QUADRINHOS NACIONAIS, Novidades, quinquilharias e afins

« Older   Newer »
  Share  
Capitão Ácido
view post Posted on 26/3/2006, 00:27




Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica na Copa do Mundo

Por Marcus Ramone (20/03/06)

O lançamento não é só para os fãs dos personagens de Mauricio de Sousa ou do melhor jogador de futebol da atualidade. Antes de tudo, Turma da Mônica e Ronaldinho Gaúcho - Copa do Mundo 2006 é uma publicação para todos os fanáticos por futebol.

Completados os 168 cromos, o álbum de figurinhas que chega às bancas nesta semana se transforma em um detalhado registro ilustrado da trajetória desse incontestável craque da bola, bem como sobre o próprio futebol.

A história do esporte bretão; explicações sobre o posicionamento dos jogadores em campo; as regras do futebol; os esquemas táticos e outros assuntos são abordados nos textos explicativos das figurinhas autocolantes.

E não fica só nisso. Ainda tem uma tabela da próxima Copa, curiosidades sobre a Alemanha (país-sede da competição), as seleções e seus respectivos grupos, além de singulares expressões usadas pelos torcedores - dentro ou fora dos estádios - para falarem de futebol.

Não poderiam faltar os novos personagens que formarão a galeria de coadjuvantes de Ronaldinho Gaúcho no gibi que será lançado em breve. Estão ali a Dona Miguelina (mãe), Assis (irmão mais velho), Deisi (uma goleira!), Diego (sobrinho) e o inseparável cãozinho Bala.

O álbum Turma da Mônica e Ronaldinho Gaúcho - Copa do Mundo 2006 custa R$ 3,90; o envelope com quatro figurinhas, R$ 0,60. É um lançamento da Editora Globo.

-----------------------------------------------------
E mais uma notícia aqui pra acumular o q o Monstro diz q vai ver depois...rolleyes.gif

-----------------------------------------------------
Mas me digam: alguém vai colecionar? rolleyes.gif

image
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 10/6/2006, 00:28




Gibi do Ronaldinho Gaúcho terá edição gratuita na Alemanha

Por Marcus Ramone (09/06/06/)

A HQ mensal com as aventuras de Ronaldinho Gaúcho está circulando na Espanha desde a semana passada. Lançada pela editora Panini, que detém os direitos de distribuição da revista na Europa e na América Latina - com exceção do Brasil -, a publicação ganhará um belo reforço de marketing durante a Copa do Mundo na Alemanha.

Transformando o Mundial numa grande vitrine, a Panini lançará uma edição especial da HQ, em espanhol, a ser distribuída gratuitamente no país-sede da Copa, durante o maior torneio de futebol do planeta.

Há poucos dias, diante das câmeras de TV, o melhor jogador de futebol da atualidade distribuiu exemplares da edição brasileira de Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica aos seus companheiros de Seleção, concentrados na Alemanha desde o último dia 5 de junho.



image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 5/7/2006, 00:45




MAURICIO DE SOUSA NA PANINI: O QUE MUDA?

Mauricio de Sousa troca de editora pela segunda vez. Há 20 anos, saiu da Abril e foi para a Globo. Agora, vai da Globo para a Panini. O negócio foi oficialmente assinado na última sexta-feira, no fim da tarde. O acordo interessa às duas partes e deve criar um novo cenário no mercado de quadrinhos nacional. A Panini diversifica seus títulos e cresce ainda mais; Mauricio de Sousa movimenta a bússola dos negócios para o exterior.

Em entrevista ao Blog dos Quadrinhos, veiculada na postagem do dia 25 de maio, Mauricio de Sousa deixou claro que pretende exportar seus personagens. O projeto teve início na virada do século. O empresário começou a apresentar a Turma da Mônica em eventos internacionais. A estratégia se consolidou com Ronaldinho Gaúcho, figura bastante conhecida fora do país. O jogador ingressou no rol de personagens pouco antes da Copa. No Brasil, ganhou revista própria, já no segundo número. No exterior, funciona como cartão de visitas.
As tiras de Ronaldinho são publicadas, hoje, em 17 jornais da Europa, Estados Unidos e América do Sul (entre eles Venezuela e Colômbia). A distribuição é da Universal, empresa que mantém uma rede de 4700 jornais (ver postagem do dia 2 de junho). O acordo foi firmado em abril. A parceria com a Panini deve ser entendida nesse contexto. A editora já tinha fechado contrato para publicar Ronaldinho Gaúcho e a Turma da Mônica na Itália, Espanha, Estados Unidos e América do Sul. Só faltava o Brasil.

