Reflexões sobre música, As artes após 1950

« Older   Newer »
  Share  
Capitão Ácido
view post Posted on 14/11/2004, 12:45




Il Monstro<+24/10/2004, 06:57-->
CITAZIONE (>Il Monstro< @ 24/10/2004, 06:57)
Não é questão de aula. Imaginei que seria considerado meio pedante, escrevendo o q escrevi, mas foi meio q pra criar polêmica mesmo.

Definir algo como "Arte", em detrimento de outro produto, por quê? O que a arte tem que o outro produto não tem? Beleza.

O q é o "Belo"?

A arte tbm pode ter "feiúra" e algo q não seja arte pode ter "beleza", seu Monstro?

E me responda o q vc mesmo perguntou. Sob a sua perspectiva, o q é o belo?...

Vai q é tua Platão!

Edited by Capitão Ácido - 14/11/2004, 12:45
 
Top
#FF#
view post Posted on 14/11/2004, 15:08




O Tico, por exemplo, é artista e é feio bagaray!
 
Top
Curuja
view post Posted on 14/11/2004, 16:07




CITAZIONE (Capitão Ácido @ 14/11/2004, 08:40)
CITAZIONE (Curuja @ 27/10/2004, 06:15)
Duas questões.

1º - Nao me refiro à qualidade dos músicos e das músicas em relação a beleza destes. É uma questão de conhecimento, aprofundamento, técnica e estudo dos músicos que leva a uma música mais bem trabalhada. Isso não é garantia de beleza. Dois exemplos de 2 dos maiores compositores da história:
1 Existe uma ópera do Mozart que prima por explorar os limites das vozes dos solistas, a ópera é um requinte analizada tecnicamente, mais é extremamente chata e ruim de ouvir exatamente pq é péssimo ouvir pessoas cantando nos limites agudos ou graves da voz.
2 Uma versão do Villa Lobos de O Cravo Brigou com a Rosa, é tecnicamente e harmonicamente muito bem trabalhada, mais é considerada uma de suas obras mais feias.

Os dois exemplos, literalmente desagradam o ouvido.


A todo e qualquer ouvido ou a ouvidos educados historicamente em outra direção?

Os ouvidos ocidentais (pelo menos os meus, mas percebo q em mais gente) têm certa dificuldade a princípio para apreciar músicas orientais, acho q por diferença nas escalas utilizadas. Ou não.


Os dois casos são diferentes, mas vc está certo quanto ao nosso problema de ouvir músicas orientais.

No caso do Mozart, não acredito que um oriental vá lá gostar de uma soprano berrando as notas mais agudas possíveis. As notas estão no limite máximo, pouquíssimos cantores conseguem executá-las. É tão exagerado que ás vezes pode até doer o ouvido.

No caso do Villa-Lobos é possível que um oriental goste.

Os orientais usam uma escala mais complexa que a nossa. Só pra se ter uma idéia eles usam 28 notas e no ocidente são usadas apenas 13 (contando com os sustenidos e bemóis). Essas notas "a mais" na escala oriental parece nos ouvidos ocidentais que é uma desafinação.

Edited by Curuja - 14/11/2004, 12:10
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 15/11/2004, 22:33




CITAZIONE
A arte tbm pode ter "feiúra" e algo q não seja arte pode ter "beleza", seu Monstro?  


Os objetos de arte nada mais são do que produtos da expressão humana. Pode haver beleza nas coisas mais triviais. Na verdade, a separação da categoria "arte" é um artifício datado, como nós já vimos, Capitão.

Já a feiúra é um tipo de distinção da mesma natureza do que a beleza. A arte pode ser feia, ou melhor, desagradável.

O que geralmente possui pouco valor artístico, é o que não é capaz de despertar qualquer emoção, que não é uma expressão verdadeira da emoção de uma pessoa, ou o é, de uma pessoa cujas emoções não têm muita força, quanto a isso já não se pode discorrer muito. Trata-se de cópias “baratas” de outros objetos de arte de expressão mais vigorosa, ou de expressões de emoções não muito bem amadurecidas num artista, ou ainda de um artista que pode não ter meios muito bons de explorar a técnica por que sua arte emerge: A música, a pintura, o vídeo, etc. É o que sai quando um artista não se conhece muito bem a sua técnica, ou não se arrisca na exploração da linguagem... enfim.

Estas questões nos tocam diretamente o tempo todo, não?

CITAZIONE
E me responda o q vc mesmo perguntou. Sob a sua perspectiva, o q é o belo?...


