Campeonato Mundial

« Older   Newer »
  Share  
#FF#
view post Posted on 1/9/2006, 13:32







Fim de partida!
75 a 74 pra Espanha, com Ginóbili errando a bola do jogo!


Grécia x Espanha na final!

 
Top
Journeyman
view post Posted on 1/9/2006, 21:50




Ficou acordado a noite toda, FF?

______________

"Estou triste, mas orgulhoso desta equipe", afirma Manu Ginóbili

Das agências internacionais
Em Saitama (Japão)

O jogador argentino Manu Ginóbili disse estar "triste, mas orgulhoso" de sua equipe após a derrota por 75 a 74 para a Espanha na semifinal do Mundial de basquete masculino, em Saitama, no Japão.

"É duro, estivemos perto (da vitória). Tínhamos uma grande oportunidade de ganhar essa partida. Deveríamos estar festejando nossa classificação para a final agora. Mas isso é parte da carreira de um jogador. Já vivi momentos piores", disse o jogador do San Antonio Spurs.

"Temos que manter a cabeça erguida. O basquete oferece revanches. Estou triste, mas orgulhoso desta equipe", completou Ginóbili, cestinha do jogo com 21 pontos.

Para o treinador Sergio Hernández, os argentinos deixaram a vitória escapar das mãos. "Nocioni é o nosso melhor arremessador, mas fracassamos", comentou sobre o lance perdido pelo ala nos segundos finais da partida.

"A Espanha nos atrapalhou muito com sua defesa individual agressiva. Jamais nos sentismos cômodos na partida. Perdemos de uma super equipe", completou Hernández.
 
Top
#FF#
view post Posted on 1/9/2006, 22:02




Desisti lá pelas 2 da madruga.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 3/9/2006, 16:01




Espanha humilha a Grécia e é campeã mundial

Da Redação
Em São Paulo

A primeira medalha da Espanha na história em um Mundial de basquete é de ouro. Neste domingo, sem contar com sua principal estrela, o pivô Pau Gasol, a equipe não tomou conhecimento da Grécia e, com o placar de 70 a 47, conquistou o título em Saitama, no Japão.

AFP
Espanhóis comemoram conquista inédita
Crédito
Marc, irmão de Pau, ajudou no garrafão
Reuters
Defesa espanhola suofocou ataque grego
Depois de vencer o primeiro período por 18 a 12, os espanhóis esmagaram os atuais campeões europeus, permitindo apenas outros 35 pontos em 30 minutos.

A ausência de Gasol, que fraturou o pé esquerdo na semifinal contra a Argentina, chorou no banco de reservas ao final do jogo e recebeu no pódio o troféu de melhor jogador do campeonato, parece ter unido e incentivado ainda mais a seleção espanhola para a decisão.

O time apresentou uma defesa extremamente combativa e desmontou o ataque grego, que havia marcado 101 pontos na semifinal contra os Estados Unidos. Permitiu ao rival apenas 13 de 34 arremessos de dois pontos (38%) e 5 de 21 (21%) de três pontos.

Apática, a campeã européia passou por momentos embaraçosos em quadra - chegou a perder por 28 pontos-, assistindo a um bombardeio da linha de três pontos por parte dos adversários, que converteu 12 em 30 tentativas, com aproveitamento de 40%.

O ala-pivô Jorge Garbajosa, que vai jogar no Toronto Raptors na próxima temporada, pegou 10 rebotes e marcou 20 pontos para os campeões, mesma quantia obtida pelo escolta Juan Carlos Navarro. O ala-pivô Felipe Reyes, que ocupou a vaga de Gasol, fez 10 pontos, todos eles no primeiro tempo.

A Espanha conquistou o título de maneira invicta, com uma campanha arrebatadora. Com exceção do confronto com a Argentina na semi, vencido por apenas um ponto, a equipe venceu todos seus outros confrontos com vantagem de dez ou mais pontos e saldo de 198 pontos (140 na primeira fase e 58 nos mata-matas).
 
