Notícias, Para ficarmos por dentro!

« Older   Newer »
  Share  
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 21:51




Noruega proíbe o fumo em locais públicos fechados

Noruega se tornou nesta terça-feira o segundo país do mundo a banir, em nível nacional, o fumo em locais públicos fechados.

Governo norueguês alega que a proibição é necessária para proteger dos males do fumo passivo pessoas em seus locais de trabalho, como os funcionários de bares e restaurantes.

De acordo com o correspondente da BBC na Noruega Lars Bevanger, como o fumo ainda é permitido ao ar livre, os restaurantes com mesas na calçada devem ficar lotados de clientes que não abrem mão do hábito.

Mas os fumantes vão ter que enfrentar as baixas temperaturas para fumar quando o inverno chegar ao país, no fim do ano.

Apoio

O único outro país do mundo a banir o fumo em locais públicos fechados é a Irlanda, que adotou a medida em março.

Lars Bevanger disse que muitos noruegueses ficaram contrariados quando o governo norueguês indicou a possibilidade de impor a proibição.

No entanto, a idéia foi depois melhor absolvida pela maior parte da população que, depois de ver o sucesso da prática na Irlanda, hoje aprova a mudança, explicou o repórter.

“Eu acho que é uma ótima idéia. Você sair (do restaurante ou bar) para respirar um pouco de ar fresco é OK. Na Noruega, nós temos boas roupas e por isso eu não vejo nenhum problema”, disse um fumante norueguês à BBC.

Exemplo

Na Irlanda, um relatório divulgado nesta segunda-feira indicou que 97% dos locais inspecionados estavam seguindo a nova regulamentação no tocante ao fumo.

Desde que a proibição foi imposta, 96% dos pubs e restaurantes passaram impor a prática a seus clientes e 89% deles instalaram placas indicando que o fumo é proibido, como exige a lei.

O relatório também indica que mais não-fumantes estão agora freqüentando os pubs.

“A introdução bem-sucedida da nova medida reflete o apoio generalizado da opinião pública e a boa vontade (de todos) para que tenhamos um ambiente saudável e livre do fumo nos locais de trabalho”, disse o ministro da Saúde irlandês, Michael Martin.

 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 21:54




Que sacanagem!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 21:55




Britney Spears terá que 'se cobrir' em show na China

O primeiro show da cantora Britney Spears na China foi aprovado pelo ministério da Cultura, sob a condição de que ela não mostre muito o corpo no palco.

Britney tem na agenda cinco shows em Xangai e Pequim, como parte de sua turnê mundial.

Mas sua imagem preocupou autoridades na China, e seus figurinos vão passar "por um exame rigoroso", segundo o Serviço de Notícias da China.

O porta-voz da cantora não foi encontrado para fazer comentários.

Padrões

Não se sabe ainda que padrões os inspetores vão usar, ou como farão para que eles sejam cumpridos.

Britney já vendeu mais de 54 milhões de CDs em todo o mundo e será uma das maiores estrelas pop a se apresentar na China.

No ano passado, os Rolling Stones desistiram de tentar tocar na China, dizendo que era muito complicado e difícil organizar shows no país.

O grupo deveria fazer shows em Pequim e Xangai, em abril do ano passado, mas as apresentações foram adiadas por causa da crise da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 21:57




Chocolate amargo melhora circulação sangüínea, diz estudo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmaram ter descoberto que o chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sangüíneos.

Em artigo publicado no Journal of the American College Nutrition, os cientistas descrevem a experiência, que se concentrou no estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes.

"Melhoras na função endotelial, que é a capacidade da artéria em se dilatar, são um indício de uma melhora na saúde vascular e de um menor risco de doenças cardíacas", disse a fisiologista Mary Engler, que liderou o estudo.

O bom funcionamento de veias e artérias ajuda a prevenir enfartes, derrames e outras doenças ligadas à má circulação.

Dilatação

Na experiência realizada na Califórnia, 11 pessoas ingeriram 46 gramas de chocolate amargo, rico em flavonóides por dia, enquanto outras dez comeram a mesma quantidade de chocolate com poucos flavonóides.