Se Mauricio de Sousa ganha com a internacionalização de suas criações, a Panini ganha no sentido inverso. A editora se firma no mercado nacional e consolida a política de diversificação de seus títulos. A multinacional começou na área de quadrinhos ao adquirir os direitos de publicação dos heróis da Marvel Comics. Um ano depois, publicava os títulos da DC Comics. A estratégia quebrou a divisão de super-heróis da Abril, que veiculava o material até então. Hoje, a Panini coloca nas bancas títulos japoneses e, desde o fim de junho, álbuns europeus (ver postagem do dia 28 de junho). Mauricio de Sousa é o segundo autor brasileiro a ser editado pela Panini (o primeiro foi Fábio Yabu com os "Combo Rangers", publicação já cancelada).

A transação, a exemplo do que ocorreu com a Abril, vai dar um novo perfil à divisão infantil da editora Globo, limitada agora a edições do Sítio do Picapau Amarelo e do Menino Maluquinho, de Ziraldo. O Blog dos Quadrinhos procurou a diretora de títulos infantis da Globo, Lucia Machado. Até este momento, não houve retorno.

O acordo entre Mauricio de Sousa e Panini confirma informação divulgada há um mês pelo site "Meio&Mensagem" (ver postagem do dia 2 de junho). O criador da Turma da Mônica tinha de manifestar interesse em sair da Globo seis meses antes do término do contrato, em vigor até o fim de dezembro. Do contrário, a renovação seria automática. A data-limite foi justamente o dia da assinatura e do anúncio "oficial", 30 de junho. Desde que a transação "vazou", todas as partes envolvidas têm despistado a imprensa, negado o acordo ou relevado as informações.

A Turma da Mônica começa a ser publicada pela Panini em 2007. O contrato com a Globo vai ser cumprido até o fim (dezembro deste ano).
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 5/7/2006, 16:05




E o Ronaldinho Gaúcho é dentuço!... :rolleyes:
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 7/7/2006, 02:06




Histórias antológicas da Turma da Mônica

Por Marcus Ramone (05/07/06)

Os fãs dos personagens de Mauricio de Sousa têm mais um motivo para comemorar. O site da Turma da Mônica irá republicar as histórias mais marcantes e inesquecíveis da galerinha do Bairro do Limoeiro.

Na nova seção Histórias Antológicas, HQs escolhidas pelo próprio criador da turminha darão aos leitores a chance de reviver (ou ler pela primeira vez) aventuras clássicas ou especiais que deixaram saudades.

A primeira história já está disponível para leitura. Trata-se de Um dia de abril, emocionante homenagem da Dona Morte (do núcleo da Turma do Penadinho) ao falecido papa João Paulo II.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 19/10/2006, 16:03




Gibi em miniatura da Radical Chic

Por Marcus Ramone (17/10/06)

A edição de outubro da revista feminina Nova traz a Radical Chic em dose dupla.

Há anos sempre presente na última página daquela publicação com uma aventura em quadrinhos, neste mês a personagem de Miguel Paiva também protagoniza um minigibi que vem de brinde na revista.

Com apenas oito páginas, a HQ em miniatura mostra o dia-a-dia agitado dessa mulher moderna que está sempre surpreendendo os homens. image
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 12/11/2006, 13:39




Turma da Mônica deve ganhar personagem português

Por Marcus Ramone (01/11/06)

Em sua recente visita a Portugal, ocasião em que participou do 17º Festival de Banda Desenhada de Amadora, o quadrinhista Mauricio de Sousa afirmou à imprensa daquele país que está pensando em criar um personagem português.