Top
#FF#
view post Posted on 3/9/2006, 20:57




Placar feio pra uma final! :huh:
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 4/9/2006, 15:03




1. Ginobili nao errou a jogada decisiva contra a Espanha. Passou pra Nocioni sozinho q arremessou no aro.

2. Quem ganhou o bronze? :huh: E como foi esse jogo?

3. Garbaroza (ESP), Papaloukas (GRE), Anthony (EUA), Ginobili (ARG) e Gasol (ESP): acho q foram os 5 eleitos pra seleção do Mundial se nao me engano.
 
Top
#FF#
view post Posted on 4/9/2006, 15:15




EUA venceram.

Não sei como foi.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 5/9/2006, 00:06




04/09/2006 - 09h20
"Mundial não leva ninguém à NBA", diz Donnie Nelson ao UOL

Murilo Garavello
Enviado especial do UOL
Em Hamamatsu (Japão)

Uma boa participação no Mundial já não é suficiente para conduzir nenhum jogador à NBA. Ao menos essa é a opinião de Donnie Nelson, um dos homens que mais conhecem, ao mesmo tempo, a Liga americana e o basquete internacional.

Murilo Garavello/UOL
O "globalizado" Nelson afirma que há mais brasileiros na mira dos times da NBA
"SPLITTER NÃO ESCAPA", DIZ OLHEIRO
ESPANHA VENCE O MUNDIAL
O norte-americano é uma personalidade ímpar no mundo da modalidade. É presidente de operações de basquete do Dallas Mavericks, atual vice-campeão da NBA, assistente-técnico da Lituânia e conselheiro da seleção chinesa. No Mundial, diz dedicar-se exclusivamente aos lituanos.

Filho de Don Nelson, um dos mais vitoriosos técnicos da NBA e ex-treinador da seleção americana, Donnie já soma 21 anos de carreira de na liga, como espião, assistente-técnico e, desde 2004, cartola. Foi ele o responsável por levar para os Estados Unidos o primeiro jogador soviético (Sarunas Marciulionis), o primeiro chinês (Wang Zhizhi) e também quem fez o Dallas apostar, em 1998, no então desconhecido jovem alemão Dirk Nowitzki.

Em 1990, após a independência lituana, Marciulionis encarregou-se de levantar patrocinadores e montar a comissão técnica da seleção, além de convencer jogadores a ingressar na equipe. Foi do ex-ala o convite a Donnie Nelson, então auxiliar-técnico do clube em que Marciulionis jogava, o Golden State Warriors, para compor o grupo de treinadores da Lituânia, em 1990.

De lá para cá, o americano tem sido assistente-técnico da seleção em todos os campeonatos importantes (Olimpíadas, Mundiais e Europeus). Ajudou a equipe a conquistar três bronzes olímpicos, um título (2003) e um vice-campeonato (1995) europeus.

Na semana passada, Donnie Nelson recebeu a reportagem do UOL Esporte e um jornalista lituano em seu quarto no hotel Okura Act City, em Hamamatsu para uma rápida conversa que poderia durar apenas dez minutos.

Relaxado, após abrir a porta para os repórteres, Nelson tirou a enorme bota que não trai a raiz texana, sentou-se na cama segurando um exemplar do "Japan Times", e disse, entre outras coisas, que apenas uma boa participação no Mundial não é mais suficiente para proporcionar a ninguém um posto em um time da NBA. Leia a transcrição da conversa:

Além de ser um assistente-técnico da Lituânia, o que você tem feito no Japão como presidente de operações de basquete do Dallas Mavericks?
Só isso: assistente-técnico da Lituânia. Ponto final. São 15 anos com este time. Sou muito orgulhoso dessa relação e não estou fazendo nada exceto ajudá-los.

Você está observando alguns jogadores?
Não, não tenho me dedicado a isso.

Você viu algum brasileiro que não está na NBA com potencial para chegar à Liga?
Sim, mas não posso fazer comentários sobre isso porque se eu disser alguma coisa a NBA vai me multar, vai me tirar muito dinheiro e eu gostaria de mantê-lo no meu bolso (risos).

A NBA implementou, ao longo dos anos, uma série de regras que restringem o assédio das equipes a jovens jogadores.