No fim do estudo, os pesquisadores usaram ultrassom para medir o quanto os vasos sangüíneos são capazes de relaxar quando o fluxo de sangue aumenta.

No grupo que ingeriu o chocolate rico em flavonóides, a dilatação dos vasos aumentou em 10%, enquanto no outro grupo houve uma queda de 10%.

Apesar dos resultados da pesquisa, cardiologistas britânicos dizem que o chocolate pode ser parte do problema, e não a solução.

A diretora de informação médica da Fundação Britânica para o Coração, Belinda Linden, é cautelosa.

"Estudos anteriores mostraram que os componenetes do cacau podem melhorar a dilatação dos vasos sangüíneos, mas ainda não foi realizado um estudo dos efeitos a longo prazo", disse Linden.

"O chocolate é um alimento muito calórico e contém uma média de 30% de gorduras, o que pode levar à obesidade se houver um consumo exagerado."
 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 21:58




Mas dá espinha também!
 
Top
#FF#
view post Posted on 1/6/2004, 22:00




CITAZIONE (>Gião< @ 1/6/2004, 17:51)
Noruega proíbe o fumo em locais públicos fechados

Que maravilha!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 22:00




CITAZIONE
Noruega proíbe o fumo em locais públicos fechados


Que maravilha!  


Bichona!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 1/6/2004, 22:01




Julia Roberts anuncia que está grávida de gêmeos

A atriz Julia Roberts anunciou que está grávida de gêmeos e que o nascimento dos bebês deve ocorrer no começo do ano que vem.

Julia, de 36 anos, vai ser mãe pela primeira vez. Ela está casada com o cinegrafista Daniel Moder há dois anos.

Gêmeos são comuns na família da atriz. Sua bisavó tinha uma irmã gêmea, e Julia tem primos gêmeos, disse a porta-voz da estrela de Uma Linda Mulher.

Há dois anos houve o boato de que Julia estaria grávida, o que se mostrou falso mais tarde.

Barriga

"Acho que as crianças entram na categoria 'vontade dos céus' e não estou me programando para isso", disse ela em 2002.

As últimas especulações começaram depois que a atriz foi fotografada em uma praia na Itália, aparentemente exibindo uma barriguinha.

Julia ganhou um Oscar pelo papel-título do filme Erin Brockovich, além de ter sido indicada por sua atuação em Uma Linda Mulher, e como coadjuvante em Flores de Aço.

Atualmente ela filma na Itália a continuação de Onze Homens e Um Segredo.

 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/6/2004, 16:40




Juiz dos EUA suspende lei que proibia aborto

Um juiz federal da cidade de São Francisco, no Estado americano da Califórnia, declarou inconstitucional nesta terça-feira uma lei que proíbe um tipo de aborto realizado nos últimos meses da gravidez.

A lei, assinada pelo presidente George W. Bush em novembro, representa a primeira limitação legal à prática do aborto desde que o procedimento foi legalizado no país, em 1973.

O juiz responsável pela decisão desta terça-feira, Phyllis Hamilton, disse que a lei é vaga demais e restringia o direito das mulheres de praticar o aborto.

Como resultado, o Departamento de Justiça americano fica impedido de implementar a lei nas clínicas que praticam esse tipo de aborto em todo o país.

Nascimento parcial

O aborto coberto pela lei aprovada por Bush e suspensa pelo juiz nesta terça-feira é um em que ocorre o nascimento parcial do feto, geralmente no quinto ou sexto mês de gravidez.

O feto primeiro é extraído do útero da mãe e, depois, o conteúdo de seu crânio é removido por sucção. O resto do feto é então retirado.

“Este tribunal concluiu que o ato é inconstitucional porque ele representa um prejuízo inaceitável à habilidade das mulheres de optar por um aborto no segundo trimestre (de gravidez); é inconstitucionalmente vaga”, disse o magistrado em sua decisão.

O recurso pedindo a suspensão foi apresentado por uma organização chamada Planned Parenthood, que administra mais de 900 clínicas de aborto que realizam o procedimento.

