NBA 2005/2006

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 11/6/2006, 22:31




Criticado, Shaquille O'Neal diz estar preparado para 2º confronto

Das agências internacionais
Em Dallas (EUA)

Criticado por ter arriscado apenas 11 arremessos na primeira partida da série melhor-de-sete que define o título 2005/2006 da NBA, Shaquille O'Neal, do Miami Heat, rechaçou a dúvida colocada sobre sua boa preparação para os demais jogos.


"Eu estarei pronto para jogar", disse deliberadamente o pivô dos Heat. O time precisará que O'Neal coloque em dia seu jogo se quiser vencer a segunda partida da série, que acontece neste domingo.

"Este jogo é passado. Agora só tenho que me preocupar em fazer bem as coisas que supostamente tenho que fazer bem, e as farei", acrescentou o pivô.

O time jovem do Dallas Mavericks venceu a abertura da final em 90 a 80, realizada na quinta-feira, dando o um passo rumo ao seu primeiro título em 26 anos de história do clube.

O'Neal acertou somente oito de seus 11 arremessos no jogo de quinta-feira e completou somente um de nove arremessos livres, somando 17 pontos em 38 minutos que ficou em quadra. Ao todo, os Heat acertaram somente sete dos 19 arremessos livres que tiveram.

"Eu acho que os nossos jogadores estão desgostosos e eles devem ficar mesmo - desgostosos e frustrados", disse o técnico dos Heat, Pat Riley. "E isso não tem nada a ver com raiva."

Riley ainda afirmou que seu time baixou a guarda defensivamente com muita freqüência e não deu a bola para O'Neal em posição para pontuar em quantidade suficiente.

Para o jogador, boa parte de seu desempenho neste primeiro choque foi por querer carregar todo o peso da equipe, algo que tentará evitar no domingo.

"É mais um assunto de cérebro que de poder. Tenho que envolver todos os meus companheiros, tratar de jogar com inteligência", destacou. "Geralmente não tenho dois jogos ruins. Às vezes me criticam por minha dureza, mas é assim que jogo. Quando me castigam, também castigo. E você não pode castigar pessoas com delicadeza", completou O'Neal.

Para a partida do domingo, o técnico Riley recusou reconhecer que a vitória é crucial. "Eu não estou vendo isso como se o mundo fosse acabar", disse. "Não vai. É uma série de sete jogos."

 
Top
#FF#
view post Posted on 12/6/2006, 13:46




Mavs 2 a 0 na série!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 12/6/2006, 15:39




Dallas vence outra e abre 2 a 0 na final da NBA

Da Redação
Em São Paulo

Foi a quarta vitória em quatro jogos somente nesta temporada e, ao que parece, outras duas devem chegar em breve para dar ao Dallas Mavericks o título na decisão de debutantes contra o Miami Heat na NBA. Neste domingo, o time do Texas fez 99 a 85 no da Flórida e agora tem 2 a 0 na série melhor-de-sete que vai definir o campeão da NBA.

Reuters
Dallas, de Nowitzki e Dampier, vence Miami, de Shaq O'Neal (32) e faz 2 a 0 nas finais da NBA
Além da superioridade em quadra, a história também conspira a favor do Dallas Mavericks. Somente duas equipes tiveram força suficiente para virar um playoff decisivo da NBA depois de sairem perdendo por 2 partidas a 0. O Boston Celtis, em 1969, e o Portland Trail Blazers, em 1977.

Ao Miami, que ainda não conseguiu achar uma forma de parar o alemão Dirk Nowitzki e companhia, resta tentar bater o indigesto adversário em pelo menos uma das duas próximas partidas, agora em casa, para manter as esperanças de repetir o feito de Boston e Portland e levantar o inédito troféu ainda neste ano.

Mas a tarefa, mesmo em casa, é ainda mais difícil do que parece. Nas quatro derrotas para o adversário, todas foram por pelo menos 10 pontos de diferença. Uma delas foi em Miami, o primeiro encontro da temporada, por 103 a 90. A vitória do Dallas, porém, "contou" com a ausência de Shaquille O'Neal, que estava lesionado.

Sua presença no próximo, entretanto, não passa a impressão de que alguma coisa vai mudar já que nas duas primeiras partidas das finais ele somou apenas 22 pontos e pegou 13 rebotes para a sua equipe. Nowitzki, a estrela do Dallas, fez 16 e pegou 14 rebotes só no jogo deste domingo.

