Basquete feminino

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 22/2/2005, 17:25




Hortência volta a ser indicada para o Hall da Fama
Da Redação
Em São Paulo

Apontada como uma das melhores jogadoras da história do basquete brasileiro, a ex-armadora Hortência foi novamente indicada para o Hall da Fama, em Springfield, nos Estados Unidos.

Para ser escolhida para ser eternizada na elite mundial da modalidade, Hortência terá que receber pelo menos 18 votos entre os 24 integrantes do Comitê de Honra da "Naismith Basketball Hall of Fame", entidade que organiza o prêmio.

O anúncio acontece no dia 4 de abril, em uma conferência em St. Louis, e a cerimônia oficial de homologação dos novos integrantes está prevista entre os dias 8 e 10 de setembro, em Springfield.

Hortência é a única jogadora estrangeira a figurar entre os indicados. Além dela, apenas o italiano Sandro Gamba aparece entre os candidatos.

A relação de candidatos conta com 16 nomes, sendo 10 ex-estrelas da NBA, como Joe Dumars, ex-armador do Detroit Pistons e hoje presidente de operações da equipe, e o ala Dominiquee Wilkins, ídolo do Atlanta Hawks.

A armadora tem em seu currículo o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana-1991, o título mundial em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, competição esta que marcou sua despedida das quadras. No ano passado, ela esteve entre os concorrentes, mas não foi eleita.

Além de Hortência, apenas outro brasileiro concorreu ao Hall da Fama: o pivô Ubiratan, que morreu em 2002. Ele concorreu três vezes, mas não foi eleito em nenhuma oportunidade.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/2/2005, 17:27




Essa foi muito boa mesmo... (Na quadra, obviamente...)

user posted image

 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/2/2005, 17:30




Brasileiras fazem double-double no Italiano de basquete
Da Redação
Em São Paulo

As pivôs brasileiras Alessandra Oliveira, do Reyer Venezia, e Cíntia Tuiú, do Famila Schio, foram destaque na quinta rodada do returno do Campeonato Italiano de basquete, que aconteceu neste fim-de-semana. As jogadoras ajudaram as suas equipes marcando double-doubles.

O Famila Schio venceu o Mercede Alghero por 68 a 54, neste sábado, e se mantém na vice-liderança do Campeonato Italiano, com 17 vitórias e três derrotas. Mesmo se recuperando de uma leve inflamação no joelho, Cíntia Tuiú foi a cestinha da sua equipe na partida, contribuindo com 14 pontos, 11 rebotes e uma recuperação de bola em 24 minutos em quadra. Foi o seu quarto double-double em 16 jogos disputados nesta edição da competição.

Com 18 pontos e 14 rebotes em 33 minutos em quadra, a capitã do Reyer Venezia Alessandra fez o seu nono double-double em 18 partidas disputadas nesta temporada do Campeonato Italiano, mas não conseguiu evitar que o seu time perdesse para o Cras Taranto por 72 a 70 neste domingo. Alessandra foi a cestinha do confronto, que aconteceu no ginásio Palasport Taliercio, em Veneza. O Reyer Venezia soma 14 vitórias e seis derrotas e está em quarto lugar.

Também pela quinta rodada do returno, a pivô do Cari Chieti Kelly Santos quase fez um double-double, marcando 14 pontos, nove rebotes e quatro recuperações de bola em 36 minutos em quadra na vitória contra o Coconuda Maddaloni por 66 a 51, neste domingo (20 de fevereiro), em Chieti. A brasileira foi uma das melhores pontuadoras da sua equipe na partida, junto com Bridget Pettis e Angela Zampella, ambas com 16 pontos. O Cari Chieti subiu para a 12ª colocação na classificação.

A capitã do Penta Faenza Adrianinha teve o seu desempenho prejudicado por uma febre e converteu apenas três pontos no jogo deste domingo. Com a armadora brasileira doente, seu time perdeu para o Trogylos Priolo por 62 a 53, mas se manteve em terceiro lugar na classificação, somando 15 vitórias e cinco derrotas. Adrianinha, que atuou durante 31 minutos, também pegou um rebote e fez uma assistência.

Neste sábado, o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, perdeu em casa para o líder do Campeonato Italiano Phard Napoli por 72 a 61. Kaé anotou três rebotes e duas recuperações de bola em 25 minutos. O time da brasileira continua na sexta colocação, com 13 vitórias e sete derrotas. O Phard Napoli tem 18 vitórias e duas derrotas.

