Economia, Um assunto bem chato, mas importante!

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Journeyman
view post Posted on 22/7/2007, 15:19




Acidentes não assustam futuros pilotos e comissários

Número de matrículas nos cursos de aviação se mantém.
Diretor de escola diz que a procura aumentou 80% nos últimos dois anos.





Acidentes aéreos como os dos vôos JJ 3054 da TAM, ocorrido no último dia 17 de julho, e o 1907 da Gol, em 2006, não assustam ou afastam estudantes dos cursos para piloto e comissário. Segundo os coordenadores de escolas de aviação civil ouvidos pelo G1, estas tragédias não influenciam no número de matrículas.






Se os passageiros ficam inseguros para viajar de avião, os futuros tripulantes parecem não questionar a profissão. “Quem quer ser piloto, entende que a aviação é bastante segura. Os alunos encaram esses acidentes como uma tragédia e sabem que é preciso aprender com os erros”, afirma Titus Roos, coordenador de curso teórico do Aeroclube de São Paulo, que tem cerca de 900 alunos por ano.

Diogo Youssef, 25, estuda para ser piloto comercial há quatro anos e meio e, apesar de ficar sensibilizado com as mortes, não pensa em desistir de pilotar. “Sou louco por voar. Não tenho medo nenhum”, conta ele, que desde pequeno é fascinado por aviões.

Formado em engenharia mecânica e com cerca de 50 horas de vôo acumuladas (é preciso 150 horas para atuar como piloto comercial de avião), Youssef acredita que o acidente da TAM deixa uma lição: “A grande importância da filosofia de segurança de vôo é aprender com os erros para que nunca mais aconteça uma tragédia como essa”.

Na Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aeronáutica Civil (Eapac), no Rio de Janeiro, a notícia do acidente da semana passada causou comoção. “Na quinta-feira [19], era a conversa da escola, mas isso [o acidente] não desmotiva os estudantes a continuarem o curso”, relata Jacqueline Oliveira, coordenadora pedagógica da Eapac, que tem 200 alunos nos cursos de comissário e mecânico de vôo.

De acordo com Jacqueline, a reação dos alunos foi muito parecida com a da época do acidente da Gol. “Os estudantes querem saber o que aconteceu e o que poderia ter sido evitado.”

Barbara Sanabria, 19, que trabalha no setor de terra do Aeroporto de Congonhas e estuda para ser comissária, ficou tocada com o acidente. “A gente fica abalada, mas não pode só colocar os pontos negativos [na profissão]. Tenho que continuar o que comecei. Sempre fui ligada em aviação e terei melhores oportunidades como comissária”, justifica.

Procura pelos cursos

As escolas dizem que é cedo para saber se o vôo da TAM -que se chocou contra um prédio da empresa ao lado do Aeroporto de Congonhas e causou a morte das 187 pessoas a bordo e de outras que estavam no solo- afetará o número de alunos. No entanto afirmam que o acidente da Gol, que provocou a morte de 154 pessoas há menos de um ano, não interferiu no interesse pela carreira.

Foto: Diversão & Arte
Arquivo Pessoal
Susislaine Piai terminou o curso de comissária (Foto: Arquivo pessoal)

O G1 solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o número de escolas para pilotos, comissários e mecânicos de vôo e de profissionais existentes no país, mas até a publicação desta reportagem a agência não havia fornecido os dados.

Segundo Leonardo Souza, diretor de formação sindical do Sindicato Nacional dos Aeronautas, há cerca de 6.800 profissionais filiados. O sindicato não possui dados sobre escolas e cursos.

Para um dos coordenadores do Aeroclube de São Paulo, o interesse pela profissão vem aumentando. “Da metade do ano passado para este ano, já detectamos um crescimento de 20% na procura pelos cursos teóricos”, afirma Roos. José Luiz Mattos, diretor da ABC Fly, em São Paulo, concorda que os acidentes não interferem na escolha da carreira. “A procura aumentou pelo menos 80% nos últimos dois anos”, diz.

Mattos conta que há uma preocupação em saber se os estudantes têm as características para serem aeronautas. “Durante os cursos, a gente aproveita para sentir o perfil dos alunos: seja na entrevista de pré-seleção para comissário como nas horas de vôo com os pilotos. O pessoal está bem consciente que esse tipo de acidente é raro, uma fatalidade”, explica.