A advogada da organização, Beth Parker, elogiou a decisão, dizendo que ela envia uma mensagem clara ao governo de que ele “não deve se intrometer em decisões médicas muito sensíveis e particulares”.

Infanticídio

Mas simpatizantes da lei reagiram com tristeza, dizendo que o aborto em questão é uma espécie de infanticídio.

“Como médico, (acredito que) o procedimento é vergonhoso”, disse o líder da maioria republicana no Senado, Bill Frist, descrevendo o aborto como “além dos limites da prática da medicina”.

“Estou muito decepcionado com a decisão de hoje, e eu acho que, no final, essa decisão será revertida.”

Recursos semelhantes contra a lei foram apresentados nos Estados de Nova York e Nebraska, além da Califórnia. No entanto, até agora só na Califórnia a justiça se pronunciou.

A decisão contra a lei ocorre apenas alguns dias depois de outro juiz federal ter impedido o governo de reverter uma lei do Estado do Oregon que permite suicídios com acompanhamento médico.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 2/6/2004, 16:41




Que absurdo! Isto é assassinato!
 
Top
>Gião<
view post Posted on 15/6/2004, 20:57




'Acusações contra Saddam são vazias', diz advogado

Não existem acusações formais contra o ex-líder iraquiano Saddam Hussein até o momento, segundo seu advogado de defesa, Jacques Vergès.

"Do que Saddam Hussein é acusado? Estamos em um vácuo total", disse Vergès nesta terça-feira em Paris.

"Caso Saddam Hussein seja acusado de praticar torturas contra os opositores ao seu regime nas prisões do país, o presidente americano, George W. Bush, também deveria sofrer um processo", afirmou Vergès.

"Se ele for acusado de deter armas de destruição em massa, as pessoas que lhe venderam essas armas também deveriam ser acusadas."

O advogado francês já defendeu figuras controversas, como o ex-líder iugoslavo Slobodan Milosevic, o mercenário Carlos, o Chacal, e o nazista Klaus Barbie.

Julgamento

O advogado afirmou ainda que para Sadam Hussein ser julgado no Iraque - informação ainda não confirmada pelo governo americano - o país deveria ter um governo democrático, designado por meio de eleições diretas.

"O Iraque não possui uma Constituição nem instituições jurídicas. Não existe um tribunal para julgar Saddam e ele nao poderá existir enquanto o Iraque não for um país livre, com um governo eleito democraticamente", afirmou.

Uma das esposas de Saddam e duas de suas filhas escolheram um outro advogado de defesa.

Vergès diz não contestar que haja outro adovgado no caso, mas mostrou uma lista de 42 membros da família de Saddam Hussein que o indicaram para defender o líder iraquiano.

Para Vergès, todos os que encorajaram Sadam durante uma determinada época, como o secretario de Defesa americano, Donald Rumsfeld, "deveriam, então, se sentar ao seu lado no banco dos réus".

Testemunhas

Outras personalidades, como Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, seriam convocadas pelo advogado.

"Kissinger seria convocado como testemunha, afinal foi um dos primeiros a restabelecer contatos com o governo de Bagdá. No caso de outros, como Rumsfeld, pedirei uma acusação", disse Vergès.

“O Iraque foi atacado com base em uma mentira. Ninguém explicou depois como as 52 pessoas procuradas pelos Estados Unidos seriam julgadas", afirmou.

Segundo ele, essas acusações não têm base jurídica. Vergès disse ainda não saber onde está Saddam Hussein.

Segurança

"Ninguém sabe onde ele está", afirmou. Vergès disse ainda "temer pela segurança de Sadam Hussein" caso ele seja julgado no Iraque, e o processo demore para ser concluído.

Caso venha a ser transferido para o Iraque, o ex-presidente perderia seu status de prisioneiro de guerra.

Vergès afirmou ainda que sempre assegura a defesa de pessoas acusadas de barbáries, como Slobodan Milosevic, por exemplo, porque diz ter a "paixão pela defesa".

"Quanto mais pesadas são as acusaçoes, mais a defesa se torna interessante."