A sexta rodada do returno do Campeonato Italiano vai ser realizada no próximo fim-de-semana. Os confrontos são: Coconuda Maddaloni x Basket Bolzano, Phard Napoli x Cari Chieti, Cras Taranto x Trogylos Priolo, Meverin Parma x Pool Comense, Penta Faenza x Mercede Alghero, Famila Schio x Ares Ribera, Copra Alessandria x Rovereto Basket e Basket Spezia Club x Reyer Venezia.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/2/2005, 19:02




CAMPEONATO ITALIANO FEMININO


O Famila Schio, da pivô Cintia Tuiú, venceu o Mercede Alghero por 68 a 54 e se mantém na vice-liderança do Campeonato Italiano, com 17 vitórias e três derrotas. Mesmo se recuperando de uma leve inflamação no joelho, Cíntia Tuiú foi a cestinha da sua equipe, com 14 pontos, 11 rebotes e uma recuperação de bola. Mesmo com 18 pontos e 14 rebotes da pivô Alessandra, o Reyer Venezia perdeu para o Cras Taranto por 72 a 70. O Reyer Venezia soma 14 vitórias e seis derrotas e está em quarto lugar. Também pela quinta rodada do returno, o Cari Chieti, da pivô Kelly Santos ganhou do Coconuda Maddaloni por 66 a 51. O Cari Chieti subiu para a 12ª colocação na classificação. O Penta Faenza, da armadora Adrianinha, foi derrotado pelo Trogylos Priolo por 62 a 53, mas se manteve em terceiro lugar com 15 vitórias e cinco derrotas. E o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, perdeu em casa para o líder da competição o Phard Napoli por 72 a 61. O Comense continua na sexta colocação, com 13 vitórias e sete derrotas.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 9/3/2005, 01:01




Pivô brasileira assina contrato para voltar à WNBA

Kelly Santos vai defender o Phoenix Mercury em 2005

LANCEPRESS!

A pivô brasileira Kelly Santos acaba de assinar um contrato com o Phoenix Mercury para disputar a nona edição do campeonato da WNBA, que começa no dia 21 de maio. Será a terceira temporada dela na liga norte-americana. A brasileira jogou pelo Detroit Shock em 2001 e 2002.

No Phoenix Mercury, a pivô vai se juntar a estrelas do basquete mundial, como a ala australiana Penny Taylor e a armadora Diana Taurasi. Kelly deve se apresentar à equipe quando terminar sua participação no Campeonato Italiano, onde atua no Cari Chieti.

- Estou muito feliz. A técnica do Phoenix Mercury é a Carrie Graf, que já trabalhou com a seleção australiana e é uma profissional muito competente. Também vou jogar junto com a Penny Taylor, que elogiou o meu desempenho quando enfrentei o seu time, o Famila Schio, em fevereiro no Campeonato Italiano. A WNBA é uma liga de alto nível e muito competitiva, por isso precisamos de uma equipe bem entrosada. Minha preocupação é trazer experiência e somar ao grupo - comenta Kelly.

A temporada regular da liga norte-americana vai de 21 de maio a 27 de agosto. Os playoffs começam no dia 30 de agosto.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 12/3/2005, 01:50




21 de maio?!

Nao começa só depois q acaba a temporada da NBA?...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 12/3/2005, 03:35




Não sei, mas pelo jeito... Falando nisso, a Janete (tem algum h por aí, mas não sei onde) voltou para o Houston.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 12/3/2005, 03:35




Acho que é Janeth...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 15/3/2005, 17:38




Adrianinha marca 20 pontos na vitória do Penta Faenza
Da Redação
Em São Paulo

A brasileira Adrianinha, do Penta Faenza, brilhou na vitória de seu time sobre o Reyer Venezia, por 72 a 54, no último domingo, pela nona rodada do Campeonato Italiano de Basquete.

A armadora marcou 20 pontos, recuperou nove bolas, fez duas assistências e ganhou um rebote durante os 37 minutos em que esteve em quadra. Ela e a companheira de equipe Simona Ballardini, foram as cestinhas do jogo.

Com o resultado, o Penta Faenza soma 17 vitórias e sete derrotas e é o terceiro colocado na classificação. Já o Reyer Venezia está em 6º lugar, com 14 vitórias e dez derrotas.

Outras brasileiras foram bem na rodada do basquete italiano. O Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, conquistou o seu terceiro triunfo consecutivo ao bater em casa o Rovereto Basket por 77 a 54 e está em quinto lugar, com 16 vitórias e oito derrotas. E o Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, ganhou em casa do Basket Spezia Club por 69 a 61, e subiu para a 12ª colocação, com nove vitórias e 15 derrotas. Kelly marcou seis pontos, pegou quatro rebotes, recuperou uma bola e fez uma assistência em 28 minutos em quadra.