Esse é o caso da auxiliar administrativa Suzilaine Cristina Piai, 30, que está prestes a mudar de carreira. Ela terminou o curso de comissária de vôo em março e está fazendo entrevistas nas companhias aéreas. “Eu acho que quem procura essa profissão é porque gosta mesmo. O avião é o meio mais seguro de viajar. Isso [o acidente] não me assusta.

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Parece que a grana é boa, mas... Assusta um pouco.
 
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>Il Monstro<
view post Posted on 22/7/2007, 15:52




Assusta... Mas é lógico que não há como abrir mão da aviação, atualmente.

De qualquer forma, muita coisa que estava travada, empurrada com a barriga, agora vai começar a ser feita, para mostrar serviço.
 
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Curuja
view post Posted on 22/7/2007, 23:45




QUOTE (>Il Monstro< @ 22/7/2007, 12:52)
Assusta... Mas é lógico que não há como abrir mão da aviação, atualmente.

De qualquer forma, muita coisa que estava travada, empurrada com a barriga, agora vai começar a ser feita, para mostrar serviço.

pode crer. :yup:
 
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Journeyman
view post Posted on 23/7/2007, 00:13




Será que vai começar a ser feita mesmo? Sei não! :unsure:
 
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Curuja
view post Posted on 23/7/2007, 00:17




O paliativo já foi anunciado: fazer outro aeroporto na grande SP e destribuir algumas escalas internacionais pro Tom Jobim.
 
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Journeyman
view post Posted on 23/7/2007, 00:19




Não sei se é bem assim...

Mas, vi um desses especialistas dizendo que para construir um aeroporto leva-se, em média, uns 8, 10 anos...

Ela falava dos processos de desapropriação e tal...
 
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>Il Monstro<
view post Posted on 23/7/2007, 00:43




Um ponto de vista:


A VARIG ESTÁ NA ORIGEM DO “CAOS AÉREO”


Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 534



Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.







. Nesta manhã de sol de inverno, entre uma partida e outra do fracasso retumbante que é o Pan do Rio, reproduzo aqui reflexões que recolhi de um amigo, que não comunga da Teologia da Privatização.

. Na origem do que a mídia conservadora (e golpista) chama de “caos aéreo” ou “apagão aéreo” está o Governo Lula deixar que a Varig fosse privatizada.

. O fim da Varig e sua compra por uma empresa privada entregaram o comércio da aviação no Brasil na bandeja para duas empresas privadas que ainda precisam provar a sua idoneidade e o respeito ao consumidor.

. TAM é o que é – como qualquer passageiro pode comprovar.

. Antes de tudo, o lucro. O serviço ao passageiro, depois a gente acerta.

. A Gol, é o que é: as mutretas com o ex-senador Roriz e o dinheiro do BRB falam por si próprios.

. Por que o Governo Lula deixou a Varig ir para o buraco ?

. Porque o Governo Lula tem medo de ser “esquerdista”.

. Porque o Governo Lula só agora, parece, vai botar a Anac atrás da TAM e da Gol.

. Porque o Governo Lula tem medo de afrontar a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo), que se expressa na mídia conservadora (e golpista).

. Agora, os epígonos da Teoria da Privatização correm para 1) construir um aeroporto na Grande São Paulo; 2) privatizar a Infraero.

. Privatizar a Infraero será entregá-la, por exemplo ao Daniel Dantas.

. Que é capaz de vender a pista principal de Congonhas ao Beto Carreiro.

. E construir um aeroporto na Grande São Paulo ...

. É melhor, antes, dar um pulo a Lisboa e Londres.

. Há décadas que Lisboa e Londres tentam construir alternativa a Portela de Sacavém e a Heathrow.

. Lá também tem Ibama, moradores, ONGs, direitos constituídos, Constituição.

. Não é assim, construir em seis meses e encher o bolso das empreiteiras (da Linha 5...)



 
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#FF#
view post Posted on 23/7/2007, 00:44




Já começou mal. :sick:
 
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>Il Monstro<
view post Posted on 23/7/2007, 00:45




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Por essas e outras está na minha lista reler "A Arte da Guerra".

QUOTE (#FF# @ 22/7/2007, 21:44)
Já começou mal. :sick:

Quem começou mal?
 
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#FF#
view post Posted on 23/7/2007, 00:46




O texto.
 
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Journeyman
view post Posted on 23/7/2007, 00:48




Ficou meio perdido...
 
