurgia de correção de aneurisma da aorta ascendente. O problema foi detectado após um exame de rotina há três semanas, na fase de preparação da seleção brasileira para a Liga Mundial.

APELO
Roberto Minuzzi aproveitou a saída do hospital para fazer um apelo. "A equipe (médica) foi maravilhosa e eu não precisei tomar nenhuma gota de sangue. Mas aqui nesse hospital algumas cirurgias são canceladas por dia por causa da falta de sangue. Queria aproveitar o momento para pedir para todo mundo doar sangue. Quando estiver mais forte virei aqui doar", disse o jogador.

De acordo com Minuzzi, depois da cirurgia a sua vida ganhou nova perspectiva. "A partir de agora tudo o que eu fizer terá um gostinho especial", disse o jogador, que só acompanhou os dois primeiros jogos do Brasil na Liga Mundial, contra a Venezuela. "O problema veio numa hora que profissionalmente era o meu auge. Mas com o problema de saúde o profissional vai lá para o fim da fila."
"Desde que eu descobri o problema eu tinha na minha cabeça o dia da alta", disse o jogador, acompanhado dos pais, da mulher e da filha Isabella, de apenas sete meses. "Agora é o período da gente se conhecer. É difícil planejar em meses. Isso vai depender das condições de como eu for evoluir. Mas acredito que em seis meses eu posso estar jogando."

Apesar da alta, Minuzzi não vai voltar imediatamente para a sua casa, em Minas Gerais. O jogador ficará até sábado hospedado em um hotel de São Paulo, para ter um acompanhamento mais próximo dos médicos. O atleta, de 23 anos, poderá retornar aos treinamentos em dois meses. Só então os médicos terão uma visão mais clara se Minuzzi poderá de fato voltar a jogar.

"Em dois meses será feita uma bateria de exames. A partir daí será realizada uma reunião entre médicos que vai determinar o quanto ele pode avançar nos treinamentos e qual será o futuro de sua carreira", explica José Pedro da Silva, médico que comandou a cirurgia no jogador.

Mas até lá Minuzzi tem um longo caminho pela frente. O atleta ainda sofre com o dolorido pós-operatório. "Ainda sinto bastante dor e nauseas. E pelo fato de ter ficado entubado, minha capacidade pulmonar foi lá para baixo. Hoje uma caminhada no corredor já me cansa."

Ineditismo
A previsão sobre a possível volta de Minuzzi às quadras não pode ser feita com exatidão por um simples motivo: o caso do jogador é raríssimo nos meios esportivos.

"Aneurisma na aorta em paciente jovem é uma coisa incomum. Em paciente jovem que pratica esporte no nível que ele pratica é raríssimo", diz Silva. "Ele vai ser um caso de estudo no futuro, uma vez que não temos dados estatísticos suficientes para ver quais são as possibilidades."

Segundo o médico, um dos poucos casos conhecidos de problemas na aorta com esportistas de alto nível aconteceu com o nigeriano Nwankwo Kanu, algoz do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96. Depois de passar por uma cirurgia, o atacante criou uma fundação de ajuda a pessoas com problemas no coração e voltou a jogar -hoje defende o West Brom, da Inglaterra.

A possibilidade de Minuzzi voltar a ter problemas na aorta ascendente é mínima. Na cirurgia, que durou quatro horas, o jogador recebeu um implante de um tubo de dacron, material sintético que é mais forte do que a própria aorta.

Desde que soube do problema, Minuzzi parou de treinar. Ele já perdeu quase seis quilos nestas últimas três semanas. "Isso é uma coisa que não me preocupa", disse o jogador, que promete seguir as recomendações médicas à risca. "Quero fazer as coisas com calma. A responsabilidade maior é minha porque é a minha vida que está em jogo."
 
Top
Journeyman
view post Posted on 16/6/2005, 19:14




Ciclista italiano morre durante prova na Espanha

Das agências internacionais
Em Madri (Espanha)

O ciclista italiano Alessio Galletti faleceu, nesta quarta-feira, na Espanha, durante a 29ª edição da prova Subida Naranco. O anúncio foi feito através de uma rádio local pelo diretor geral da corrida, Curo Alvarez Mendo.