Já o Famila Schio não teve o que comemorar. O time de Cíntia Tuiú perdeu para o Trogylos Priolo por 79 a 75, apesar do bom desempenho da pivô, que marcou 16 pontos e fez uma recuperação de bola. Com 20 vitórias e quatro derrotas, o time de Cíntia está na vice-liderança do Campeonato Italiano, atrás do líder Phard Napoli, que venceu o Ares Ribera na nona rodada do returno e tem 21 vitórias e três derrotas.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 21/3/2005, 14:28




Time de Cíntia Tuiú é campeão da Copa Itália
Da Redação
Em São Paulo

O Famila Schio, da pivô brasileira Cíntia Tuiú, é o campeão da 13ª edição da Copa Itália. Na final da competição, realizada neste domingo, no ginásio PalaCiti, em Parma, o time venceu o Phard Napoli, atual líder do Campeonato Italiano de Basquete, por 63 a 51.

Cíntia Tuiú fez um double-double e foi um dos destaques da partida contra o Phard Napoli. A jogadora marcou 18 pontos, dez rebotes e duas recuperações de bola em 36 minutos em quadra e foi uma das cestinhas do confronto, junto com a companheira de equipe Penny Taylor, que converteu 19 pontos e foi eleita a MVP da competição.

Nos dois jogos que disputou na Copa Itália, Cíntia teve média de 11 pontos e 11,5 rebotes em 31,5 minutos.

O Famila Schio conquistou o título de campeão da Copa Itália pelo segundo ano consecutivo e pela quarta vez na história da competição (1996, 1999, 2004 e 2005).


 
Top
Journeyman
view post Posted on 28/3/2005, 14:02




Brasileira é destaque no Italiano de Basquete


A ala brasileira Micaela Jacintho, a Kaé, do Pool Comense, foi destaque na décima rodada do returno do Campeonato Italiano de Basquete, que aconteceu neste sábado. A brasileira foi a cestinha da vitória contra o Coconuda Maddaloni por 73 a 54, em Caserta.

Micaela fez 19 pontos e pegou um rebote nos 29 minutos em que esteve em quadra e ajudou o seu time a conquistar o seu quarto triunfo consecutivo na competição. O Pool Comense segue em quinto lugar na classificação, com 17 vitórias e oito derrotas.

Também pela décima rodada, o Famila Schio, da pivô Cíntia Tuiú, venceu o Basket Bolzano em casa por 95 a 46 e se mantém na vice-liderança da competição, com 21 vitórias e quatro derrotas. Cíntia marcou três pontos, pegou um rebote e recuperou duas bolas em 26 minutos em quadra.

O Penta Faenza, da armadora e capitã Adrianinha, derrotou o Ares Ribera por 76 a 54, em Faenza. Adrianinha contribuiu com 12 pontos, sete assistências, três recuperações de bola e um rebote em 38 minutos em quadra. A equipe da brasileira tem 18 vitórias e sete derrotas e é a terceira colocada no Campeonato Italiano.

O Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, bateu o Copra Alessandria por 84 a 60 e subiu da 12ª para a 11ª colocação. O time soma dez vitórias e quinze derrotas. Kelly anotou 11 pontos, 13 rebotes, uma recuperação de bola e uma assistência em 29 minutos em quadra e fez o seu sexto double-double (dois dígitos em dois fundamentos) na competição.

Desfalcado da pivô e capitã Alessandra Oliveira, que se recupera de uma microcirurgia no pé esquerdo em São Paulo, o Reyer Venezia sofreu a sua sexta derrota seguida no Campeonato Italiano. A equipe perdeu para o Phard Napoli por 61 a 48, em Nápoles, e está em sexto lugar, com 14 vitórias e 11 derrotas. O Phard Napoli é o líder da competição, com 22 vitórias e três derrotas.

EFE

Agência Efe - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 1/4/2005, 22:32




Paulista feminino começa neste sábado com duas partidas

Da Redação
Em São Paulo

Duas partidas abrem neste sábado o Campeonato Paulista feminino de basquete de 2005. O destaque é o clássico do ABC, entre AD Santo André e Santa Maria/São Caetano, que acontece às 18h no ginásio municipal Pedro Dell'Antonia, em Santo André.

"Acredito que este será um campeonato equilibrado, com muitos times brigando para chegar á decisão. O nosso elenco é basicamente jovem, mas vamos tentar evoluir durante o campeonato", comenta a técnica Laís Elena, de Santo André.

Para a disputa do estadual, o time se reforçou com as contratações da ala-pivô Patrícia, que já defendeu Santo André em outras oportunidades, e da armadora Katynha, que jogou o último Nacional pelo São Caetano.