O alemão, inclusive, foi o cestinha e o grande destaque do jogo. Além de marcar o único "double-double" (quando o atleta faz dois dígitos em dois fundamentos), ele deu ainda mais quatro assistências.

Além dele, outros quatro jogadores do Dallas anotaram mais de 10 pontos. Jason Terry (16), Josh Howard (15), Jarry Stackhouse (19) e Devin Harris (11). Erick Dampier pegou ainda 13 rebotes.

Pelo lado do Miami, Dwyane Wade, com 23 pontos e oito rebotes, e Antonie Walker, com 20 pontos, foram os dois melhores do time. Jason Willians e Alonzo Mouring contribuiram com mais 11 cada.

Ao final do terceiro quarto, o Heat ainda perdeu o ala Udonis Haslem, que machucou o ombro esquerdo ao cair depois de tentar bloquear um arremesso dos Mavericks.

Os times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, também às 22h, mesmo local e horário da quarta partida, na quinta-feira. Se o quinto jogo for necessário, volta para Dallas. O sexto, também se preciso, será em Miami, e, se a decisão ficar para o sétimo duelo, ele será em Dallas.

O jogo
O Dallas começou muito melhor o primeiro quarto e chegou a abrir 16 a 9 no placar, quando faltava 3min57, com seis pontos de Nowitzki. Mas o Heat reagiu antes do final do período, e, comandado por Wade e Walker, conseguiu entrar no segundo quarto perdendo apenas por um ponto; 18 a 17.

A reação dos primeiros 12 minutos transformou-se em virada no início do segundo quarto novamente com Wade, mas agora assessorado por Alonzo Mourning, que entrou no lugar de O'Neal ainda no primeiro quarto. O Heat conseguiu abrir 28 a 23 a 8min27 do final da parcial.

A virada parece ter acordado os afitriões, que novamente comandados por Nowitzki e beneficiados por uma série de erros dos visitantes, fizeram 13 pontos sem tomar nenhum e voltaram a comandar o marcador, com 36 a 28, quando faltava 4min58 para o final.

MAVS X HEAT - TEMPORADA 05/06
Data Jogo Local
25/11 Miami 90 x 103 Dallas Miami
09/02 Dallas 112 x 76 Miami Dallas
08/06 Dallas 90 x 80 Miami Dallas
11/06 Dallas 99 x 85 Miami Dallas
PÁGINA ESPECIAL
A partir daí, apesar de algumas tentativas de reação, o Heat não foi mais páreo até o final do jogo.

Ainda no segundo período, Terry, Nowitzki e Stackhouse colocaram mais oito pontos de vantagem e o Dallas foi ao vestiário vencendo por 16 pontos, 50 a 34.

A pontuação individual no intervalo ilustrava bem a supremacia do time da casa. A soma dos pontos de apenas três dos dez anfitriões que jogaram foi maior do que os 34 pontos do Heat. Nowitzki e Stackhouse marcaram 12 cada, e Howard, mais 11. Wade foi o cestinha do Miami com sete pontos.

Na volta para o terceiro quarto, o Dallas seguiu abrindo frente e ultrapassou os 20 pontos de vantagem ao fazer 65 a 44 com uma cesta de Nowitzki, seu 16º ponto, a 5min57 do final do período. A diferença foi a 27 pontos, 78 a 51, e caiu ao final do quarto, que terminou em 82 a 58.

O quarto período começou com um último suspiro do Miami, que marcou 8 a 0 nos primeiros 2min30 e diminuiu a diferença para 82 a 66. Terry anotou os primeiros dois pontos para os anfitriões a 8min01 do fim e trouxe ainda seu time de "volta" efetivamente para a quadra.

Apesar do bom início de quarto, o Miami não tinha como reagir mais, e acabou sucumbindo no final, 99 a 85, e agora tem dois a zero contra no placar da decisão, a primeira em que as duas equipes chegam na NBA.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 13/6/2006, 17:17




Heat, em casa, tenta encontrar o caminho da vitória

Por Daniel Zamora
Da EFE
Em Miami (EUA)

Nem a história nem as estatísticas estão do lado do Miami Heat para o terceiro jogo das Finais da NBA, nesta terça-feira, contra o Dallas Mavericks.

Mas o Heat volta ao American Airlines Arena, em Miami, esperando
ser uma equipe completamente diferente da que perdeu as duas
primeiras partidas da melhor de sete, em Dallas.

