Drogas, O que a Igreja diz a respeito?

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
view post Posted on 4/8/2004, 13:55




rsrsrsrs
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 7/8/2004, 00:05




Tópico maneiro. Acaba que não posso dicorrer muito por agora.

Deixo, contudo, uma questão para reflexão:

Por quê o consumo de uma substância deve ser considerado ilegal?

Edited by >Il Monstro< - 7/8/2004, 01:05
 
Top
>Gião<
view post Posted on 9/8/2004, 14:53




CITAZIONE
Por quê o consumo de uma substância deve ser considerado ilegal?  


Pq a função da sociedade é zelar pelo bem estar dos indivíduos!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 11/8/2004, 17:55




então é melhor proibirem o cigarro, o álcool, o chocolate, vender quantidades controladas de alimentos gordurosos (usar uma receita ou coisa assim para comprar salgadinhos, por exemplo). tantas substâncias legalizadas que fazem mal à saúde e a sociedade não faz nada... sem contar atos que fazem mal ao bem estar e a sociedade (e, quando digo sociedade, me refiro ao estado), não faz nada: entre eles, o tráfico de drogas. o que é mais prejudicial: a violência que o tráfico faz ou as consequências físicas das substâncias ilegais consumidas?
 
Top
>Gião<
view post Posted on 11/8/2004, 18:13




CITAZIONE
o tráfico de drogas


mas tráfico de drogas é ilegal!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 12/8/2004, 01:23




exatamente. talvez, se o tráfico fosse legal, os índices de violência seriam menores, principalmente em estados como o rio de janeiro, onde a fonte de renda do crime organizado é o tráfico. eu acho que consumimos substâncias legalizadas que nos fazem mal diariamente. se as drogas fossem legalizadas, eu não começaria a fumar maconha, a usar cocaína ou heroína. acho que muitas pessoas também não. só experimenta quem quer. e quem quer realmente, irá procurá-las em qualquer lugar.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 12/8/2004, 13:46




Discordo completamente! A partir do momento em que vc legaliza algo, é como se estivesse dizendo que isto é moralmente aceitável!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 12/8/2004, 19:47




eu discordo. se fosse assim, a prostituição no brasil seria moralmente aceitável. e não é.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 12/8/2004, 20:45




eu discordo 2x! rsrsrsr
Por isto ela não deveria ser legal!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 13/8/2004, 20:48




então, não é verdade que a partir do momento que algo é legalizado, se torna moralmente aceitável. quem julga realmente se é ou não moralmente aceitável somos nós, não a lei. por isso que tanta gente não considera moralmente aceitável (ou até moralmente aceitável, mas que não faz bem à saúde) coisas como o uso de drogas (e aí, incluindo fumo e álcool).
 
Top
>Gião<
view post Posted on 16/8/2004, 19:43




CITAZIONE
então, não é verdade que a partir do momento que algo é legalizado, se torna moralmente aceitável.


claro que não!!

CITAZIONE
quem julga realmente se é ou não moralmente aceitável somos nós,


mais um: "claro que não".

Deus é quem decide o que é moralmente aceitavel!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 16/8/2004, 19:44




CITAZIONE
por isso que tanta gente não considera moralmente aceitável (ou até moralmente aceitável, mas que não faz bem à saúde) coisas como o uso de drogas (e aí, incluindo fumo e álcool).


ou homossexualismo!
 
Top
sarahivich
view post Posted on 17/8/2004, 05:37




mas você disse isso lá em cima:
"Discordo completamente! A partir do momento em que vc legaliza algo, é como se estivesse dizendo que isto é moralmente aceitável!"
por isso afirmei que não é porque você legaliza algo que ele se torna moralmente aceitável perante a sociedade.
quanto a você acreditar que deus é quem diz o que é moralmente aceitável, eu respeito isso. mas vamos colocar as coisas do seguinte jeito: como deus nos deu o livre arbitrio; como deus não "fala" mais diretamente conosco, como fazia com david, por exemplo; como deus nos fez à sua imagem e semelhança; e, finalizando, como deus nos faz de instrumento dele, pode-se considerar que quem decide o que é ou não moralmente aceitável somos nós, os homens, que aqui vivemos. entende? e, ainda assim, não são as leis que fazem isso. já que você deu outro exemplo, o do homossexualismo (que assim como a prostituição, não tem nada a ver com as drogas): homossexualismo não é ilegal, mas ainda assim, para muitos, é moralmente inaceitável (coisa com que eu não concordo, é bom deixar claro). portanto, repito a afirmação do começo: não é legalizando as drogas que elas se tornarão "moralmente aceitáveis". porém, poderia ser uma solução para o problema da violência causada pelo tráfico.
nossa, como isso ficou confuso... mas acho que deu pra entender, não deu?
 
