Casamento, Ou calem-se para sempre...

« Older   Newer »
  Share  
sarahivich
view post Posted on 28/2/2005, 07:20 by: sarahivich




QUOTE (>Il Monstro< @ 28/2/2005, 02:14)
E aí? O que acham do casamento?

Casar-se ou não casar-se? Pq?

Valorizar a instituição ou não? Pq?

Opiniões acerca do valor da instituição família.

Casamento Moderno: Separar-se é ruim? Se se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?

E finalmente: para o Estado Brasileiro, qual a diferença entre os estados civis? Que obrigações para com o estado existem a partir do casamento? E quais são as obrigações dos indivíduos para com seus cônjujes, segundo a lei brasileira?

eu acho que se você ama alguém e quer viver junto dela, deve se casar.

e quando digo "casar", é conviver diariamente, dividir a mesma casa. não necessariamente casar diante do estado ou da religião. isso depende da crença de cada casal.

quanto ao "se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?", é quase um "se vamos morrer, para que vivermos?", "se podemos não ter emprego, porque fazermos faculdade?". e por aí vai. não é porque você sabe que existe a possibilidade de falhar -- que existe, aliás, em absolutamente tudo na vida (com exceção da morte, é claro, que não falha), que vamos desistir de fazer qualquer coisa. não é porque eu sei que existe a possibilidade de me separar, que não vou me casar. porque eu acho que a possibilidade da separação é mínima, porque eu acho que mesmo sendo existente, vale a pena tentar.

qualquer separação é ruim. as conseqüências dela é que, muitas vezes, não são. as pessoas se separam por um motivo, na maioria das vezes, para lá de concreto: falta de amor, traição, brigas insuportáveis. e aí, o casal é que deve colocar em uma balança: o que vale mais? parar ali, ou continuar junto?

eu acho que hoje em dia existe uma desvalorização da insituição casamento, como se ela fosse um bicho de sete cabeças. eu acredito que não é. acho que passamos por coisas muito mais difíceis no dia-a-dia do que viver sob o mesmo teto com alguém que escolhemos e amamos. uma família, para existir, sempre -- absolutamente sempre -- necessita de um casal; e quando digo "casal", falo de um homem e uma mulher -- eles não precisam ser casados, mas os gametas provenientes deles são necessários para gerar uma criança -- que depois pode ser adotada por outra família, que pode ser criada só pela mãe, que pode ser criada só pelo pai, que pode ser criada pelos avós. de qualquer forma, acho que jamais devemos esquecer que é a partir de um casal que isso acontece -- coisa irrevogável.

quanto a instituição da família: eu acho importante, importante demais. não uma família considerada "padrão", com pai, mãe e filhos. mas uma família que dê amor, suporte, carinho, que dê a uma criança tudo o que ela necessite para se tornar um bom adulto.

quanto ao estado... eu não sei direito. sei que as pessoas casadas diante do estado podem escolher se querem se casar com comunhão parcial dos bens (todos os bens adquiridos após o casamento são tanto do homem quanto da mulher) ou separação dos bens (os bens adquiridos pela mulher, são dela; os bens adquiridos pelo homem, são dele). antigamente também existia a comunhão total de bens, mas hoje em dia ela não é mais permitida (tanto os bens anteriores ao casamento quanto os adquiridos posteriormente são do casal). um casal que vive em concubinato (relação comprovadamente estável por mais de quatro anos, acho eu), está unido por comunhão parcial de bens.
ah, sim. os estados civis são: solteiros, casados, divorciados, desquitados e viúvos. os que vivem em concubinato são solteiros, diantes do estado. os casados, essas explicações que eu coloquei acima. os divorciados, se separaram e podem se casar novamente. os desquitados, são separados e não podem se casar novamente, não pelo menos até o divórcio sair. os viúvos, já foram casados mas seus cônjuges já morreram, e eles podem se casar novamente como bem entenderem.

algumas das regras que eu sei (pelo menos, as de hoje em dia) é que um cônjuge deve ser fiel ao outro -- ou seja, não pode se relacionar com outra pessoa -- enquanto estiver casado. também não pode se casar com outra pessoa, óbvio -- a lei brasileira diz que o casamento deve ser monogâmico. mas não lembro das outras leis, não. ah, sim: parece quem um cônjuge também tem a obrigação de cumprir suas tarefas sexuais com o outro. uma mulher pode alegar que está pedindo divórcio porque seu marido é impotente -- e se for provado que ele é impotente, ela consegue.

antigamente, a mulher tinha a obrigação de se casar virgem. se o homem descobrisse que ela não o era, poderia pedir a anulação do casamento imediamente. e ah, antigamente um cônjuge que fosse pego em flagrante com outra pessoa, poderia ser preso. pelo menos, que eu me lembre... nenhum advogado -- ou futuro advogado -- nessa lista para refrescar a minha memória, não?


e imortal, a igreja católica xiou quanto ao casamento da cicarelli e do ronaldo porque os dois já se casaram diante da igreja uma vez; e, a partir daí, não poderiam se casar de novo. um benção dentro dos rituais do casamento feita pelo padre antônio maria não está correto, nesse caso -- pelo simples motivo que, diante da instituição que ele diz seguir, aquele casamento não é abençoado.

quanto aos animais, casas e etc. que podem abençoados: não existe nenhuma lei dentro da igreja católica que diz que eles não podem ser abençoados -- inclusive, mais de uma vez. mas existe, sim, lei dizendo que só se pode casar diante da igreja uma única vez. daí, a confusão.

e ah, sim: a cicarelli e o ronaldo também não são desquitados, nem divorciados diante do estado brasileiro. portanto, eles são casados, sim -- mas não um com o outro, pelo menos, não legalmente.
 
Top
58 replies since 28/2/2005, 02:14   969 views
  Share