O novo integrante da Turma da Mônica já teria até um nome: Antônio Alfacinha. O sobrenome é uma alusão ao apelido com que são tratados os lisboetas.

Segundo Mauricio de Sousa, o personagem deverá falar o português original, para mostrar às crianças brasileiras as diferenças entre a linguagem falada aqui e em Portugal.

Como a partir de janeiro a Turma da Mônica deve voltar a ser distribuída em Portugal (a Globo interrompeu esse serviço há aproximadamente seis meses), Mauricio também fez uma pesquisa informal com os leitores lusitanos, para saber se suas revistas deveriam ser "traduzidas" para o português daquele país.

A imensa maioria, no entanto, prefere que os gibis continuem a ser escritos em "brasileiro".

image

_______________________________________________________________________________________________
Cão Jarbas e Santos-Dumont se encontram em HQ

Por Marcus Ramone (31/10/06)

O cão Jarbas, personagem criado pelo cartunista Ruy Jobim Neto, contracenou com ninguém menos que Santos-Dumont em uma HQ de duas páginas publicada no Jornal de Tarde, de São Paulo, no último dia 29 de outubro.

Na história, o aeronauta brasileiro conta como e por que resolveu dedicar sua vida à aviação.

A HQ, em conjunto com dois painéis explicativos, ilustrou o artigo de Ruy Jobim na coluna Pais e Mestres, que vem publicando matérias dentro da nova área chamada Educomunicação.

O texto, intitulado Santos-Dumont, quadro a quadro, é uma sugestão de aula interdisciplinar para professores de História, Artes e Língua Portuguesa, e foi escrito a pedido do JT e da professora Carmen Gattás, do NCE/ECA-USP. Esse projeto das duas entidades é coordenado pelo Professor Ismar de Oliveira Soares.

image
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 19/11/2006, 23:07




Assinaturas das HQs da Turma da Mônica continuarão na Panini

Por Marcus Ramone (17/11/06)

A partir de janeiro de 2007, a Panini Comics, próxima editora da Turma da Mônica no Brasil, dará continuidade ao sistema de assinaturas dos gibis dos personagens de Mauricio de Sousa.

Quem desejar receber em breve uma oferta de assinatura, basta preencher a ficha de cadastro que está disponível na internet.
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 4/12/2006, 14:35




Domínio Público: o melhor da literatura em quadrinhos

Por Marcelo Naranjo (04/12/06)

A coleção Domínio Público chega às livrarias em dois volumes, com um time de quadrinhistas brasileiros de primeira linha reinterpretando textos fundamentais da literatura universal. A publicação tem coordenação editorial dos pernambucanos João Lin e Mascaro, editores da revista Ragú, com pesquisa de Mário Hélio, responsável pela seleção dos contos.

Os editores do projeto, viabilizado com recursos do Funcultura Pernambuco (sistema de incentivo à cultura oficial do Estado), tentaram fugir do lugar-comum das adaptações, trabalhando com obras de grande relevância na história da literatura moderna, a maioria delas ainda pouco conhecida do leitor médio. A exceção fica com Machado de Assis, que comparece com o conto A Cartomante, adaptado por Kleber Sales.

Além de Assis, o Volume I, lançado no mês de junho de 2006, reúne textos de Olavo Bilac, Alcântara Machado, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Medeiros e Albuquerque, que ganharam novas leituras nos traços de João Lin, Guazzelli, Jarbas, Samuel Casal e Mascaro, respectivamente.

A idéia não é a de simples transposição de linguagens, mas de buscar autoria. "Queríamos reverenciar os grandes autores do passado reinterpretando-os, porque acreditamos que isso é alimento para a alma", explica Mascaro, "mas também estamos mostrando uma criação contemporânea".

O Volume II, exclusivamente dedicado aos autores estrangeiros, segue uma linha temática mais definida em relação ao primeiro livro. Aqui, narrativas de terror e suspense, criadas por autores que dominam os elementos do gênero, são reinventadas com criatividade e imaginação. Pequenos contos de Bram Stoker, Richard Middleton, Esopo, Guy de Maupassant, Isaac Babel e Heinrich Von Kleist reaparecem nos desenhos de Gabriel Góes, Samuel Casal, Mascaro, João Lin, Fernando Lopes e Guazzelli.

