Casamento, Ou calem-se para sempre...

« Older   Newer »
  Share  
>Il Monstro<
icon3  view post Posted on 28/2/2005, 02:14




E aí? O que acham do casamento?

Casar-se ou não casar-se? Pq?

Valorizar a instituição ou não? Pq?

Opiniões acerca do valor da instituição família.

Casamento Moderno: Separar-se é ruim? Se se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?

E finalmente: para o Estado Brasileiro, qual a diferença entre os estados civis? Que obrigações para com o estado existem a partir do casamento? E quais são as obrigações dos indivíduos para com seus cônjujes, segundo a lei brasileira?
 
Top
Imortal
view post Posted on 28/2/2005, 03:15




Um adendo antes da discussão :

Alguns setores da Igreja Católica xiaram muito do casamento do Ronaldo Fenômeno (???) e da Cicareli.

Por quê?

Porque os dois ainda são casados !

Além de adultério, o padre lá seguiu o ritual católico à risca pra celebrar o mesmo !

Um absurdo ?!?!?!

Depende do seu ponto de vista, certamente do ponto de vista do Padre Antônio , o religioso que liderou a celebração não houve nada de mais.

Aliás muitíssimo interessante o argumento de defesa dele ao afirmar que qualquer coisa pode ser abençoada como por exemplo um local ou até um cachorro.

Alguém aqui conhece o Auto da Compadecida ?
 
Top
sarahivich
view post Posted on 28/2/2005, 07:20




QUOTE (>Il Monstro< @ 28/2/2005, 02:14)
E aí? O que acham do casamento?

Casar-se ou não casar-se? Pq?

Valorizar a instituição ou não? Pq?

Opiniões acerca do valor da instituição família.

Casamento Moderno: Separar-se é ruim? Se se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?

E finalmente: para o Estado Brasileiro, qual a diferença entre os estados civis? Que obrigações para com o estado existem a partir do casamento? E quais são as obrigações dos indivíduos para com seus cônjujes, segundo a lei brasileira?

eu acho que se você ama alguém e quer viver junto dela, deve se casar.

e quando digo "casar", é conviver diariamente, dividir a mesma casa. não necessariamente casar diante do estado ou da religião. isso depende da crença de cada casal.

quanto ao "se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?", é quase um "se vamos morrer, para que vivermos?", "se podemos não ter emprego, porque fazermos faculdade?". e por aí vai. não é porque você sabe que existe a possibilidade de falhar -- que existe, aliás, em absolutamente tudo na vida (com exceção da morte, é claro, que não falha), que vamos desistir de fazer qualquer coisa. não é porque eu sei que existe a possibilidade de me separar, que não vou me casar. porque eu acho que a possibilidade da separação é mínima, porque eu acho que mesmo sendo existente, vale a pena tentar.

qualquer separação é ruim. as conseqüências dela é que, muitas vezes, não são. as pessoas se separam por um motivo, na maioria das vezes, para lá de concreto: falta de amor, traição, brigas insuportáveis. e aí, o casal é que deve colocar em uma balança: o que vale mais? parar ali, ou continuar junto?

eu acho que hoje em dia existe uma desvalorização da insituição casamento, como se ela fosse um bicho de sete cabeças. eu acredito que não é. acho que passamos por coisas muito mais difíceis no dia-a-dia do que viver sob o mesmo teto com alguém que escolhemos e amamos. uma família, para existir, sempre -- absolutamente sempre -- necessita de um casal; e quando digo "casal", falo de um homem e uma mulher -- eles não precisam ser casados, mas os gametas provenientes deles são necessários para gerar uma criança -- que depois pode ser adotada por outra família, que pode ser criada só pela mãe, que pode ser criada só pelo pai, que pode ser criada pelos avós. de qualquer forma, acho que jamais devemos esquecer que é a partir de um casal que isso acontece -- coisa irrevogável.

quanto a instituição da família: eu acho importante, importante demais. não uma família considerada "padrão", com pai, mãe e filhos. mas uma família que dê amor, suporte, carinho, que dê a uma criança tudo o que ela necessite para se tornar um bom adulto.

quanto ao estado... eu não sei direito. sei que as pessoas casadas diante do estado podem escolher se querem se casar com comunhão parcial dos bens (todos os bens adquiridos após o casamento são tanto do homem quanto da mulher) ou separação dos bens (os bens adquiridos pela mulher, são dela; os bens adquiridos pelo homem, são dele). antigamente também existia a comunhão total de bens, mas hoje em dia ela não é mais permitida (tanto os bens anteriores ao casamento quanto os adquiridos posteriormente são do casal). um casal que vive em concubinato (relação comprovadamente estável por mais de quatro anos, acho eu), está unido por comunhão parcial de bens.
ah, sim. os estados civis são: solteiros, casados, divorciados, desquitados e viúvos. os que vivem em concubinato são solteiros, diantes do estado. os casados, essas explicações que eu coloquei acima. os divorciados, se separaram e podem se casar novamente. os desquitados, são separados e não podem se casar novamente, não pelo menos até o divórcio sair. os viúvos, já foram casados mas seus cônjuges já morreram, e eles podem se casar novamente como bem entenderem.