Quer que eu liste aqui as coisas de que gosto? Ia demorar...

Sou a pessoa com as opiniões mais corretas do Canal!
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 15/11/2004, 22:40




CITAZIONE (Curuja @ 14/11/2004, 16:07)
Os dois casos são diferentes, mas vc está certo quanto ao nosso problema de ouvir músicas orientais.

No caso do Mozart, não acredito que um oriental vá lá gostar de uma soprano berrando as notas mais agudas possíveis. As notas estão no limite máximo, pouquíssimos cantores conseguem executá-las. É tão exagerado que ás vezes pode até doer o ouvido.

No caso do Villa-Lobos é possível que um oriental goste.

Os orientais usam uma escala mais complexa que a nossa. Só pra se ter uma idéia eles usam 28 notas e no ocidente são usadas apenas 13 (contando com os sustenidos e bemóis). Essas notas "a mais" na escala oriental parece nos ouvidos ocidentais que é uma desafinação.

Eu pensava q eram 26 notas

Essa escala é a mesma em todo o oriente ou há variações?

Há alguma outra diferente dessas duas no mundo (pelo menos q vc tenha conhecimento)?
 
Top
Curuja
view post Posted on 16/11/2004, 02:11




CITAZIONE (Capitão Ácido @ 15/11/2004, 18:40)
Eu pensava q eram 26 notas

Essa escala é a mesma em todo o oriente ou há variações?

Há alguma outra diferente dessas duas no mundo (pelo menos q vc tenha conhecimento)?

Eu realmente posso estar errada quanto às 28 notas da escala oriental
Agora q vc falou em 26 me deu um nó na cabeça. Vou procurar com mais precisão depois.

As escalas são somente uma forma de organizar e simplificar as formas musicais que são infinitas. Nessa simplificação 2 padrões se sobrepuseram.

A forma ocidental nasceu quando resolveram simplificar as coisas para q pudesse tornar a música mais acessível e mais marcante aos ouvidos.
No oriente tb ouve uma simplificação q é essa escala mais conhecida.

Quanto à existência de outras variações, elas existem aos montes.
Os índios brasileiros usam escalas variadíssimas.
No oriente eu não tenho conhecimento de nenhuma, mas concerteza deve existir outras nem q sejam tocadas como aqui, em tribos mais isoladas.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 28/11/2004, 22:10




Então a forma ocidental é a mais fácil para se compreender/apreciar/ouvir, correto?

Tá vendo Alkalino? Não se preocupe que em certa medida, toda canção com base na escala ocidental é por princípio pop em sua origem/concepção...
 
Top
Alkalino
view post Posted on 29/11/2004, 14:21




Por isso que minha próxima composição só vai contar com barulho de vento, bolinhas de ping pong, barulhos intra-corporais e mantras tibetanos tocados de trás pra frente...
 
Top
Curuja
view post Posted on 30/11/2004, 04:41




CITAZIONE (Capitão Ácido @ 28/11/2004, 18:10)
Então a forma ocidental é a mais fácil para se compreender/apreciar/ouvir, correto?

Perfeitamente.

Mas no caso do Alkalino, me parece que ele quer fazer algo minimalista.

São coisas tb um pouco estranhas.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 1/12/2004, 21:57




CITAZIONE (Alkalino @ 29/11/2004, 14:21)
Por isso que minha próxima composição só vai contar com barulho de vento, bolinhas de ping pong, barulhos intra-corporais e mantras tibetanos tocados de trás pra frente...

Maneeeiro!
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 1/12/2004, 21:58




CITAZIONE (Alkalino @ 29/11/2004, 14:21)
Por isso que minha próxima composição só vai contar com barulho de vento, bolinhas de ping pong, barulhos intra-corporais e mantras tibetanos tocados de trás pra frente...

Maneero!
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 1/12/2004, 22:00




CITAZIONE (Curuja @ 30/11/2004, 04:41)
CITAZIONE (Capitão Ácido @ 28/11/2004, 18:10)
Então a forma ocidental é a mais fácil para se compreender/apreciar/ouvir, correto?

Perfeitamente.

Mas no caso do Alkalino, me parece que ele quer fazer algo minimalista.

São coisas tb um pouco estranhas.

Coisas alkalineskas enfim...
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 12/12/2004, 22:33




Tem o livro novo do Humberto Eco, sobre arte...
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 12/12/2004, 23:06




Compra aí e traz as discussões para a pasta!...
 
Top
31 replies since 20/10/2004, 22:19   485 views
  Share