Até hoje, só duas equipes na história da NBA conseguiram ganhar o
título saindo de uma desvantagem de 2 a 0. Mas o treinador Pat Riley
se mantém otimista e confiante na reação em casa.

Riley espera encontrar a forma de superar a defesa do Mavericks,
que tem dominado a sua equipe. Tanto que o pivô Shaquille O'Neal teve a pior atuação da sua carreira num playoff, marcando apenas
cinco pontos.

"Shaq sabe o que é ser campeão e eu tenho certeza de que ele vai
dar tudo no terceiro jogo", comentou Riley. "O Mavericks fez o que
tinha que fazer na sua quadra, e agora vamos aproveitar os três
jogos seguidos em Miami".

Para o técnico, sua equipe verdadeira não é a que perdeu para o
Mavericks, e sim a que eliminou o Pistons na Conferência Leste.

"Faltou concentração, ritmo e acerto nos lances livres. Mas
estamos conscientes da necessidade de conseguir a vitória se
quisermos continuar na luta pelo título", acrescentou.

O ala-armador Dwayne Wade garante que as derrotas em Dallas fazem
parte do passado, e só serviram para corrigir os defeitos.

"Não jogamos bem como equipe. O Mavericks me marcou muito bem,
mas estarei preparado para vencer desta vez", prometeu.

O'Neal não quis falar com os jornalistas. Já o pivô Alonzo
Mourning garante que agora é que começam de verdade as Finais.

"Se conseguimos ganhar os três jogos em casa, poderemos ficar na
frente e isso é o que conta, não as duas derrotas de Dallas",
comentou Mourning.

O treinador do Mavericks, Avery Johnson, está consciente de que o
ambiente em Miami vai ser muito hostil. "Estou convencido de que o
panorama vai ser totalmente diferente em Miami", comentou Johnson.

"Jogando em casa, o Heat vai ser muito mais agressivo", previu.

"Vai ser um rival difícil e agressivo quando no terceiro jogo da
série", acrescentou o ala alemão Dirk Nowitzki. "Vamos ter que jogar
tranqüilos e com inteligência, pois só assim teremos a oportunidade
de fechar a série em Miami", comentou.

Até hoje, 25 equipes na história da NBA conquistaram o título
após abrir uma vantagem de 2 a 0. O Heat tenta repetir a façanha do
Boston Celtics (1966) e do Portland Trail Blazers (1977), que
conseguiram superar a desvantagem.

"Sabemos o que é jogar sob pressão na fase final e agora é o
momento de demonstrar mais que nunca que temos a confiança de chegar
ao título", acrescentou Riley.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 14/6/2006, 22:02




Miami supera Dallas pela primeira vez e permanece na briga

Da Redação
Em São Paulo

O Miami Heat venceu o Dallas Mavericks pela primeira vez na temporada na noite desta terça-feira, por 98 a 96 em casa, pela terceira partida da série melhor-de-sete final da NBA. Com a vitória, o time diminuiu a vantagem do adversário no playoff para 2 a 1.

AFP
Dywane Wade marcou 42 pontos, pegou 16 rebotes e comandou o Miami Heat à vitória
Nos quatro jogos anteriores entre ambos nesta temporada, duas pela temporada regular e as duas primeiras da final, o Dallas havia vencido todos com uma diferença de pelo menos dez pontos.

O grande nome da partida desta terça foi o armador Dywane Wade, com 42 pontos e 13 rebotes para o time da casa. O pivô Shaquille O'Neal, apagado nos dois primeiros duelos, recuperou-se e também fez um "double-double", mas com 16 pontos e 11 rebotes.

"Como um time, nós apenas dissemos que este (jogo) poderia valer a temporada se eles vencessem", disse Wade. "Nós levamos o nosso ataque ao limite, trancamos a defesa e vencemos".

O técnico do Miami, Pat Riley, revelou ainda que Wade jogou com dores no joelho. "Ele mostrou ter muito coração. Superou a fadiga e a lesão. É um guerreiro", disse.

Pelo lado do Dallas, o alemão Dirk Nowitzki anotou 30 pontos e pegou sete rebotes. Foi o primeiro jogo na decisão que ele não conseguiu um "double-double". Josh Howard contribuiu com mais 20 pontos para os visitantes. A decepção ficou por conta de Jerry Stackhouse, que anotou apenas quatro pontos e pegou somente um rebote.