Já o técnico Norberto Silva, o Borracha, também aposta em um torneio equilibrado, mas aponta o Ourinhos, atual campeão brasileiro, como o favorito ao título.

"A competição deve ser bastante igual e, com isso, os jogos em casa serão determinantes, pois quem vencer o maior número terá um grande trunfo", analisou o treinador de São Caetano, que contratou duas jogadoras junto ao Guarulhos: a armadora Eliana e a pivô Kátia.

Também no sábado, SME/Ribeirão Preto/Clube Verdade e Unimep/Ahmpla/Selam fazem o duelo de "caçulas" da competição. As duas equipes se enfrentam às 18h, no ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.

No time de Ribeirão, apenas quatro jogadoras que estiveram na temporada passada continuam no elenco - Márcia, Camila, Josi e Amanda -, enquanto outras oito atletas foram contratadas (Karen, Nathalia, Juliana, Karina, Tatiana, Mainha, Tayara e Cinthia).

Comandada pela ex-jogadora Branca, a equipe de Piracicaba fez diferente: manteve a mesma equipe que foi campeã da série A-2 em 2004. A intenção da treinadora, porém, é buscar alguns reforços durante o torneio.

"Ribeirão Preto montou uma equipe arrumada, aproveitou algumas jogadoras da temporada passada e se reforçou com Ana Regina (assistente), ex-jogadora, e que isso implica em uma melhora considerável", comentou Branca, que aposta no entrosamento para superar as dificuldades do início do campeonato.

"A nossa equipe é a única que treina desde o dia 31 de janeiro e confio nisso. Além destas coisas, temos um time muito simples e agora a tentativa é de que seja obediente taticamente para superar os adversários que têm muito mais talentos individuais", completou.

A primeira rodada do Paulista terá outros dois jogos. O Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, atual campeão do Nacional, estréia no domingo, às 18h, contra o Unimar/Marília, fora de casa. Na terça, o Guarulhos recebe a visita do São Bernardo/Metodista.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 1/4/2005, 22:32




Longe do Campeonato Italiano, Alessandra se recupera no Brasil

Da Redação
Em São Paulo

A pivô Alessandra Oliveira, que defende a equipe do Reyer Venezia no Campeonato Italiano de basquete, segue no Brasil se recuperando de uma microcirurgia no pé esquerdo.

De acordo com o médico Eduardo Pereira, ortopedista responsável pela cirurgia realizada no dia 15 de março em São Paulo, o quadro de evolução da atleta está surpreendendo.

"A recuperação da Alessandra vem sendo um sucesso. Nesta terça, retiramos os pontos. O inchaço do pé diminuiu bastante e a sensibilidade retornou. O trabalho de fisioterapia já teve início e vamos começar o treino de marcha", explica o médico, sem precisar a expectativa de volta às quadras.

Alessandra participou de 20 jogos no Campeonato Italiano. A pivô brasileira fez 11 double-doubles e, mesmo fora da competição há três rodadas, ainda é a cestinha do Reyer Venezia, com um total de 317 pontos convertidos (média de 15,9 por partida), e a vice-líder nas estatísticas gerais em rebotes ofensivos, com um total de 95 (média de 4,8 por partida).

O Campeonato Italiano está na 11ª rodada do returno. O Reyer Venezia ocupa a sexta colocação, com 14 vitórias e 11 derrotas.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 3/4/2005, 22:48




Santo André e Ribeirão Preto vencem na abetura do Paulista

Da Redação
Em São Paulo

Santo André e Ribeirão Preto largaram na frente na disputa do Campeonato Paulista feminino de basquete. As duas equipes venceram seus compromissos na rodada de abertura da competição, realizada neste sábado.

A AD Santo André começou mal o "clássico do ABC" contra o Santa Maria/São Caetano e foi para o intervalo perdendo por 40 a 39. Jogando em casa, porém, o time da técnica Laís Elena se recuperou na segunda metade e venceu por 80 a 70.

Já o SME Ribeirão Preto/Clube Verdade, mesmo atuando no ginásio da Cava do Bosque, passou com dificuldade pela Unimep/Ahmpla/Selam.

Depois de uma vitória apertada no primeiro tempo (32 a 29), o time da casa manteve o ritmo e fechou o jogo com 55 a 50 no placar. As cestinhas foram Daiara (21 pontos), de Ribeirão Preto, e Fabiana (15 pontos), da Unimep.

A primeira rodada do Paulista feminino continua neste domingo com uma partida. O Pão de Açúcar/FIO/Ourinhos, atual campeão nacional, vai até Marília para enfrentar o time local, às 18h, no ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei.

