Bioética

« Older   Newer »
  Share  
>Il Monstro<
view post Posted on 7/8/2004, 00:10




CITAZIONE (Curuja @ 5/8/2004, 06:02)
Li algo sobre clonagem que dizia que a possibilidade de uma tentativa dar errado é de quase 99%.

Acho que não vale a pena gastar dinheiro com isso.

Podemos utilizar recursos em relação ao câncer à aids e aprimorar remédios e tratamentos de outras doenças e em pesquisas de célula tronco.

Boa questão. Concordo, mas não chego a condenar que se faça o contrário, não consigo decidir se devia ser permitido ou proibido (quanto ao sentimento pessoal, gosto tão ou menos da prática da clonagem do que da prática do aborto).
 
Top
>Gião<
view post Posted on 9/8/2004, 14:52




Não é ético! Acho que a ética deve vir antes que necessidades (?)!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 29/9/2005, 03:49




QUOTE (>Gião< @ 6/8/2004, 15:01)
QUOTE
gião, mas em que tentativa você se refere?
eles não são assassinados, em nenhum momento. a tentativa é muito pelo contrário: a da mulher engravidar. quando colocam o embrião no útero, querem mais é que ele viva, que ele cresça, que ele nasça, não matá-lo...


É o seguinte: quando uma mulher quer fazer a IA, os médicos fecundam de 6 a 14 óvulos (que eu saiba), gerando esta mesma quantidade de embriões (que já possuem uma dignidade humana). Em geral, precisam de algumas tentativas para o embirão "vingar" na mãe. Os primeiros em geral sofrem abortos espomtâneos. Aí está o problema! Para que uma mulher engravide deste jeito, em geral, os primeiros embriões (que são seus filhos!) morrem! Este é o problema ético 1!

O segundo é: e os embriões que sobram! Já estão vivos e são filhos daquele casal! Nenhuma das saídas é boa! Matá-los é um assassinato!

Entendeu o ponto de vista?

1 - Os primeiros não precisam morrer para dar certo. Pode mesmo o primeiro ser bem-sucedido. Não faz parte da técnica, nem é objetivo de ninguém.

2 - Se algum casal REALMENTE se importar com isso, pode pedir para fecundarem um número limitado de embriões (4, por exemplo) e implantar todos de uma só vez. Dificilmente todos conseguem se desenvolver ou todos falhariam; muito provavelmente teriam um ou 2 filhos, quem sabe 3. Claro, se não der certo, ele vai ter que pagar o procedimento todo outra vez. Mas se valorizam tanto assim seus princípios, o farão sem reclamar.

3 - Se o aborto é espontâneo, QUAL o problema? Faz parte da natureza e dos "desígnios divinos", não? Boa parte das gestações terminam em abortos espontâneos ,não lembro o número exato, mas acho que ultrapassa os 20% de abortos no primeiro mês. Ou seja, a mulher nem sabe que engravidou, uma vez que a "menstruação" vem, um pouco atrasada, mas vem.

4 - Uma argumentação ética que incorre em afirmações falsas, em minha humilde opinião, tem um problema se não ético, pelo menos lógico.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 9/12/2006, 01:28




Quem leu essa semana uma matéria falando sobre casais com deficiências genéticas nos EUA que pagam procedimentos de seleção de embriões...

... para garantir que os filhos nasçam com os mesmos problemas deles!!! ?

Pessoas com surdez congênita, nanismo, entre outros, selecionando os embriões com essas características em detrimento dos embriões "sadios", argumentando que "não são deficiências, mas a porta para uma cultura rica e diferenciada".

Polêmico, não? Ou só eu estranho essas coisas?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 9/12/2006, 16:14




Não havia lido nada disso!

Interessante mesmo! Onde será um limite consensual válido? Esse tipo de escolha, por parte dos pais, é pior do que um nome tipo Astrogilda. É necessário ter muita segurança da educação que vai ser dada aos filhos.
 
Top
Curuja
view post Posted on 10/12/2006, 16:09




QUOTE (>Il Monstro< @ 9/12/2006, 12:14)
É necessário ter muita segurança da educação que vai ser dada aos filhos.

Educação a qual aparentemente não foi dada a esses pais??? :blink:
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 10/12/2006, 20:30




Quanto de educação vai mudar o fato da pessoa ter nanismo? Ou coréia de Huntington? Ou albinismo?

Quanto de educação vai ser necessário para sobrepujar as incapacidades que esses pais estão escolhendo dar aos filhos?

Essa escolha é "interessante", é? Gostaria de saber qual seria a reação se a escolha fosse eugênica.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 11/12/2006, 04:10




Já repararam que o termo politicamente correto não é mais "deficiente físico", mas "portador de necessidades especiais"?

Deve ser um ato de afirmação de si mesmos, para estas pessoas. Concordo plenamente que é injusto impor aos filhos, da mesma forma que acharia errado alguém rejeitar um filho por causa de ele ter algum defeito (e por errado que seja, por falar nisso, ainda assim é um instinto meio óbvio, o de lamentar um eventual defeito de nascença de sesu filhos).

Então, sobre educação: eles vão ensinar os filhos a ter "orgulho anão", por exemplo. Claro que não acharia interessante para mim. Claro que lamentaria a má sorte de quem for filho deste tipo de casal. Mas acho que é algo que passa por escolhas ideológicas complexas, em que é difícil encontrar parâmetro absoluto para julgamento. Talvez como as escolhas de testemunhas de jeová de não receberem tranfusões de sangue, ou da igreja católica, que condena ao inferno (e proíbe legalmente quando possível) o ato da eutanásia.

Eu até acho que minhas escolhas são as corretas, mas daí a chamar de malucos as pessoas que não as fazem deve ir uma distância enorme.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 11/12/2006, 19:58




Maluco é maluco. Não existe "lucidez ideológica". Se a ideologia de "afirmação de diferenças" dessas pessoas é tal que querem impôr aos filhos as mesmas diferenças, acho que caímos no velho dilema de "excesso de respeito às minorias com excesso de desrespeito aos outros".

 
Top
Sr Spock
view post Posted on 27/3/2007, 21:09




E agora, com a nova fronteira de genes ligados a inteligência?

Quanto tempo irá demorar para ser possível tornar um embrião mais inteligente? E qual a avaliação de vocês sobre isso, e pq?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 28/3/2007, 01:52




Quer que eu responda primeiro? Pode inibir os outros, se eu fizer, como parece ser o caso em outras discussões.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 28/3/2007, 10:48




Mais alguém irá responder?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 28/3/2007, 16:43




Se eu não o fizer, parece-me que talvez.

Tipo, se começarmos outra discussão com posts longos...

Aliás, off topic: passe lá na história e dê continuidade!
 
Top
27 replies since 4/8/2004, 14:55   394 views
  Share