A vitória do Miami parecia certa após os dois primeiros quartos, que o time venceu por 29 a 21 e 23 a 22 respectivamente, indo para o intervalo com 52 a 43 no placar. Entretanto, um desastre no terceiro quarto, vencido pelo Dallas por 34 a 16, quase coloca tudo a perder. Mas os anfitriões não se abalaram e ganharam o período final por 30 a 19, fechando o jogo em 98 a 96.

Nos últimos dez segundos de jogo, o Dallas teve a chance de empatar em duas oportunidades na mão de Nowitzki, mas ele acabou errando para a alegria dos torcedores que compareceram ao American Airlines Arena.

O próximo jogo será na quinta-feira, novamente em Miami. A quinta partida está marcada para o domingo, agora em Dallas. Se necessário, o sexto jogo volta para Miami, e, caso a definição fique para o sétimo encontro, ele será novamente em Dallas. O horário para todos é 22h (Brasília).

A história desta final mostra que o mando de jogo vem sendo fundamental. Além da vitória do Miami em casa neste terceiro jogo, os dois primeiros, ganhos pelos Mavs, foram em Dallas.


O Jogo
Disposto a deixar de ser o "freguês" do Dallas, o Miami começou a partida melhor e conseguiu abrir 13 a 7 após os dois primeiros pontos de Antonie Walker no jogo, quando faltava 6min48 para o final do primeiro quarto do duelo.

O Dallas ainda tentou buscar o placar, chegou a descontar a distância para três pontos, 19 a 16, mas o time da casa continuou melhor e fechou o primeiro período na frente por oito pontos, 29 a 21.

No segundo quarto o Miami abriu a sua maior vantagem na partida quando O'Neal enterrou para chegar a 10 pontos no jogo e colocar 33 a 23 no placar. Apesar da reação do Dallas, que baixou a vantagem para dois pontos no 37 a 35, os anfitriões recolocaram nove pontos e fecharam o primeiro tempo com 52 a 43 a seu favor.

O terceiro quarto foi um desastre para o time da casa. Primeiro viu a sua vantagem ruir em pouco mais de dois minutos e depois não conseguiu mais parar os rivais, que viraram o placar para 55 a 54 quando faltava 8min44 para o final, com uma enterrada de Erick Dampier.

O Miami ainda reagiu, voltou à frente, abriu três no 60 a 57 com dois pontos de Walker, mas o Dallas retomou o placar com quatro pontos seguidos, virou novamente, para 61 a 60, e, além de não perder mais o comando do marcador, ainda abriu 11 pontos, 77 a 68, até o final do período.

AFP
Dywane Wade, com a bola, foi o nome do jogo contra o Dallas, do alemão Dirk Nowitzki (41)
Mostrando que não se abalou com a virada, o Miami voltou para o período complementar com um Wade inspirado. Ele marcou nove pontos em menos de dez minutos, a 3min36 do final ele chegou a 39 pontos na partida, e o placar foi a 91 a 88 para o Dallas.

Daí para o final, o jogo voltou a ficar aberto. Nowitzki anotou mais dois para o Dallas, mas O'Neal e Wade levaram o placar para 93 a 92. Com outros dois pontos de Haslem, o Miami voltou para o comando do marcador, que apontava 94 a 93 para o Heat a 1min03 do fim.

A três segundos do final, a vantagem do time da casa era de dois pontos, 97 a 95, e Nowitzki teve a chance do empate em dois lances livres. Mas ele perdeu um e foi obrigado a fazer a falta em Wade para segurar o tempo e torcer contra o rival em mais dois lances livres.

Wade errou o segundo, e, com um segundo para o final, o Miami vencia por 98 a 96. Com a posse de bola, o time visitante pediu tempo e armou uma tentativa desesperada de empate, ou até de vitória. A bola do jogo ficou na mão de Nowitzki, mas ele errou e o Miami acabou vencendo por 98 a 96.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 15/6/2006, 19:13




Apos "acordar", Heat recebe Dallas para empatar a final

Da Redação
Em São Paulo

Após duas contundentes derrotas fora de casa para o Dallas Mavericks nas duas primeiras partidas das finais da NBA, o Miami Heat acordou para a decisão no terceiro encontro, quando venceu em seu ginásio de forma emocionante. Na quinta-feira, novamente em casa, o Heat recebe os Mavs a partir das 22h (Brasília) para tentar empatar a série melhor-de-sete.

