Castidade sacra, O que vocês acham?

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
view post Posted on 31/5/2004, 19:46




CITAZIONE
Quem sabe uma reformulação geral?  


A Igreja não pode ir contra a Vontade de Deus! Justamente este é o ponto: o principal motivo do padre não casar, é que Cristo não casou e o sacerdote é (pelo sacramento da ordem) um outro Cristo.

Deus sempre dá as graças ao padre que é fiel e reza. Vigia e ora para não cair em tentação!

Acho que estamos esquecendo do valor que tem o sacrifício para o Cristão. Claro que não é fácil para ninguém viver a castidade (qualquer que seja seu estado de vida), mas é justamente no sacrifício que está a redenção e imitação de Cristo.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 31/5/2004, 19:47




CITAZIONE
Acho que, depois do Gião, sou o cara mais quadrado do fórum!


Quadrado, eu?! Só bebo Sckol que desce redondo!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 31/5/2004, 19:51




A Sarah tem razão quando diz que castidade não é virgindade!
A castidade é viver a sexualidade coerente ao seu estado de vida.
Mas o exemplo que ela citou vai de encontro com o que diz a Igreja, pois se tratavam de viúvos com filhos criados!
 
Top
Anderson
view post Posted on 19/6/2004, 06:07




CITAZIONE (sarahivich @ 28/5/2004, 23:41)
ff, concordo com você. nem sempre conseguimos fazer o que devemos ou, até mesmo, o que queremos. mas acho que a partir do momento que o cara se propõe a alguma coisa, ele deve tentar cumpri-la. a partir do momento que ele faz votos que considera sagrados, como a castidade para os padres, ele deve tentar ser 'casto'. e olha que eu sou contra a 'castidade' dos padres. hoje em dia, os bens vão para os herdeiros mais próximos, não para a igreja (normalmente, são os irmãos e sobrinhos). a razão econômica não existe mais, como na idade média (não, pelo menos, se olharmos por esse ângulo - talvez existam outros, não sei...). enfim: eu acho que os padres conseguiriam cumprir de um modo melhor seus serviços eclesiásticos se tivessem mulher e filhos. até porque, o 'público alvo' que eles atingem com seus conselhos e etc. é esse mesmo: famílias. experiência é tudo para o sucesso profissional, hahahahaha.

Das opiniões aqui expostas, esta é a que mais se aproxima da minha, só discordo desta em um ponto: eu não consigo aceitar esta coisa de "ah, ele sabia que era assim e quis ser padre, então não pode reclamar!", isto é uma idéia de conformismo, de inércia !

É como dizer : "Ah, os professores não podem reclamar que ganham pouco, eles já sabiam que era assim quando decidiram o que fazer da vida !!"

No resto , concordo com Sarah em tudo.
Existe uma ligação forte entre experiência de vida e o trabalho de um padre.
 
Top
Anderson
view post Posted on 19/6/2004, 06:13




Il Monstro<+28/5/2004, 23:37-->
CITAZIONE (>Il Monstro< @ 28/5/2004, 23:37)
Neste post que perdeu-se eu dizia que uma das pessoas mais coerentes em seus argumentos é o Gião, que tem suas bases todas devidamente catalogadas num compêndio (Bíblia), e tudo mais.

Muito complicada esta afirmação.

Não sei se vocês concordam comigo , mas a Bíblia é um livro de onde se pode tirar muitas interpretações !!!

E isso não é privilégio da Bíblia, temos aí a Torá e o Corão como outros bom exemplos deste mesmo caso.

Também não é privilégio de Livros sagrados/religiosos, outro exemplo é o Capital.

Várias interpretações são possíveis, logo, os argumentos de Gião têm como norteadores , as suas interpretações das sagradas escrituras, ou seja, a interpretação católica.

Isto até daria uma outra pasta legal de debate, as várias interpretações diferentes do cristianismo para certos trechos e temas da Bíblia. Fica aí a sugestão pro Gião.

Um abraço.

Edited by Anderson - 19/6/2004, 02:17
 
Top
Anderson
view post Posted on 19/6/2004, 06:14




Em primeiro lugar, minhas desculpas pela demora.

Ainda bem que pedi pra cobrar, e melhor ainda que o Gião teve a sacação de criar uma pasta só pra isso porque até me facilitou já que eu nem lembrava em qual tópico de discussão tinha feito aquele comentário, já que escrevo em alguns e outros fico apenas na vontade.

Termina que fiquei perdido em quais escrevi ou não, porque se dependesse de mim, me prepararia melhor para escrever qualquer coisa, afinal algumas pastas têm realmente conteúdos bem polêmicos e que merecem mesmo reflexão e debate.

