Música em quadrinhos, (e quadrinhos em música)

« Older   Newer »
  Share  
Capitão Ácido
view post Posted on 4/12/2006, 14:30




Mozart no traço de Manara em Péntit!

Por Marcelo Naranjo (01/12/06)

Para marcar os 250 anos de nascimento de Mozart, a editora Pixel Media lança Péntiti! (formato 21 x 28 cm, 48 páginas, R$ 57,90), livro que mostra a trajetória deste que foi um dos maiores gênios da música clássica de todos os tempos.

O álbum conta com ilustrações de Milo Manara, mestre dos quadrinhos eróticos, e a bagagem histórica de Rudolph Angermüller, musicologista e pesquisador da vida e obra do artista.

Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, na Áustria. Batizado na catedral de São Ruperto com o nome latino de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, o artista passou a vida mudando a forma de ser chamado, principalmente no que se refere ao seu nome do meio, Theophilus, que significa, em grego, "Amigo de Deus". Em raras ocasiões usou a versão latina deste nome, Amadeus, que por ironia hoje se tornou a mais vulgar.

Criança pródiga, começou a compor minuetos para cravo aos cinco anos. Em 1763, seu pai o levou junto com a irmã Nannerl para uma turnê pela França e Inglaterra. Em Londres, conheceu Johann Christian Bach, o último filho de outro gênio da música, Johann Sebastian Bach.

Entre 1770 e 1773, Mozart visitou a Itália três vezes. Foi lá que compôs a ópera Mitridate, obtendo grande êxito. Mas foi o período entre 1781 e 1786 o melhor de sua carreira, quando compôs óperas, sonatas para piano, música de câmara e principalmente uma seqüência de concertos para piano. Em 1782, o artista casa-se, contra vontade do pai, com Constanze Weber, irmã mais nova de Aloisia Weber Lange, cantora lírica por quem Mozart se apaixonara tempos antes.

O álbum Péntiti! traz a história das três das principais óperas de Mozart: As Bodas de Fígaro, Dom Giovanni e Così fan Tutte.

As Bodas de Fígaro retrata o barbeiro de mil façanhas - uma profissão de status, representado pela figura de Fígaro, que recebe a missão de auxiliar na conquista de uma noiva para o Conde de Almaviva. Fígaro possui um senso estético ímpar e aguçada capacidade de julgamento.

Em Dom Giovanni, Mozart mostra um homem revoltado contra Deus e a sociedade, um arquétipo característico do cristão ocidental, em que o pecador contumaz é vítima da punição divina.

E finalmente Così fan Tutte. Nenhuma ópera de Mozart foi tão incompreendida quanto esta. Muito criticada pelos alemães, que se referiam à peça como uma miséria, uma visão desabonadora da conduta das mulheres.

Em Péntiti!, todas as páginas de texto trazem pequenas ilustrações de Manara em preto e branco. E há também páginas inteiras com ilustrações a cores, cheias de detalhes e pinturas feitas à mão pelo mestre italiano do erotismo
image
 
Top
#FF#
view post Posted on 4/12/2006, 16:58




QUOTE (>Il Monstro< @ 21/11/2006, 19:04)
Pois é. Bota Sticky. #FF# diz que sequer entra nessa pasta há meses. Se tiver uma coisa q me interesse na pasta "outros esportes", por exemplo, também vou ficar sem saber...

Saco nada de quadrinhos! :o:
Sei nem direito a ordem que tem que ler / olhar. :D
Mas os traços tão bem de acordo com o desenho animado.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 24/1/2007, 23:16




Músicas antigas do Super-Homem disponíveis para download

Por Marcus Ramone (22/01/07)

O blog norte-americano Way Out Junk está disponibilizando os arquivos em MP3 do disco Children's Treasury of Superman Musical Stories, gravado originalmente em 1966.

No álbum há doze músicas, cada uma levando no título o nome de algum personagem do universo do Homem de Aço.