AFP
Dwyane Wade comandou a primeira vitória do Miami em cima do Dallas na temporada 05/06
O Miami começou mal a decisão e perdeu o primeiro jogo em Dallas por 90 a 80 com uma bela atuação do Jason Terry, que fez 32 pontos sendo oito em um momento decisivo. Mas o pior aconteceu no segundo encontro, novamente em Dallas. O time da casa venceu por 99 a 85 depois de chegar a abrir 27 pontos durante o jogo.

Além destas duas vitórias, o Dallas já havia vencido o adversário por duas vezes ainda na temporada regular, sendo ambas, assim como as duas da final, por pelo menos dez pontos de diferença. A situação do Miami piorava quando era levado em consideração que apenas dois clubes reverteram um 2 a 0 contra em uma final da NBA.

Contra estes dois retrospectos, o time de Shaquille O'Neal e Dwyane Wade entrou em quadra na terceira partida, em Miami, jogando suas últimas apostas no título inédito.

"Como um time, nós apenas dissemos que este (jogo) poderia valer a temporada se eles vencessem", disse Wade depois de fazer 42 pontos, pegar 13 rebotes e comandar a primeira vitória do time das finais, por 98 a 96. "Ele mostrou ter muito coração. Superou a fadiga e a lesão. É um guerreiro", disse o técnico Pat Riley, do Miami.

E o ressurgimento do Heat na final não foi fácil. Depois de abrir nove pontos nos dois primeiros quartos, voltou do intervalo irreconhecível, tomou um passeio no terceiro quarto dos Mavs e entrarou no período decisivo da partida com nove pontos de desvantagem.

Jogando sua vida nos playoffs, o Miami conseguiu a virada, mas sofreu até o último segundo para vencer.

A três segundos do final, a vantagem do time da casa era de dois pontos, 97 a 95, e o alemão Dirk Nowitzki teve a chance do empate em dois lances livres. Mas ele perdeu um e foi obrigado a fazer a falta em Wade para segurar o tempo e torcer contra o rival em mais dois lances livres.

Wade errou o segundo, e, com um segundo para o final, o Miami vencia por 98 a 96. Com a posse de bola, o time visitante pediu tempo e armou uma tentativa desesperada de empate, ou até de vitória. A bola do jogo ficou na mão de Nowitzki, mas ele errou e o Miami acabou vencendo.
 
Top
#FF#
view post Posted on 16/6/2006, 13:30




O Heat venceu fácil e empatou a série: 2 a 2.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/6/2006, 22:12




Dallas toma medidas de urgência para recuperar vantagem na NBA

Das agências internacionais
Em Miami (EUA)

O Dallas Mavericks viajou há uma semana para Miami com a idéia de tomar um pouco de sol, relaxar e, no meio tempo, liquidar a série final melhor-de-sete da NBA contra os Heat - que começaram ganhando facilmente em casa, com um domínio absoluto em quadra.

EFE
Jogadores do Dallas desanimados em partida vencida pelo Miami, que jogava em casa
Sete dias depois de sua chegada, o cenário mudou de tal forma que a série empatou em 2 a 2 e a equipe do técnico Avery Johnson se encontra em terapia de urgência para a quinta partida deste domingo, último na Arena do Miami.

Após ganhar as primeiras partidas em Dallas (90 a 80 e 99 a 85), os Maverricks deixaram passar na terça-feira uma vantagem de 13 pontos no último quarto, o que condicionou sua resposta pobre para a partida seguinte, no qual foram arrasados por 98 a 74.

Para piorar o cenário, nesta sexta-feira a NBA anunciou que o ala do Dallas Jerry Stackhouse foi suspenso por um jogo sem direito a salário por ter cometido uma falta desnecessária sobre Shaquille O'Neal, do Miami, no terceiro quarto do último jogo.

Stackhouse, que parecia irritado por ter sido ferido na primeira partida justamente por O'Neal, que abriu uma ferida em seu nariz com uma cotovelada, empurrou o gigante quando este partia para o ataque em direção à cesta. O pivô do Miami foi parar no chão.

"O contato de Jerry Stackhouse foi claramente excessivo, por isso a punição é justificada", disse Stu Jackson, vice-presidente da NBA.

Johnson brincou com a declaração de Jackson, dizendo que a seu entender, o castigo tinha sido "desnecessário e excessivo".

"Isto é o que eu chamo de ridículo. A Liga é inconsistente", disse o jogador do Dallas.

"Se a suspensão é pelo que eu fiz, então eles (a NBA) deveriam ir atrás do que já aconteceu nessas finais e fazer algum tipo de retribuição, e quem sabe suspender outros jogadores", acrescentou.