A qualidade gráfica da coleção e os textos que acompanham cada uma das histórias adaptadas, com pequenas biografias dos escritores, ratificam a preocupação dos editores tanto com o leitor cativo de HQs quanto com os novos leitores, que são introduzidos no universo literário com textos informativos.

O Volume I tem prefácio de Sidney Gusman (Universo HQ) e o Volume II, de Gualberto Costa. Cada edição tem cerca 80 páginas, com preço de R$ 15,00.

A coleção será lançada em São Paulo com a presença dos editores João Lin e Mascaro. O evento terá uma mesa-redonda sobre quadrinhos e literatura, contando também com a presença do escritor Marcelino Freyre e do jornalista Sidney Gusman, com mediação de Gualberto Costa.

imageimage
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 5/12/2006, 03:17




Legal isso! :)
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 7/12/2006, 01:12




Revista apresenta HQs nacionais de terror com Toninho do Diabo

Por Marcelo Naranjo, sobre o press release (05/12/06)

O Diário Negro do Toninho do Diabo é uma publicação de terror, somente com material nacional.

A edição apresenta, em suas 32 páginas, três histórias com diversos desenhistas.

O Filho do Diabo, escrita por Daniel Vardi e ilustrada por Peterson A., narra o pacto de um casal para ter filhos.

Entidade Assistencial é uma história de humor negro escrita e desenhada por Hugo Nanni.

Hospital do Diabo é a primeira história escrita pelo próprio Toninho do Diabo e foi desenhada por Marcelo Leonardi no estilo clássico.

A revista demorou oito anos para ser publicada. De acordo com os responsáveis, o principal fator para essa demora foi o preconceito das editoras em lançar uma revista com o nome do "Diabo".

Toninho do Diabo é um popular personagem criado por Antônio Aparecido Firmino, nos moldes do famoso Zé do Caixão.

image

Sítio do Picapau Amarelo em quadrinhos

Por Marcus Ramone (06/12/06)

A Editora Globo parece estar apostando nos personagens de Monteiro Lobato para cobrir a lacuna que a Turma da Mônica deixará ao migrar para a Panini Comics, no próximo mês de janeiro. De uma só vez, três revistas em quadrinhos do Sítio do Picapau Amarelo chegaram às bancas com distribuição nacional.

Cuca (32 páginas, R$ 2,20), Você Sabia? (64 páginas, R$ 3,80) e Sítio do Picapau Amarelo (64 páginas, R$ 3,20) marcam a volta dos clássicos personagens aos gibis mensais, com um visual bastante diferente do apresentado em sua primeira incursão nos quadrinhos pela RGE (atual Globo) nos anos 1970.

O título Você Sabia? mostra, em cada edição, um tema didático com conteúdo exigido pelos parâmetros curriculares e educacionais. Homônima e com o mesmo conceito de uma publicação da Turma da Mônica cancelada há poucos meses, a revista tem quadrinhos, passatempos e curiosidades.

Já em Cuca, a assustadora bruxa se mostra mais atrapalhada e divertida do que má; e em Sítio do Picapau Amarelo, todos os personagens da galeria participam de aventuras com muita ação e bastante humor.

imageimage
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 7/12/2006, 03:21




Esses já (me) interessam bem menos...
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 7/12/2006, 12:26




Postei o do Toninho do Diabo pra ver se algum fã se manifestava. :D Se bem me lembro, acho q tem um por aqui...
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 7/12/2006, 14:01




Será que supõe bem?
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 19/12/2006, 17:10




Conheça as tiras de Zé Manel, o português

Por Marcus Ramone (19/12/06)

O povo português é homenageado de uma forma bem-humorada na nova série de tiras do cartunista carioca Léo Valença.

Confira as piadas visuais rápidas e rasteiras do personagem Zé Manel, publicadas com exclusividade no site de humor Portuguelândia
image
 
Top
98 replies since 21/4/2004, 18:31   3628 views
  Share