Quantos "olheiros" você "escalou" para o Mundial?
Aqui no Japão temos três. O Mundial é uma oportunidade única de ver todos os talentos do mundo competindo uns contra os outros, mas começamos a rastrear jogadores quando eles são muito novos. Observamos desde os campeonatos juvenis, como eles jogam, como vão se desenvolvendo. Então, diria que quase todos que estão aqui e têm potencial para ir à NBA não estão sendo vistos nem pela primeira nem pela segunda vez.

A crença de que uma boa participação no Mundial pode render uma vaga na NBA não é, então, fundamentada?
Antigamente era assim. Hoje, o Mundial não leva ninguém à NBA. Só enviávamos equipes para observar jogadores nas maiores competições. Só íamos para o Mundial, Campeonato Europeu, Olimpíadas, Campeonatos da América. Mas isso há 10, 15 anos. Agora, todo time da NBA possui pessoas contratadas em todos os continentes, que analisam e fazem relatórios inclusive de campeonatos de cadetes (até 16 anos).

O Mundial é, então, para vocês, apenas mais uma página sendo escrita no livro da carreira do jogador?
Se você precisa tomar uma decisão importante, é melhor saber o progresso do atleta ao longo dos anos, desde que ele tem 16, 17, 18 anos. Assim você pode escolher certo. Porque se você vem aqui e olha o jogador por uma ou duas partidas, pode cometer grandes erros. Qualquer um pode parecer ótimo por um jogo ou mesmo por um campeonato.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 6/9/2006, 00:20




Seleção de basquete da Espanha é recebida por Zapatero

Da EFE
Em Madri (Espanha)

A seleção de basquete da Espanha, campeã do Mundial masculino no último domingo, foi recebida nesta terça pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, no Palácio de La Moncloa.

Toda a delegação foi cumprimentada por Zapatero e a ministra de Educação e Ciência, Mercedes Cabrera, o secretário de Estado para o Esporte, Jaime Lissavetzky, e o presidente da federação espanhola de basquete, José Luis Saez.

"Parabéns. Obrigado a vocês e suas famílias. Vocês deram ao país uma grande satisfação e agora todos estamos mais que orgulhosos, o que, tratando-se de basquete, me deixa especialmente satisfeito", disse o presidente, apaixonado pelo esporte.

O presidente do Governo disse aos membros da seleção que seu espírito em quadra durante a competição era uma referência do que a nação poderia ser se atuasse da mesma forma.

"Estou disposto, quando vocês puderem, a encestar umas bolas", disse Zapatero, que recebeu uma camisa autografada por toda a seleção.

Além do presidente do Governo espanhol, receberam também a seleção campeã os reis da Espanha e os Príncipes das Astúrias.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 6/9/2006, 22:02




Seleção espanhola de basquete leva prêmio Príncipe de Astúrias

MADRI (Reuters) - A seleção espanhola campeã mundial de basquete recebeu nesta quarta-feira a maior honraria esportiva do país, o prêmio Príncipe de Astúrias 2006.

A Espanha conquistou seu primeiro título mundial de basquete ao vencer a campeã européia Grécia por 70 a 47 na final do Mundial do Japão, no domingo.

Na campanha, a Espanha também ganhou de campeã mundial Sérvia e Montenegro e da Argentina, medalha de ouro na Olimpíada de Atenas. Mas os espanhóis sofreram um golpe na semifinal, quando Pau Gasol quebrou um osso do pé.

Mas com o jogador do Memphis Grizzlies e all-star da NBA no banco de reservas, seus companheiros de equipe tiveram um ótimo desempenho na final contra os gregos.

Gasol recebeu depois o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) do campeonato mundial.

O sucesso no basquete contrasta com a campanha do futebol na Copa da Alemanha, onde a Espanha foi eliminada nas oitavas-de-final para a França.

Entre os outros candidatos ao prêmio Príncipe de Astúrias neste ano estavam o jogador de tênis Andre Agassi, o ex-jogador do Real Madrid Zinedine Zidane e a recordista mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva.

Entre esportista que já ganharam o prêmio estão Fernando Alonso, campeão mundial de Fórmula 1; Lance Armstrong, que ganhou a Volta da França sete vezes; a tenista Martina Navratilova, o jogador de golfe espanhol Severiano Ballesteros e os atletas Carl Lewis e Sebastian Coe.
 
Top
55 replies since 14/7/2006, 00:19   473 views
  Share