O Dallas lamentou a perda de Stackhouse para a quinta partida, já que o reserva tem uma média de 13 pontos nesta série.

Medidas reparatórias

SÉRIE FINAL

Dallas 90 x 80 Miami
Dallas 99 x 85 Miami
Dallas 96 x 98 Miami
Dallas 74 x 98 Miami
Ao que parece, a moral dos Mavericks não anda muito alta, e Johnson decidiu tomar medidas drásticas para reordenar a cena.

Na sexta-feira, o comandante resolveu isolar seus jogadores, muitos dos quais haviam viajado com os familiares, mudando a equipe de hotel, distante cerca de 25 quilômetros de Miami.

"Quero que estejam concentrados neste assunto, que só pensem no basquete e na tarefa que temos pela frente", apontou o técnico.

A boa notícia para o Dallas é que o reserva D.J. Mbenga poderá voltar para o quinto jogo após cumprir uma suspensão de cinco partidas.

Por seu lado, os Heat partirão com tudo para vencer o quinto jogo, para viajar com uma vantagem de 3 a 2 para Dallas. "É muito difícil vencer três vezes seguidas de uma equipe que foi uma das melhores da temporada e a melhor nos playoffs até o final, mas temos que fazê-lo, não tem remédio", disse Pat Riley, treinador do Miami.

Até agora, nenhuma equipe que perdeu a quinta partida jogando em casa pôde vencer a sexta e sétima na quadra do adversário. De acordo com os números, esta é a 25ª vez que uma final fica empatada em 2 a 2. Em 18 das outras 24 ocasiões, o ganhador do quinto jogo conquistou o título.
 
Top
#FF#
view post Posted on 19/6/2006, 13:11




E o Heat venceu por 101 a 100 na prorrogação e virou a série!

Agora teremos dois jogos (se necessário) em Dallas para definir o campeão!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 20/6/2006, 00:36




Emoção total!!! :woot: :woot: :woot: :woot:
 
Top
#FF#
view post Posted on 21/6/2006, 05:49




Heat campeão.

Não vi nenhum jogo. :cry:
 
Top
Capitão Ácido
view post Posted on 21/6/2006, 15:06




Nem eu...:cry:

Semana que vem é draft!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/6/2006, 00:34




Miami vence Dallas, fecha decisão e é campeão da NBA

Da Redação
Em São Paulo

O Miami Heat venceu o Dallas Mavericks por 95 a 92 na noite desta terça-feira, fechou a série melhor-de-sete por 4 a 2 e conquistou o inédito título da NBA. Foi a quarta vitória seguida do time de Shaquille O'Neal e Dwyane Wade nas finais, depois de sair perdendo por 2 a 0.

Reuters
Festa dos jogadores e do técnico Pat Riley pelo título inédito ganho na quadra do Dallas
FOTOS DA PARTIDA
O grande nome do título foi Wade, comandando o time nas quatro vitórias. Ele marcou 42 pontos na primeira vitória, no terceiro duelo, 36 na segunda, outros 43 na terceira e mais 36 nesta noite. Ao seu lado, O'Neal também se destacou fazendo um "double-double" nas três primeiras vitórias, e chegando muito perto de outro no sexto jogo.

"É um dos melhores sentimentos, ao lado de minha mulher e filho, que eu tive em toda a minha vida", resumiu Wade, também conhecido como 'Flash', que, como não poderia deixar de ser, ganhou o prêmio de melhor jogador das finais, o Most Valuable Player (MVP).

"Antes quero agradecer a Deus por me dar força. coragem e tenacidade para jogar contra o Dallas", continuou o astro. "Este é um prêmio para o time. Como é um campeonato de um time".

Além dos 36 pontos, Wade pegou ainda 10 rebotes, fazendo o seu "double-double". O'Neal pegou 12 rebotes e só não fez mais um "double-double" por um ponto, já que marcou nove no jogo. Udonis Haslem conseguiu o seu com 17 pontos e 10 rebotes, bem como Antonie Walker, com 14 e 11 rebotes.

"O grande Pat Riley (técnico) nos disse que iríamos vencer hoje", disse O'Neal, após comemorar em quadra com a sua família seu quarto título na NBA. "Vim para Miami por causa deste jovem camarada aqui", continuou o pivô apontando para Wade. "Sabia que queria fazer ele melhor".

