Música em quadrinhos, (e quadrinhos em música)

« Older   Newer »
  Share  
Capitão Ácido
view post Posted on 10/11/2006, 20:47 by: Capitão Ácido




A quadrinização inacabada de um clássico dos Beatles

Por Marcus Ramone (07/11/06)

Tudo começou em 1999, quando o quadrinhista Bill Morrison, fã de carteirinha dos Beatles, recebeu um convite da Dark Horse para produzir uma HQ muito especial: a adaptação em quadrinhos do cultuado Yellow Submarine, filme do quarteto de Liverpool lançado em 1968.

Já existia uma HQ do psicodélico submarino amarelo, publicada pela Gold Key antes do lançamento do filme, e que por isso mesmo não seguia o roteiro do longa-metragem. Assim, a intenção da Dark Horse era realmente adaptar aquela produção cinematográfica.

Mais que isso, a graphic novel deveria ser lançada no mesmo tempo que o DVD de Yellow Submarine chegaria às lojas. A idéia, também, era criar uma nova frente de licenciamento que incluiria action figures da McFarlane Toys e outros artigos de memorabília.

O projeto, porém, não vingou. Apenas o DVD foi lançado. A HQ de Morrison teve apenas 26 de suas 48 páginas concluídas, muitas das quais já com a contribuição de Chris Ungar e Nathan Kaen no letreiramento e na colorização, respectivamente.

Segundo Morrison afirmou em uma recente entrevista concedida ao site CBR News, o boato que corria era que o ex-Beatle George Harrison abortou o projeto por um simples motivo: sua empresa, também chamada Dark Horse, poderia ser confundida com a editora e malvista caso a HQ não alcançasse sucesso de público e crítica. "Mas eu penso que isso foi apenas boato", disse o quadrinhista.

O motivo oficial, porém, é que a Apple, licenciadora da marca Beatles, desqualificou os quadrinhos como produto de merchandising. Bill Morrison está agora divulgando na imprensa algumas das páginas da HQ inacabada. "Sou um grande fã dos Beatles, e esse projeto significa muito para mim", disse o artista.

De acordo com o autor, a iniciativa tem o objetivo de "forçar" a Dark Horse a sensibilizar a Apple para liberar a produção da graphic novel. "Quem sabe, se outros fãs da banda souberem disso tudo, possam bombardear a Apple com cartas", sugeriu Morrison.

Para ele, seria muito interessante se os executivos dessa companhia visitassem a próxima edição do Comic-Con International, festival que será realizado nos Estados Unidos em março de 2007, em San Diego, Califórnia. "Eles veriam que os quadrinhos não são necessariamente transviados, como eles pensam. Talvez mudassem de sentimento e dessem um OK para o projeto".

imageimageimageimage
 
Top
21 replies since 25/1/2006, 00:46   1141 views
  Share