Agora mesmo estou escrevendo mais pela cobrança porque continuo enrolado ainda, mas vamos lá...

Antes de começar, quero deixar claro que não estou atacando ninguém, não se trata de uma luta ou um embate, no máximo um debate de idéias.

Uma impressão que tenho , veja bem, é apenas uma impressão, uma idéia que me passa sempre que leio algumas mensagens suas, Gião, é que vc não está de fato expondo suas opiniões, vc estaria mais é reafirmando as crenças católicas como forma de provocar pois sinceramente, acho até que neste ponto vc deve concordar comigo, é muito, mas muito difícil vc concordar com a Igreja Católica em TUDO.

Posso te dar de exemplo os próprios segmentos internos do catolicismo e como eles se desentendem, na época do Brasil Império houve um movimento de padres casados que defendiam o fim do celibato, isto era uma verdadeira revolução pros costumes do período (basta pensar que ainda hoje causa polêmica), mas alguns setores considerados progressistas da atualidade como o pessoal da teologia da libertação têm várias idéias consideradas progressistas, mas não são contrários ao celibato.

Não sei se estou me fazendo entender, o que quero dizer é que é tão difícil concordar com TUDO da Igreja Católica, que nem mesmo seus membros internos conseguem esta proeza.

Veja bem, não estou duvidando que vc tenha esta crença e confiança total na Instituição Católica, estou apenas falando de uma impressão que fica.

Já li várias coisas suas e aprendi algumas coisas interessantes, mas se percebe também facilmente alguns defeitos da retórica católica, por exemplo: Quando se diz que a Igreja tem a moral necessária para pregar os princípios de comportamento, deve-se pensar nas mudanças, nas alterações que a Igreja Romana já teve.

Por exemplo, se a Igreja é totalmente habilitada para administrar as normas de comportamento e ela permitia o casamento dos religiosos, isto significa que a partir do exato momento que a Instituição proibiu o ato passou a ser errado ?

A questão do aborto não deve ser colocada da maneira machista que a Igreja coloca. O aspecto social deve ser levado em conta.

Veja o seguinte caso (real), uma menina de 12 anos do colégio onde uma amiga minha trabalha está grávida, ela disse para a mãe que não sabe ao certo de quem é o filho e que ele pode ser de 5 possíveis meninos, o médico já afirmou que a gravidez dela é de alto risco, principalmente para a vida dela.

O irônico, se é que podemos usar esta palavra num caso destes é que esta minha amiga , a cerca de uns cinco ou seis anos atrás, queria fazer um trabalho de orientação na comunidade onde esta menina mora, levaria informações sobre métodos contraceptivos, proteções, etc. A Igreja da comunidade não permitiu.

Poderia te dar vários outros exemplos.

Acho que acreditar que a Igreja Católica é perfeita e está correta em tudo é quase tão injusto quanto acreditar que ela está errada em tudo.

"A verdade é que não sou ninguém, mas em TUDO que a Igreja opina, ou dá sua posição moral, tem por detrás uma argumentação científica e humanitária, sempre sustentada pela fé. "

Pra mim, em TUDO o que a Igreja opina existe também um forte instinto de preservação.

Na História da Igreja como na História de qualquer instituição, não existe bem x mal, heróis românticos contra vilões malvados, existem sim cenários, expectativas, perspectivas, desdobramentos, interesses, contextos diferenciados, e é tudo isso que faz a História interessante.

Um abraço.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 21/6/2004, 15:50




CITAZIONE
Veja o seguinte caso (real), uma menina de 12 anos do colégio onde uma amiga minha trabalha está grávida, ela disse para a mãe que não sabe ao certo de quem é o filho e que ele pode ser de 5 possíveis meninos, o médico já afirmou que a gravidez dela é de alto risco, principalmente para a vida dela.

O irônico, se é que podemos usar esta palavra num caso destes é que esta minha amiga , a cerca de uns cinco ou seis anos atrás, queria fazer um trabalho de orientação na comunidade onde esta menina mora, levaria informações sobre métodos contraceptivos, proteções, etc. A Igreja da comunidade não permitiu.


Uau! Que horror!

O caso realmente dá muita pena e esta menina e seu bebê precisam de todo cuidado médico!

Vou dividir meu post em dois para facilitar o entendimento, Ok! Primeiro, vou falar sobre o caso da menina. A IGREJA É CONTRA O ABORTO EM QUALQUER OCASIÃO PQ ISTO É ASSASSINATO! Mesmo neste caso, não podemos decidir qual vida é mais importante, a da mãe menina, ou de seu filho! A medicina tem a obrigação de tentar salvar as duas vidas!