GALERIA
2005/06 - Miami Heat
2004/05 - San Antonio Spurs
2003/04 - Detroit Pistons
2002/03 - San Antonio Spurs
2001/02 - Los Angeles Lakers
2000/01 - Los Angeles Lakers
1999/00 - Los Angeles Lakers
1998/99 - San Antonio Spurs
1997/98 - Chicago Bulls
1996/97 - Chicago Bulls
1995/96 - Chicago Bulls
1994/95 - Houston Rockets
1993/94 - Houston Rockets
1992/93 - Chicago Bulls
1991/92 - Chicago Bulls
1990/91 - Chicago Bulls
1989/90 - Detroit Pistons
1988/89 - Detroit Pistons
1987/88 - Los Angeles Lakers
1986/87 - Los Angeles Lakers
1985/86 - Boston Celtics
1984/85 - Los Angeles Lakers
1983/84 - Boston Celtics
1982/83 - Philadelphia 76ers
1981/82 - Los Angeles Lakers
1980/81 - Boston Celtics
1979/80 - Los Angeles Lakers
1978/79 - Seattle SuperSonics
1977/78 - Washington Bullets
1976/77 - Portland Trail Blazers
1975/76 - Boston Celtics
1974/75 - Golden State Warriors
1973/74 - Boston Celtics
1972/73 - New York Knicks
1971/72 - Los Angeles Lakers
1970/71 - Milwaukee Bucks
1969-70 - New York Knicks
1968/69 - Boston Celtics
1967/68 - Boston Celtics
1966/67 - Philadelphia 76ers
1965/66 - Boston Celtics
1964/65 - Boston Celtics
1963/64 - Boston Celtics
1962/63 - Boston Celtics
1961/62 - Boston Celtics
1960/61 - Boston Celtics
1959/60 - Boston Celtics
1958/59 - Boston Celtics
1957/58 - St. Louis Hawks
1956/57 - Boston Celtics
1955/56 - Philadelphia Warriors
1954/55 - Syracuse Nationals
1953/54 - Minneapolis Lakers
1952/53 - Minneapolis Lakers
1951/52 - Minneapolis Lakers
1950/51 - Rochester Royals
1949/50 - Minneapolis Lakers
1948/49 - Minneapolis Lakers
1947/48 - Baltimore Bullets
1946/47 - Philadelphia Warriors
Riley, que venceu seu primeiro campeonato desde 1988, disse que não considerou a possibilidade de o Miami não terminar com quatro vitórias seguidas. "Eu trouxe apenas um terno, uma camisa e uma gravata", disse antes do jogo.

"Estes garotos jogaram forte todo o ano, mas também, atrás deles, estiveram apoiando as suas esposas e suas famílias. É um grande triunfo para a equipe e para a cidade de Miami", continuou o treinador, que chega ao seu quinto título no maior campeonato do planeta..

Para o veterano Alonzo Mourning, o título tem um sabor especial. Há três anos, ele passou por um delicado transplante de rim e provavelmente este foi seu último jogo na NBA. "Sonhava com esse momento. Esperei por isso por muito tempo. Não posso descrever realmente o que eu sinto", disse, com lágrimas nos olhos.

Pelo lado do Dallas, o destaque foi o alemão Dirk Nowitzki. Ele fez 29 pontos e foi o maior reboteiro do jogo, com 15 bolas recuperadas. Josh Howard contribuiu com 14 pontos e 12 rebotes, enquanto Jason Terry somou 16 pontos ao Dallas. Jerry Stackhouse marcou 12 pontos.

"O Heat merece o triunfo. Sempre acreditaram neles e jogaram até o final. Eu os parabenizo", disse o treinador do Dallas, Avery Johnson.

A virada nos playoffs finais depois de sair perdendo por 2 a 0 é apenas a terceira em toda a história da NBA. Antes do Heat, apenas o Boston Celtics, em 1966, e o Portland Trail Blazers, em 1977, haviam conseguido tal feito.

O time saiu perdendo a série ao ser derrotado nos dois primeiros jogos em Dallas por 90 a 80 e 99 a 85, respectivamente. Até então, o Miami havia enfrentado o Dallas quatro vezes na temporada, duas na regular, e perdido todas por pelo menos dez pontos de desvantagem, sendo uma, no dia nove de fevereiro, por sonoros 112 a 76.

A história começou a mudar na terceira partida, quando o time da Flórida venceu no sufoco, por 98 a 96. A seguir, fez 98 a 74 na segunda partida e conseguiu a virada com uma emocionante vitória por 101 a 100, na prorrogação, no terceiro encontro, nos últimos segundos.