Top
>Gião<
view post Posted on 17/8/2004, 13:54




rsrsrsrsr ficou confuso mesmo!

Acho que me expressei mal! Eu não quis dizer que legalizar torna algo aceitável moralmente! NADA PODE TORNAR UM ATO MAL EM SI, UM ATO BOM! Eu quis dizer que legalizando, vc PODE fazer com que se PENSE que algo MAL é algo BOM.

Imagine se legalizarmos o consumo de drogas. Da noite para o dia, bandidos se tornariam mega executivos! Lembramos que as drogas possuem um poder de degradação de causar dependência física e psíquicas enormes! Em pouco tempo no comercial da novela das 8, teríamos um puta comercial de drogas! Certamente com isto e com outras medidas de marketing que os novos "empresários" tomariam levariam à um aumento absurdo do consumo (que por sua vez levaria a um aumento de pequenos crimes - dos viciados para sustentarem o crime).

Neste caso, não se pode utilizar a Holanda como contra-argumentação! Lembre-se que ela possui uma população comparável à cidade de Niterói!

Um outro ponto é que traficante é bandido e ponto! Ele não deixaria de sê-lo apenas pq sua atividade foi legalizada!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 17/8/2004, 14:13




CITAZIONE
quanto a você acreditar que deus é quem diz o que é moralmente aceitável, eu respeito isso. mas vamos colocar as coisas do seguinte jeito: como deus nos deu o livre arbitrio; como deus não "fala" mais diretamente conosco, como fazia com david, por exemplo; como deus nos fez à sua imagem e semelhança; e, finalizando, como deus nos faz de instrumento dele, pode-se considerar que quem decide o que é ou não moralmente aceitável somos nós, os homens, que aqui vivemos.


Vamos por partes, como diria Jack:

Em primeiro lugar, Deus fala sim aos homens! Nunca deixou de falar! Claro que a REVELAÇÃO terminou com a morte do último apóstolo, mas Deus fala ao mundo através de sua Igreja e de seu Sumo Pontífice! Aliás, a palavra pontífice significa justamente uma ponte de Deus ao homens.

Em segundo lugar, como admitimos, Deus nos criou e nos disse o que é certo e o que é errado (os 10 mandamentos). Nos deixou também quem mediasse as questões de ordem doutrinal e moral (a Igreja). Agora, quanto ao livre arbítrio, ele não tem o poder de decidir o que é certo e o que é errado! Ele tem o poder de optar pelo certo e pelo errado! Se fosse como vc falou, as verdades seriam contraditórias e deixariam de ser verdades! Por exemplo, eu acho que fumar maconha e moralmente inaceitável. Existem pessoas que acham o contrário. Apenas uma opinião pode ser verdadeira! Fumar um cigarrinho do capeta (não estou falando de fins terapêuticos) não pode ser certo e errado ao mesmo tempo! O fato de algumas pessoas fazerem um mau uso da liberdade, não torna um ato justificável!

Um outro exemplo. Se um pessoa começa a acreditar que o céu é verde, isto não tornará o céu verde! Se muitas pessoas acreditarem que o céu é verde, isto não tornará o céu verde! Se todas as pessoas do mundo acreditarem que o céu é verde, isto não tornará o céu verde!

As verdades absolutas não mudam pq as pessoas mudam de opinião!

Mais um outro exemplo! Os índios Astecas acreditavam que deveriam sacrificar as pessoas para o seu deus sol (a águia que sobe para o sol). Muitos dos que eram sacrificados o aceitavam de bom grado. Mesmo assim, matar NÃO É MORALMENTE INACEITÁVEL!

Um último exemplo que vc pode assumir mais na pele feminina ! Algumas tribos na África mutilam as mulheres para que não tenham prazer. Eles realmente acreditam que isto é o certo e que agrada ao seu deus. MESMO ASSIM ISTO NÃO TORNA ESTE ATO MORALMENTE ACEITÁVEL!

Edited by >Gião< - 17/8/2004, 10:15
 
Top
85 replies since 27/7/2004, 18:19   1480 views
  Share