LINK: http://wayoutjunk.blogspot.com/2006/12/chi...an-musical.html
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 2/2/2007, 13:35




Rabiscos e Rock

Marco Antonio Barbosa

Banda desenhada, em Portugal, é como se chamam as nossas boas e velhas histórias em quadrinhos. Mas o trocadilho é impagável, perfeito para um desenhista que tem em suas bandas de rock a matéria-prima para seus rabiscos. Essa união rock + quadrinhos será celebrada em mais uma edição do Bandas Desenhadas, que ocupa neste sábado o Fórum Estúdio, em Botafogo. "Esse projeto, que chamo de HQ-Rock, é o único no Estado a unir quadrinhos e som ao vivo" gaba-se Pedro de Luna, organizador do BD e também mentor do coletivo Araribóia Rock, que congrega bandas de Niterói e São Gonçalo. Enquanto os grupos Fuzzcas, Monotube e Parlofone (todos do Rio) e Abaixo de Zero (de Niterói) soltam os cachorros no palco, rola na ante-sala do estúdio a exposição dos desenhos do próprio de Luna, que também abastecem o website www.bandasdesenhadas.hpg.com.br.

- - - - -

Ia potar mais notícias que me interessaram no JB de hoje, mas o trabalho de digitar tudo me foi muito desestimulante. Bom, vou ver se coloco o do Wolff, na pasta de poker, então...
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 4/2/2007, 17:59




Cantora Avril Lavigne protagonizará mangá

Por Pablo Casado (01/02/07)

Courtney Love, roqueira encrenqueira e viúva de Kurt Cobain, parece ter criado um precedente no mercado de quadrinhos norte-americanos ao estrelar o mangá Princess Ai, publicado pela Tokyo Pop - e lançado no Brasil pela Conrad. Pois outra cantora, a rebelde de butique Avril Lavigne, está fazendo o mesmo.

Em abril, a Del Rey, divisão especializada na publicação de mangás da editora Random House, lança a graphic novel Make 5 Wishes.

Desenvolvida com a colaboração da popstar e executada pelos quadrinhistas Camilla D'Errico (arte) e Joshua Dysart (roteiro), a história conta o drama da introvertida adolescente Hana, que, ao acessar um estranho website, recebe de um demônio uma série de desejos que não saem como esperado. É aí que entra Lavigne, a heroína que irá ajudar Hana a vencer seus demônios interiores de uma vez por todas.

"Eu sei que muitos dos meus fãs lêem manga", declarou a cantora no release da editora, "e estou realmente empolgada em estar envolvida na criação de histórias que sei que eles vão gostar".

A trama será contada em dois volumes totalmente coloridos, vendidos a $ 12,95. O segundo deles sai em julho.

image
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 24/7/2007, 16:07




Marcio Baraldi homenageia baterista do Angra com HQ

Por Marcus Ramone (20/07/07)

O cartunista Marcio Baraldi, criador do personagem Roko-Loko, produziu uma história em quadrinhos de terror (ou melhor, de "terrir") em celebração ao aniversário do baterista Aquiles Priester, da banda brasileira de heavy metal Angra.

Intitulada Aquiles no Teatro Mal-Assombrado, a história é apresentada como baseada no inusitado fato ocorrido com o musicista num workshop realizado em um teatro de Recife/PE.

Para conferir a HQ em tamanho ampliado, basta acessar o site do fã-clube do baterista.

http://aquilespolvopriester.zip.net/arch20...2007-06-30.html
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 12/8/2007, 19:18




Neil Young escreverá graphic novel para a DC Comics

Por Marcus Ramone (02/08/07)

O veterano e aclamado roqueiro canadense Neil Young escreverá, em parceria com o roteirista Joshua Dysart (Avril Lavigne - Faça 5 Pedidos), uma graphic novel para a linha Vertigo da DC Comics.

A HQ será uma adaptação do disco Greendale, gravado por Young em 2003, e contará a história de Sun Green, um adolescente californiano que está sempre às voltas com o ativismo político.

Sean Murphy (Off Road) será o desenhista da graphic novel, que ainda não tem data de lançamento.
 
Top
21 replies since 25/1/2006, 00:46   1141 views
  Share