algumas das regras que eu sei (pelo menos, as de hoje em dia) é que um cônjuge deve ser fiel ao outro -- ou seja, não pode se relacionar com outra pessoa -- enquanto estiver casado. também não pode se casar com outra pessoa, óbvio -- a lei brasileira diz que o casamento deve ser monogâmico. mas não lembro das outras leis, não. ah, sim: parece quem um cônjuge também tem a obrigação de cumprir suas tarefas sexuais com o outro. uma mulher pode alegar que está pedindo divórcio porque seu marido é impotente -- e se for provado que ele é impotente, ela consegue.

antigamente, a mulher tinha a obrigação de se casar virgem. se o homem descobrisse que ela não o era, poderia pedir a anulação do casamento imediamente. e ah, antigamente um cônjuge que fosse pego em flagrante com outra pessoa, poderia ser preso. pelo menos, que eu me lembre... nenhum advogado -- ou futuro advogado -- nessa lista para refrescar a minha memória, não?


e imortal, a igreja católica xiou quanto ao casamento da cicarelli e do ronaldo porque os dois já se casaram diante da igreja uma vez; e, a partir daí, não poderiam se casar de novo. um benção dentro dos rituais do casamento feita pelo padre antônio maria não está correto, nesse caso -- pelo simples motivo que, diante da instituição que ele diz seguir, aquele casamento não é abençoado.

quanto aos animais, casas e etc. que podem abençoados: não existe nenhuma lei dentro da igreja católica que diz que eles não podem ser abençoados -- inclusive, mais de uma vez. mas existe, sim, lei dizendo que só se pode casar diante da igreja uma única vez. daí, a confusão.

e ah, sim: a cicarelli e o ronaldo também não são desquitados, nem divorciados diante do estado brasileiro. portanto, eles são casados, sim -- mas não um com o outro, pelo menos, não legalmente.
 
Top
Alkalino
view post Posted on 28/2/2005, 16:53




Ah, sarahivich, sempre perfeita...

Vou esperar a discussão aumentar antes de dar alguma opinião. Por hora, pergunto se a desvalorização da instituição casamento, como a sarah chamou, não tem a ver principalmente com a própria descontrução dos relacionamentos amorosos em geral, que já começam na adolescência, quando o rapazinho vai pra festa pra pegar geral.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 28/2/2005, 17:38




Hummm...Bom tema! Vou pensar um pouco antes de passar por aqui! Até porque, ontem mesmo passei meu domingo em uma festa de casamento! Estou no clima!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 1/3/2005, 18:32




acho que sim, alkalino. desde cedo o que importa é quantidade, não qualidade. eu concordo que a gente tem de se divertir. a questão é que hoje em dia a idéia que se passa é que ficar com uma pessoa só e amá-la não é divertido, não é prazeroso e etc. eu sei, eu sei que não é para ser assim sempre -- a gente não encontra "a" pessoa de cara. é legal tentarmos, é legal adquirirmos experiências... mas fazer um concurso de "quem beija mais" e ficar com 60 pessoas numa festa só não é exatamente o MEU conceito de ganhar experiência e se divertir, não.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 1/3/2005, 20:31




Nem o meu! Mas, não devemos ser tão fanáticos...
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 3/3/2005, 05:33




QUOTE
quanto ao "se admite desde antes de casar-se que a separação é uma opção, pq casar-se?", é quase um "se vamos morrer, para que vivermos?", "se podemos não ter emprego, porque fazermos faculdade?". e por aí vai. não é porque você sabe que existe a possibilidade de falhar -- que existe, aliás, em absolutamente tudo na vida (com exceção da morte, é claro, que não falha), que vamos desistir de fazer qualquer coisa. não é porque eu sei que existe a possibilidade de me separar, que não vou me casar. porque eu acho que a possibilidade da separação é mínima, porque eu acho que mesmo sendo existente, vale a pena tentar.


Touché. Concordo. Na verdade, concordava desde sempre, já quando escrevi o tópico. Mas sempre vou me incomodar com isso de "vou casar e se não der certo, separo".

É que nem o aborto: Segundo minha própria crença, não é condenável, mas ainda assim eu detesto.

Hoje em dia somos muito mais livres do que já fomos para viver nossas paixões. O que estamos vivendo não é bem a desconstrução dos relacionamentos amorosos, é a legitimação de algumas modalidades destes relacionamentos que sempre estiveram na marginalidade.

Odiaremos isso? Para mim, não fazê-lo é um grande exercício de força de vontade. Acho que é inevitável vc se tornar um velho e entrar em conflito com o que gerações mais novas começam a inventar...
 
Top
Alkalino
view post Posted on 5/3/2005, 20:01




QUOTE
é a legitimação de algumas modalidades destes relacionamentos que sempre estiveram na marginalidade.



E aí, as coisas mais bizarras entram na moda. Como clubes de swing...
 
Top
Imortal
view post Posted on 5/3/2005, 20:52




Não julguei a validade da benção de animais e/ou objetos dentro das regras católicas. Que bom que isso é permitido ! O que achei estranho foi o padre lá usar este argumento pra justificar o casório acima citado.