Agora bem, para salvar a vida do bebê, a mãe também deve estar em um bom estado de saúde (lógico). Então, para salvar este bebê, é PRECISO SALVAR A MÃE DE QUALQUER JEITO! O que infelizmente acontece é que muitas vezes, ao salvar a mãe, o bebê morre (por causa da cirurgia, por causa dos medicamentos, por n fatores).

Mas entendam, não foi um aborto! Pq o objetivo não era matar a criança e sim salvar a mãe! Os remédios não eram para matar a criança! A cirurgia não era um aborto!

Entenderam o que eu quis dizer? Aí se aplica o duplo efeito, ou seja, meu objetivo era o de salvar, mas no processo a criança pode vir a falecer.

Edited by >Gião< - 21/6/2004, 16:50
 
Top
>Gião<
view post Posted on 21/6/2004, 16:02




CITAZIONE
O irônico, se é que podemos usar esta palavra num caso destes é que esta minha amiga , a cerca de uns cinco ou seis anos atrás, queria fazer um trabalho de orientação na comunidade onde esta menina mora, levaria informações sobre métodos contraceptivos, proteções, etc. A Igreja da comunidade não permitiu.


Acho isso um pouco injusto. Primeiro temos que saber se foi a Igreja Católica que impediu este trabalho. Ela teria razão se o fizesse, mas hj em dia duvido que tenha poder para fazê-lo....

Mas vamos ao caso. Este programa teria sido feito há uns seis anos atrás. A menina em questão deveria ter uns 5 ou 6 anos de idade, correto? Então vc realmente acha que ensinar métodos contraceptivos para crianças (em idade de alfabetização) iria mudar o fato de uma criança aos 12 anos de idade manter relações sexuais com 5 meninos!

Ora, esta claro que o problema não é saber ou não se prevenir! O problema está sexualidade desenfreada do ambiente onde vive esta menina!

Aí eu pergunto, qual é a solução: Ensinar uma menina de 6 anos a colocar a camisinha no amiguinho, ou dar catequese para as crianças para que aprendam o que é o amor e o valor da pureza em suas vidas?

Pensem nisso!
 
Top
#FF#
view post Posted on 22/6/2004, 21:52




CITAZIONE (>Gião< @ 21/6/2004, 12:02)
Aí eu pergunto, qual é a solução: Ensinar uma menina de 6 anos a colocar a camisinha no amiguinho, ou dar catequese para as crianças para que aprendam o que é o amor e o valor da pureza em suas vidas?



Sei que é um assunto sério, mas ri muito desta frase!
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 23/6/2004, 06:13




A inabilidade das pessoas que se propõem orientadores sexuais, e a ineficácia da prática da educação sexual infantil, é abordada em um episódio muuuinto engraçado de South Park.

De fato, minha opinião é a de que: Se é que há o certo e o errado no que diz respeito à conduta sexual humana, então uma das coisas que deveriam ser aprendidas desde cedo é que 12 anos é uma idade muito inadequada para se ter uma vida sexual tão atribulada!

Ou melhor, a despeito de toda curiosidade que se tem, e pode-se ter, desde muito cedo, o sexo não devia ser estimulado de forma tão agressiva a pessoas tão incapazes de assumir as responsabilidades por seus atos quanto crianças...
 
Top
>Gião<
view post Posted on 23/6/2004, 13:27




CITAZIONE
Se é que há o certo e o errado no que diz respeito à conduta sexual humana


Não era vc que tinha nojo de viadagem?
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 26/6/2004, 06:26




Nojo é um sentimento pessoal.
 
Top
Tico
view post Posted on 27/6/2004, 08:47




Será que já inventaram a camisinha "tamanho P?"

Imagina, as marcas mais compradas: Olla, Jontex e Johnson Baby...

O Alexandre ia poder sair da seca...
 
Top
Anderson
view post Posted on 27/6/2004, 09:09




CITAZIONE (>Gião< @ 21/6/2004, 12:02)
Acho isso um pouco injusto. Primeiro temos que saber se foi a Igreja Católica que impediu este trabalho. Ela teria razão se o fizesse, mas hj em dia duvido que tenha poder para fazê-lo....

Foi a Igreja Católica do bairro.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

O nome deve ser alguma alusão por se tratar de um conjunto habitacional da Marinha.
 
Top
94 replies since 13/5/2004, 05:36   859 views
  Share