O atleta da equipe Naturino-Sapore di Maré, de 37 anos, morreu próximo da cidade de Oviedo, cerca de 15 km do final da etapa, após sofrer uma queda e ficar inconsciente.

"Ele se encontrava no último grupo quando foi encarar a subida final do porto de Manzaneda. De repente, caiu no chão", conta Mendo.

De acordo com o diretor, o serviço médico da prova atendeu o ciclista prontamente, mas não conseguiram reanimá-lo.

Galletti, que nasceu na cidade de Pisa, tornou-se profissional em 1994. Sua melhor colocação na famosa Volta da Itália aconteceu em 1996, quando terminou e 73º. No ano passado, ele foi o 89º. Suas vitórias profissionais incluem o GP de Fred Mengoni, em 2003, e um estágio do Tour Down Under, na Austrália, em 2001.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 21/8/2005, 16:01




Com passagem por time de Nenê, ala morre aos 27 anos

Das agências internacionais
Em San Francisco (EUA)

Kenyon Jones, que chegou a ser estrela do basquete universitário norte-americano e que teve passagens pelos times gregos Maroussi Athens e Panathinaikos, morreu nesta quinta-feira, mas o fato só foi veiculado na noite desta sexta. O jogador tinha apenas 27 anos. Recentemente, ele esteve na mesma equipe do brasileiro Nenê Hilário, o Denver Nuggets, pela Liga de Verão da NBA.

Um porta-voz da Universidade de San Francisco, onde Jones foi eleito o MVP ("Most Valuable Player", "jogador mais valioso") da Conferência da Costa Oeste na temporada 1999-2000, disse que o atleta morreu em Atlanta, ao lado de familiares.

A causa da morte não foi divulgada, mas o porta-voz informou que, de acordo com a família do jogador, ele sofreu um ataque cardíaco.

Jones, um ala de 2,09 m, atuou as primeiras três temporadas universitárias na Califórnia antes de se transferir para San Francisco e ganhar o prêmio de MVP, com médias de 16,5 pontos e 9,0 rebotes por jogo.

Em seguida, o atleta acertou sua ida para a Grécia, onde jogou nos quatro últimos anos na primeira divisão local. Na última temporada, chegou muitas vezes a ser poupado pelo Maroussi Athens, ficando 25 partidas como reserva.

No mês passado, Jones esteve em quadra por seis minutos em dois jogos da Liga de Verão da NBA, atuando pelo Denver Nuggets, mesma equipe do pivô brasileiro Nenê Hilário.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 21/8/2005, 16:02




Jogador de futebol americano morre após partida de pré-temporada

Das agências internacionais
Em Denver (EUA)

O jogador de futebol americano Thomas Herrion, do San Francisco 49ers, que disputa a NFL, liga profissional norte-americana, sofreu um colapso no vestiário e morreu, neste domingo, logo depois da partida de pré-temporada contra o Denver Broncos.

Os jogadores conversavam com o técnico Mike Nolan, quando Herrion desmaiou. Imediatamente, os médicos tentaram reanimá-lo e o levaram ao hospital mais próximo, mas não conseguiram reverter a situação.

Três horas depois, no entanto, o assessor dos 49ers, Aaron Salkin, confirmou que Herrion havia morrido. A causa da morte não foi diagnosticada imediatamente.

Herrion, que estava em seu primeiro ano nos 49ers, atuou em campeonatos universitários pela Utah State University e, na temporada passada, fez parte da equipe de treinos do San Francisco e do Dallas. Ele também jogou pelo Hamburg Sea Dogs, na NFL Europe.

Herrion foi o primeiro jogador de futebol americano a morrer em campo desde a criação da NFL. O último caso de colapso durante a partida havia acontecido em 1979, quando J.V.Cain, do Saint Louis Cardinals, morreu em treinamento de sua equipe.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 21/8/2005, 16:02




Mais dois casos...
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 22/8/2005, 00:31




Está acontecendo mais, ou está sendo mais noticiado?
 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/8/2005, 00:51




Cara, essa é uma pergunta bem interessante! Mas, não deixa de ser uma situação complicada. E olha que não estamos falando apenas de futebol.
 
Top
9 replies since 4/6/2005, 19:40   839 views
  Share