Lotus confirma Trulli e Kovalainen, e chefe dá aviso: "Nós somos sérios"A Lotus, que volta à F1 em 2010, terá o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen como seus pilotos Warm Up
A Lotus, como prometido, confirmou na manhã desta segunda-feira (14) na Malásia a dupla com que vai disputar — pelo menos iniciar — a temporada 2010. E como já era esperado pelas últimas informações, Jarno Trulli e Heikki Kovalainen foram os escolhidos para representar a equipe em seu retorno à F1.
O anúncio contou com a presença do governo da Malásia, tanto que foi o ministro dos Esportes, Ahmad Shabery Cheek, quem deu a notícia dos pilotos em uma coletiva em Kuala Lumpur. Também ficou ratificada a presença do malaio Fairuz Fauzy como piloto de testes.
Em meio à cerimônia, o chefe da equipe, Tony Fernandes, aproveitou para fazer o anúncio no Twitter e avisou: "Nós somos sérios." No entanto, não deixou de ser no mínimo engraçado o recém-dirigente ter escrito que um de seus pilotos é "heike kovaleninen".
Trulli, 35, está na F1 desde 1997 e fez as últimas cinco temporadas pela Toyota, que arredou o pé da F1. Kovalainen, 28, vai para seu quarto ano na categoria. Começou na Renault e ficou os últimos dois na McLaren, em um posto de segundo piloto.
A última temporada que a Lotus fez na F1 foi em 1994. Naquele Mundial que sete pilotos se revezaram nos carros 11 e 12: Pedro Lamy, Johnny Herbert, Alessandro Zanardi, Philippe Adams, Eric Bernard e Mika Salo. A meta para 2010, segundo Fernandes, "é ser a melhor das novas equipes", ou seja, ganhar de Campos, USF1 e Virgin/Manor.
Não gosto do Trulli, mas parece que a Lotus saiu mesmo na frente das outras novatas.
O italiano é rápido e experiente, o que pode ajudar nesta primeira temporada, enquanto Kova ainda me parece ter um potencial não desenvolvido enquanto ficou à sombra de Hamilton na McLaren.
Para Haug, novo sistema de pontuação não valoriza vitóriasNorbert Haug destacou que dar 25 pontos ao vencedor da corrida e 20 para o segundo é a mesma proporção do sistema antigo Warm Up
O novo sistema de pontos aprovado pela FIA para a temporada de 2010 da F1 foi questionado por Norbert Haug nesta segunda-feira (14). O diretor-esportivo da Mercedes afirmou que a proposta de dar 25 pontos para o vencedor e 20 para o segundo colocado não valoriza tanto as vitórias em comparação ao antigo sistema porque a proporção é mesma.
“Como antes, o segundo lugar recebe 80% dos pontos e o terceiro lugar recebe 60%”, frisou Haug à agência de notícias “SID”, referindo-se à pontuação que valeu até este ano, dando dez pontos ao primeiro e oito ao segundo.
No entanto, alguns se mostraram favoráveis à mudança, como o campeão Jenson Button. O inglês da McLaren destacou à “Radio BBC” o fato de que, agora, quem cruzar a linha de chegada na frente terá cinco pontos de vantagem para o segundo colocado.
"Isso é importante porque todos nós amamos vencer corridas. Eu venci seis corridas este ano e conseguia apenas dois pontos mais", concluiu Button.
Êeee! Alguém parou para fazer contas!
Será que ainda dá tempo de mudar essa bizarrice?