Uma das "caçulas" da competição, a equipe de Marília contratou nove jogadoras para o estadual: Aide (lateral - ex-Santa Maria/São Caetano), Simone Pontello (pivô - ex-Guarulhos), Renata (lateral - ex-Americana), Ana Flavia (armadora - ex-Ourinhos), Ana Carolina (armadora - ex-Araraquara), Flávia (pivô - ex-São Caetano), Luciana (pivô - ex-Ourinhos), Luco (lateral - que atuava no basquete catarinense) e Jacque (pivô - ex-Vasco da Gama-RJ).

"Estamos formando uma equipe para um período longo. Nesta estréia, enfrentaremos uma equipe vencedora, entrosada e forte, mas a nossa idéia é fazer um bom jogo e brigar pela vitória", comentou a treinadora Valéria Cavecci, de Marília.

Maior favorito ao título, Ourinhos se reforçou com Lílian (ala - ex-Guarulhos) e Palmira (ala - ex-Americana). "No decorrer do campeonato o time vai evoluir muito, crescer bastante. A torcida de Ourinhos pode ter certeza que a equipe é novamente uma forte candidata ao título", avisou o técnico Antonio Carlos Vendramini.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 5/4/2005, 17:37




Brasileira Hortência é eleita para o Hall da Fama do basquete

Das agências internacionais
Em Saint Louis (EUA)

A ex-jogadora Hortência, maior cestinha da história do basquete feminino brasileiro, foi selecionada nesta segunda-feira para fazer parte do Hall da Fama do basquete mundial, que fica em Springfield, nos Estados Unidos.

Reuters
Jogadora fará parte do Hall da Fama do basquete mundial, em Springfield (EUA)
"Agora posso morrer em paz, estou eternizada", brincou Hortência, que já havia sido indicada em 2004, mas ficou de fora da lista final na ocasião.

Desta vez, ela foi selecionada junto com outros quatro treinadores norte-americanos - Jim Boeheim, da Universidade de Syracuse, Jim Calhoun, da Universidade de Connecticut, Hubie Brown, ex-Memphis Grizzlies, e a ex-técnica universitária Sue Gunter.

Cestinha da campanha do título mundial de 1994, com média de 27,6 pontos por jogo, Hortência tem ainda em seu currículo uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, e uma medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, onde encerrou a carreira.

PERFIL
Nome: Hortência Marcari
Data de nascimento: 23/09/1959
Naturalidade: Potirendaba (SP)
1º clube: São Caetano E.C. (SP)
Clubes: São Caetano, Prudentina, Minercal, Constecca/Sedox, Ponte Preta e ADC Seara
Na seleção: campeã sul-americana (Bolívia-78, Brasil-86 e Chile-89), medalha de bronze no Pan de Caracas (Venezuela-83), medalha de prata no Pan de Indianápolis (EUA-87), medalha de ouro no Pan de Havana (Cuba-91), medalha de bronze no Pré-Olímpico de Vigo (Espanha-92), 7º lugar nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha-92), campeã do Mundial (Austrália-94) e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta (EUA-96)
Nos clubes: campeã paulista (82, 83, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93), campeã da Taça Brasil (84, 87, 89, 91, 92, 94 e 95), campeã do Sul-Americano de clubes (83, 84, 93 e 96), campeã no Mundial Interclubes (91, 93 e 94), campeão do Pan-Americano de Clubes (94 e 95)
"Recebi o 'Oscar' do basquete e a sensação é de ter conquistado o prêmio máximo. A emoção é tão grande como foi com a conquista do título mundial e da medalha olímpica", disse a ex-jogadora.

Os cinco membros selecionados nesta segunda serão introduzidos no Hall da Fama em uma cerimônia a ser realizada de 8 a 11 de setembro.

Boeheim e Calhoun alcançaram a 700ª vitória em suas carreiras nesta temporada e se tornaram os primeiros técnicos com tal número de vitórias no basquete universitário dos EUA a se enfrentarem - as duas equipes jogaram no último dia 5 de março. Os dois têm três títulos nacionais, dois deles de Calhoun.

Brown foi eleito por sua contribuição para o desenvolvimento do esporte e seu impacto no jogo como técnico, clínico, comunicador e embaixador. Melhor técnico da NBA em 1978 e 2004, ele deixou os Grizzlies nesta temporada para encerrar a carreira.

Já Sue Gunter venceu 708 partidas no comando da Universidade de Louisiana State, a terceira melhor marca na história do basquete universitário norte-americano. Ela se aposentou em 2004.
 
Top
191 replies since 22/2/2005, 17:25   1562 views
  Share