Vergès já defendeu Milosevic e Carlos, o Chacal
 
Top
>Gião<
view post Posted on 15/6/2004, 21:01




Número de milionários cresce 6% no 1º ano do governo Lula, aponta pesquisa

O Brasil ganhou 5.000 milionários no primeiro ano do governo Lula, apontou hoje um estudo elaborado pelo banco americano de investimento Merrill Lynch e a consultoria Capgemini.

O levantamento considera milionária uma pessoa dona de investimentos financeiros de, no mínimo, US$ 1 milhão. A valorização do real frente ao dólar e das ações em 2003 contribuiu para o aumento do número de ricos no ano passado, revertendo a queda registrada em 2002.

Entre 2002 e 2003, o número de milionários brasileiros cresceu cerca de 6%, passando de 75 mil para 80 mil pessoas no final do ano passado, indicou a pesquisa, denominada "World Wealth Report" (em inglês, Relatório Mundial da Riqueza). Apesar do aumento, o resultado ainda é menor do que o registrado em 2001, quando a pesquisa estimava a existência de 90 mil milionários no país.



No ano passado, a economia brasileira encolheu 0,2%. Essa foi a queda do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a taxa de desemprego média do ano ficou em 12,3% da PEA (População Economicamente Ativa), e o rendimento médio do trabalhador caiu 12,5% no fim de 2003. Segundo o Bird (Banco Mundial), o Brasil é o país com a maior desigualdade na distribuição de renda na América Latina e no Caribe.

1,1 bilhão de pobres

Em todo o mundo, a riqueza dos 7,7 milhões de milionários aumentou 7,7%, atingindo US$ 28,8 trilhões em 2003. Para se ter idéia da concentração de renda por essa minoria, estima-se que cerca de 1,1 bilhão de pessoas no mundo vivem com menos de US$ 1 por dia. Isso representa 21,3% da população mundial, segundo dado do Bird divulgado em abril passado.

Mas há "desigualdades" no universo dos endinheirados. O clubes dos milionários cresce mais em países da América do Norte e da Ásia do que na América Latina e na Europa.

Nos EUA, o total de ricos cresceu 14%, totalizando 2,272 milhões. É o melhor desempenho apontado pela pesquisa, que levantou dados em 68 países. Também registraram forte aumento no número de milionários a China (12% ou 236 mil), a Índia (22% ou 61 mil), Hong Kong (30% ou 45 mil) e a Espanha (18% ou 129 mil).

Já o clube dos milionários na América Latina é composto por 270 mil pessoas, segundo o estudo. Em 2002, o número era menor (201 mil). A pesquisa indica que a expectativa é a de aumento da riqueza dos milionários em todo o mundo a uma taxa de 7% por ano, superando até 2008 o valor de US$ 40,7 trilhões.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 18/6/2004, 16:53




Filme sobre lésbicas causa vandalismo na Índia

No início desta semana, manifestantes hindus depredaram cinemas em violentos protestos contra o filme Namoradas (Girlfriend), que retrata o amor entre duas mulheres (interpretadas pelas atrizes Arora Razdan e Isha Koppikar, abaixo).

Repetindo o vandalismo de segunda-feira ocorrido em Bombaim e Varanasi, cerca de cinqüenta jovens dos grupos de direita Shiv Sena e Bajrang Dal quebraram janelas de um cinema na cidade de Jabalpur. Enquanto isso, antes de ser expulsa pela polícia, uma turba derrubou as portas de vidro de um multiplex em Indore, a principal metrópole do estado de Madhya Pradesh.

Filmes recentes de Bollywood – como é conhecida indústria cinematográfica indiana – têm recorrido a abordagens pouco convencionais no país ao tratar de temas como sexo e adultério, o que vem provocando a ira de conservadores na Índia. Em 1998, a película Fogo do diretor Deepa Mehta, também foi alvo de protestos por mostrar um relacionamento lésbico.

A Índia produz cerca de mil filmes por ano – a maior produção mundial –, em sua maioria, romances açucarados de três horas com cenários exagerados e cenas repletas de música e dança.

user posted image
 
Top
>Gião<
view post Posted on 18/6/2004, 17:03




Mel Gibson encabeça lista de celebridades mais poderosas

O ator Mel Gibson foi considerado a celebridade mais poderosa do mundo pela revista de economia e negócios Forbes.