O jogo
De volta a sua quadra após sofrer em Miami, o Dallas começou bem o jogo e abriu 10 a 4 nos três primeiros minutos. O Heat reagiu, encostou no marcador, mas logo os anfitriões se distanciaram novamente e, a 6min27 do fim do primeiro quarto, venciam por 18 a 10.

A vantagem subiu para 14 pontos, 26 a 12, em uma enterrada de Nowitzki, quando faltava 2min29. O Miami começou a reação quando Wade acordou. Ele marcou seus sete primeiros pontos nos dois minutos finais e, com a ajuda de uma enterrada de Mourning, baixou a desvantagem para 30 a 23, placar dos primeiros doze minutos.

Sem pontuar nos dois primeiros minutos da segunda parcial, o Dallas viu sua vantagem cair para um ponto no 32 a 31, a 9min06 do fim. Dai para frente, foi a vez de o Miami estacionar. Os anfitriões aproveitaram o momento e fizeram 42 a 31 faltando 4min39.

O revezamento de "apagões" voltou para o Dallas, que marcou apenas mais seis pontos até o final do quarto. O Miami fez 18 e virou o confronto, terminando na frente o primeiro tempo com o placar apontando 49 a 48. O segundo quarto foi 26 a 18 para o Heat.

Errando demais, o Dallas viu o Miami perto do título ao deixar o adversário abrir 66 a 57 a 2min38 do fim do terceiro período. O time se recuperou, voltou a pontuar e perdeu o quarto por apenas dois pontos, 22 a 20. No placar, Miami 71, Dallas 68, e mais todo o quarto tempo por jogar.

Os últimos 12 minutos começaram bem iguais, e o Miami conseguiu segurar a vantagem, que flutuou entre três e cinco pontos, até que Howard converteu dois lances livres e empatou o jogo em 79 pontos a 7min06 do fim.

A reação foi por água abaixo em erros de Nowitzki e Stackhouse. O Miami não perdoou e fez 83 a 79 em dois pontos de Wade em lances livres a 5min09 do fim. Stackhouse converteu mais dois logo a seguir, mas Wade e Posey marcaram outros quatro em dois ataques e colocaram seis pontos de vantagem, 87 a 81, quando faltava 3min43.

Sem desistir, o Dallas foi a 83 em dois pontos de Howard e a 85, sem tomar pontos, em dois lances livres convertidos por Nowitzki. A distância para o Miami, que era de seis pontos, foi a 87 a 85 a 2min57. Mas o Heat não perdeu o ritmo, e Posey levou seu time a 89 pontos no lance seguinte.

O Dallas foi ao ataque, mas Nowitzki errou o arremesso, seu time perdeu a posse e foi obrigado a fazer a falta. Para sua sorte, Wade também errou o arremesso seguinte para o Miami, e Stackhouse colocou uma bola de três para levar a desvantagem para 89 a 88 a 1min37 do fim.

Reuters
Dirk Nowitzki lutou, mas foi superado por Wade e companhia nas finais da temporada da NBA
O jogo entrou no minuto final com o Miami vencendo por 91 a 88. Terry tentou descontar dois pontos, errou arremesso, mas Dampier pegou o rebote, e, depois de um pedido de tempo, Howard colocou 91 a 90 no marcador, faltando 42s.

Na seqüência, Nowitzki fez falta em Wade, que converteu os dois lances livres e voltou a por três pontos de vantagem para o Miami, 93 a 90, a 26s do término do jogo.

Jogo parado pelo pedido de tempo do Dallas, e, na volta, Dampier perdeu a bola no ataque para Wade e, o que deveria ser o empate, virou mais dois lances livres para o astro do Heat. Ele fez ambos e abriu 95 a 90 faltando 17s. Imediatamente Dampier foi sacado da quadra.

Nos últimos 11 segundos, Terry tentou o arremesso, perdeu, mas Howard conseguiu o rebote e sofreu falta. Ele converteu os dois, e, logo a seguir, Harris fez falta em Wade para segurar o relógio.

Com 95 a 92 a 10 segundos do fim, o jogador do Heat arremessou os dois e perdeu ambos. Haslem pegou o rebote, mas acabou andando com a bola, que voltou para o Dallas.

Sem tempo para um arremesso seguro, Terry tentou tudo em uma bola de três pontos nos segundos finais, mas ela não caiu e ficou com Wade. Não poderia ter terminado em mãos mais significativas.
 
Top
267 replies since 29/10/2005, 19:06   1558 views
  Share