 
Top
Sr Spock
view post Posted on 5/3/2005, 21:50




Em sexo, tudo é permitido...
...e o que é proibido é incentivado!

Cada pessoa que saiba qual o melhor "status conjugal" para sua situação. Morar junto, casar no civil, no religioso, casamento espírita, ecumênico, relação aberta...

Quanto a opção da separação, ela existir é que torna o casamento duradouro mais valioso, além de permitir um "final feliz" a uma relação infeliz.

A família (ou alguma relação de convivência que a substitua) é um desejo para quase todas as pessoas. Tem seu valor na construção da sociedade, não importanto quão "regular" ou "normal" seja. Uma sociedade inteira de casais homossexuais apresenta mais estabilidade de relações do que uma sociedade de homossexuais obrigatoriamente solteiros, por exemplo.

De toda a discussão, o que considero mais importante é impedir que qualquer possibilidade seja negada só pelas vontades de um grupo específico.

Creio que a relação de um casal homo ou heterossexual deveria ter o mesmo valor legal, permitindo a mesma categoria de união civil. Obviamente, a união religiosa só seria permitido se a autoridade religiosa o quisesse, afinal, é parte dos direitos de uma associação religiosa exigir ou proibir determinadas condutas de seus membros. O mesmo valeria para casamentos de divorciados, batizados ou o que fosse. Que haja a possibilidade da execução legal da medida para todos, em qualquer situação; e que a religiosa seja decidida por quem de direito, dentro da própria religião.

Ou seja, a cantilinária de sempre: liberdade plena ao indivíduo, inclusive liberdade de associação.

Uma boa idéia nunca está em exceesso.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 8/3/2005, 01:59




Concordo plenamente, Sr Spock. É aquela velha história de que o sujeito pode mandar dentro da casa dele, mas fora deve seguir as regras aplicadas à todos. Ou seja, as religiões podem condenar as atitudes dos seus membros e não de uma sociedade inteira. O pior é quando isso, além de não crescentar nada, ainda prejudica a evolução da ciência, a esperança de tantos, como no caso das células tronco.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/4/2005, 15:45




QUOTE
Aliás muitíssimo interessante o argumento de defesa dele ao afirmar que qualquer coisa pode ser abençoada como por exemplo um local ou até um cachorro.


Que imbecil! Abençoar uma união de pessoas já casadas é abençoar um pecado!
 
Top
Imortal
view post Posted on 2/4/2005, 19:04




QUOTE (>Gião< @ 2/4/2005, 12:45)
QUOTE
Aliás muitíssimo interessante o argumento de defesa dele ao afirmar que qualquer coisa pode ser abençoada como por exemplo um local ou até um cachorro.


Que imbecil! Abençoar uma união de pessoas já casadas é abençoar um pecado!

O pior é que o tal "imbecil" (foi o Gião que chamou, não fui eu!) é o padre preferido das "celebridades" brasileiras.

No Fantástico um domingo destes , saiu uma pesquisa que comprovou o que todos no Brasil já sabem : que o povo brasileiro é católico, mas não aceita e concorda com todos os preceitos católicos, principalmente os que se referem ao sexo.

No final perguntaram a um religioso se era possível isso, aceitar uma religião mas não conciliar isso com o cotidiano da sua vida, como a polêmica que envolve o uso de contraceptivos.

O religioso disse que não.
Disse que o pensamento dos fiéis deveria mudar.
Ele foi enfático e até um pouco rígido, mas foi coerente com as suas idéias.

A impressão que dava há algum tempo era que o catolicismo era a religião em que "tudo se podia", o que combinava muito com o jeito de ser do brasileiro, tipo, o católico , não no sentido exato da palavra, não aquele que professa a fé, que conhece e defende o catequismo, se via livre pra xingar, beber ou até mesmo praticar outras atividades.

Com o crescimento de algumas religiões evangélicas que exploravam muito a coisa da moralidade, do comportamento, a impressão que dá é que a Igreja Católica chegou à conclusão de que até mesmo o povo tropical do Brasil gosta de "pedir a benção", de ter de certa forma alguém que imponha certos limites.

Acho que isso é bom e ruim (como quase tudo na vida).

A Igreja Católica se torna mais coerente ao difundir ainda mais e enfatizar a necessidade de que seus princípios se cumpram.

Mas em compensação , fica mais rigorosa dentro de um certo conservadorismo.

Em todo caso não vejo nada de conservador num religioso que condene outro de sua religião por atos como este de abençoar casamentos de pessoas já casadas , pelo contrário isso me dá até esperança de que a coisa tem jeito.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 2/4/2005, 20:26




QUOTE
Em todo caso não vejo nada de conservador num religioso que condene outro de sua religião por atos como este de abençoar casamentos de pessoas já casadas , pelo contrário isso me dá até esperança de que a coisa tem jeito.


Imagino q tenha entendido a sua frase e, se foi o caso, concordo.
 
Top
58 replies since 28/2/2005, 02:14   969 views
  Share