Olímpiadas de Inverno, Turim - 2006

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 24/2/2006, 00:39




Meta dos "Bananas Congeladas" é chegar na final

Da Redação
Em São Paulo

A grande meta da equipe brasileira de bobsled, conhecida pelo mundo como "Frozen Bananas" (Bananas Congeladas), é participar da grande decisão da competição olímpica dos Jogos de Turim, marcada para sábado.

LARGADA

Uma saída eficiente no bobsled é fundamental para uma boa apresentação. "Um segundo a menos na largada são três segundos a menos no final da pista", diz o brasileiro Márcio Silva.

A largada acontece nos primeiros cinqüenta metros da pista com apenas o piloto no trenó. Os outros três o empurram e devem entrar nele antes da primeira curva.

No time brasileiro, o piloto é Ricardo Raschini. O segundo a entrar no trenó é Márcio Silva, Claudinei Quirino, o terceiro e Edson Bindilatti, responsável por brecar no final do traçado, o último dos quatro.

Apenas Raschini verá a pista, já que seus três colegas vão estar abaixados para evitar a resistência com o ar. O piloto será também o único com função durante o percurso, irá controlar o trenó com um par de argolas, que estão ligados às lâminas de contato com o gelo da pista.
A disputa é dividida em quatro baterias onde cada trenó desce a pista uma vez, isoladamente. Após as três primeiras, os 20 melhores entre 26 participantes carimbam passaporte para a descida final. É nesta quarta etapa que os brasileiros sonham em estar presentes.

"Este é o nosso objetivo. Viemos até aqui para tentar participar de todas as baterias. É uma meta muito complicada, mas nós vamos lutar para alcançá-la", disse Ricardo Raschini, piloto da equipe. Márcio Silva, Claudinei Quirino e Edson Bindilatti completam os Bananas.

O vencedor é aquele que marcar o menor tempo somando todas as descidas. O time que não completar uma das baterias, ou terminá-la sem a equipe inteira, está eliminado da competição.

As duas primeiras baterias serão na sexta, com a primeira marcada para as 13h30 e a segunda, para as 15h20. No sábado acontecerão a terceira e a quarta etapas, nos mesmos horários, todos de Brasília.

"Agora a vontade de vencer fala mais alto e a gente vai competir com sangue no olho. Tenho certeza de que vamos fazer o melhor", disse o ex-velocista Claudinei Quirino, medalha de prata no revezamento 4x100 rasos dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000. "Eu sempre quero vencer e agora não vai ser diferente", completou.

Uma das principais dificuldades será perigosa a pista de Cesana Pariol, que já derrubou diversos atletas nas competições de luge, skeleton e no bobsled feminino destes Jogos. O traçado tem 1.435 metros de extensão, com 19 curvas, sendo 11 para a esquerda e oito para a direita.

"Ao longo dos treinamentos fui pegando os macetes da pista, que é realmente muito complicada. Agora posso dizer que estamos preparados", disse Raschini, que disputou os Jogos de Salt Lake-2002 no luge.
 
Top
#FF#
view post Posted on 8/3/2006, 13:10




Só pra completar, no hóquei no gelo o ouro ficou com a Suécia, a prata com a Finlândia e o bronze foi para a República Tcheca.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 9/3/2006, 00:48




Antes tarde do que nunca!
 
Top
17 replies since 11/2/2006, 17:57   288 views
  Share