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Curuja
view post Posted on 23/7/2007, 00:49




Muito perdido!
 
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Alkalino
view post Posted on 23/7/2007, 01:11




Já começou perdido.
 
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Journeyman
view post Posted on 24/7/2007, 18:50




Agora é lei: 13º mais cedo

Diário Oficial da União publica decreto que garante metade do abono em setembro até 2010

Luciene Braga

Rio - Os quase 26 milhões de beneficiários do INSS, entre eles aposentados e pensionistas, vão receber a metade do 13º salário em setembro, com o pagamento de agosto. Ontem, o ‘Diário Oficial da União’ publicou o decreto que autoriza a antecipação do pagamento da primeira parcela do abono de Natal. A segunda virá em dezembro.

O adiantamento faz parte do acordo entre governo e representantes de aposentados e será estendido àqueles que ganham aposentadoria, pensão, auxílio-doença ou salário-maternidade. A antecipação de metade do 13º está garantida até 2010, sempre com pagamento em setembro. Não terão direito ao abono os que recebem benefícios assistenciais (como renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho e pensão mensal vitalícia). Com a antecipação, a Previdência estima impacto de R$ 6 bilhões na folha de pagamento de agosto.

Além disso, o reajuste de todos os aposentados passará a ser concedido na mesma data da correção do salário mínimo, que costuma ser aplicada em abril. A cada ano, o aumento será antecipado em um mês até que seja aplicado em janeiro. Os benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS em 2008, por exemplo, serão reajustados em março — mesmo mês em que entrará em vigor o novo mínimo. Em 2009, a correção do piso nacional será antecipada para fevereiro, assim como os proventos dos segurados do INSS. Em 2010, o reajuste para todos será concedido no mês de janeiro.

Datas iguais, reajustes diferentes. Projeto de lei estabelece que a correção do mínimo entre 2008 e 2011 será pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE), mais a variação real do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores. As aposentadorias e pensões com valor acima do mínimo, que hoje correspondem a 8,2 milhões, vão continuar sendo reajustadas só pelo INPC — o que vai significar mais perdas.

Simulação do economista Miguel de Oliveira, da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), com base nas projeções para a inflação e para o PIB no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mostra variação de 37,87% entre os valores do mínimo atual e o previsto em lei para 2011 (R$ 380 e R$ 523,92). Enquanto isso, a variação dos benefícios dos segurados que levam somente o INPC será bem menor (R$ 1 mil para R$ 1.181,11), ou 18,11% no mesmo período.

Solução rápida e econômica

Para o procurador do INSS e coordenador dos Juizados Especiais Federais, Eduardo Fernandes de Oliveira, os acordos que o instituto tem fechado com segurados são alternativa rápida para a solução de processos que costumam demorar anos. Com eles, nesses quase 5 mil processos, o governo deixou de pagar R$ 10,2 milhões (em juros de 1% ao mês sobre o valor dos atrasados, além de 10% a título de honorários sobre o valor da condenação).

Nesse caso, quando aceitam abrir mão de parte de seus direitos e receber menos que o previsto, os segurados não esperam anos, como é comum, pois o INSS se compromete a pagar os atrasados em até dois meses. Oliveira afirmou que o instituto capacita servidores da área de benefícios para atuar como representantes nas audiências. “Esses servidores atuam como facilitadores na realização dos acordos, uma vez que detêm ampla experiência e conhecem a realidade dos segurados e da Previdência”, explicou.

Nesta segunda, o Conselho da Justiça Federal divulgou que já está no site www.justicafederal.gov.br a nova versão do ‘Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal’. O documento explica cálculos judiciais e custas processuais, dívida fiscal, liquidação de sentença e requisições de pagamento, além de atualizar a jurisprudência.
 
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Sr Spock
view post Posted on 25/7/2007, 02:34




Claro, quem trabalha como piloto ou comissário de bordo tem muito mais chances de morrer num acidente de avião do que qq pessoa... (quer dizer, exceção aos terroristas suicidas especializados em aviões).

Mas motorista de caminhão tem mais chance de morrer num acidente de caminhão do que outras pessoas, e eletricistas correm mais risco de morrerem eletrocutados do que as outras pessoas... pq será?

Mas ninguém vai abandonar o que gosta de fazer e o que garante a mesa por isso.

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E o texto foi ruim toda vida!
 
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148 replies since 8/11/2006, 23:37   1157 views
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