O diretor de A Paixão de Cristo, que arrecadou US$ 210 milhões em 2003, encabeça a lista das 100 celebridades mais poderosas da revista.

Gibson, de 48 anos, substitui a atriz Jennifer Aniston, do seriado Friends, que estava em primeiro na lista em 2003 e neste ano caiu para a 17ª posição.

A criadora do personagem Harry Potter, JK Rowling, subiu da 15ª posição no ano passado para o sexto lugar neste ano.

CODICE
Celebridades mais poderosas
1. Mel Gibson
2. Tiger Woods
3. Oprah Winfrey
4. Tom Cruise
5. Rolling Stones
Forbes


Os cinco livros da escritora escocesa sobre as aventuras de um menino que freqüenta uma escola de mágica venderam mais de 250 milhões de cópias.

A Forbes formula sua lista levando em conta o potencial para ganhar dinheiro e a exposição pública das celebridades, observando artigos de revistas e jornais, presença em rádio e TV e hits de websites.

Na área musical, os Rolling Stones, que estavam em décimo lugar, tiveram sua posição fortalecida depois de uma grande turnê e boa venda de DVDs.

O capitão da seleção de futebol da Inglaterra, David Beckham, saltou da 56ª colocação para a 22ª, apesar de alegações de um caso extraconjugal e do interesse limitado que o futebol desperta nos Estados Unidos.

Ausências

A atriz galesa Catherine Zeta Jones, estrela de "Chicago", está na 56ª posição na lista, embora seu marido, o ator americano Michael Douglas, nem tenha sido incluído.

A família Osbourne também ficou de fora neste ano, apesar do 12º lugar na lista da Forbes no ano passado.

Outros astros conhecidos que também perderam seu lugar na lista dos 100 mais são Jennifer Lopez e seu ex-noivo Ben Affleck.
 
Top
>Gião<
view post Posted on 18/6/2004, 19:31




Papa exorta "máxima proteção" ao casamento heterossexual

O papa João Paulo 2º, 84, exortou nesta sexta-feira "máxima proteção" ao casamento heterossexual e defendeu o direito à vida, enquanto embates sobre o casamento gay e o aborto dominam a campanha presidencial nos EUA.

"A família, o núcleo central e fundamental de toda a sociedade, merece a máxima proteção e ajuda para realizar sua missão", declarou.

O papa disse que "não pode ceder a certas vozes que parecem confundir o casamento com outras formas de união que são completamente diferentes ou até contrárias ao casamento".

Após Massachusetts se tornar em maio o primeiro Estado dos EUA a permitir casamentos gays, o tema entrou para o centro dos debates durante a campanha presidencial americana.

O presidente George W. Bush defende uma emenda constitucional para banir o casamento gay.

Quando visitou o papa, no dia 4 de junho, Bush pediu a autoridades do Vaticano para encorajarem bispos americanos a criticar mais o casamento gay, afirmou uma fonte do Vaticano.

Um porta-voz presidencial declarou que Bush e autoridades do Vaticano discutiram "prioridades conjuntas" durante seus encontros no Vaticano.

O virtual candidato democrata John Kerry, senador de Massachusetts, se opõe ao casamento gay, mas apóia algum tipo de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Kerry é contra uma emenda constitucional para banir o casamento gay.

O papa disse ainda que os direitos da família devem estar acima de todos os outros. "Entre esses direitos estão nascer e crescer em um lar estável onde as palavras mãe e pai possam ser ditas com alegria e sem engano", afirmou.

João Paulo 2º também declarou que autoridades têm o dever de se opor ao aborto. "Autoridades públicas, responsáveis pelos direitos de todos, têm a obrigação de defender a vida, particularmente dos mais fracos", disse.

Militantes antiaborto exortam bispos a não conceder comunhão a Kerry, católico e defensor do direito ao aborto.
 
Top
2039 replies since 6/5/2004, 20:51   21188 views
  Share