Informática e tecnologia, A página a frente do seu tempo

« Older   Newer »
  Share  
Sr Spock
view post Posted on 16/8/2005, 01:39




Santa Curuja, bendita sois vós entre os usuários de PC!

Esse "Starter Edition" é uma piada de extremo mau-gosto! E só apareceu pq:

A)O governo não poderia incentivar a venda de computadores populares com programas piratas;
B)Um computador com windows NÃO É popular, já que morre-se em quase milzinho só pelas licenças
C)Teve muito lobby para não ocorrer a venda só de PCs com linux. (eu até concordo que o Linux não deve ganhar mercado pela imposição do sistema. Isso é uma prática comum da Microsoft, mais uma das "vilanias" dela)

Resta ver o que as pessoas vão achar ao ver as 2 versões funcionando lado-a-lado. O usuário mais experiente vai achar muito limitado o XP starter e provavelmente vai acabar testando o Linux, mas pode ter gente com medo "ah, todo mundo usa o windows, não vou comprar uma coisa diferente" e acabar tendo uma primeira experiência com computador em casa bem traumática.
 
Top
Curuja
view post Posted on 16/8/2005, 05:20




Quando foi-se assinar a licitação para o "PC Para Todos" a exigência de ser uma máquina exclusivamente com softwares livres foi alterada algumas horas antes da assinatura. (Imaginem vcs pq!!!!)
Sobrou apenas a exigência de valor.

Há 3 meses atráz a empresa que ganhou a licitação do programa do governo, resolveu fazer um teste e lançou junto ao Ponto Frio uma máquina com Linux Kurumim com processador Celeron 1.8 (O mesmo do "PC Para Todos"), com finaciamento de até 24x de $80,00.
O resultado foi que em 1 mês e meio só no Rio de Janeiro tinham sido vendidas algo próximo a 3 mil máquinas.

Então a Microsoft lançou o Starter Edition.
Que nada mais é do que uma grande piada de mau gosto.

Mas a tendência é o uso do Linux crescer bastante no Brasil não só pq os computadores serão finaciados a juros mais baixos como tb as escolas públicas que estão motando laboratórios de informática de um tempo pra cá estão adotando o Linux. Ou seja os alunos já estão ficando um pouco familiarizados.

E, quem vir o gráfico do Linux q foi feito para governo comparado ao do Windows é bem capaz de achar o Linux mais bonito.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 17/8/2005, 22:07




Brasil é alvo do Zotob C e D, alerta TrendMicro
Quarta-feira, 17 agosto de 2005 - 11:11
IDG Now!

O Brasil está na rota das novas variantes do vírus Zotob, que afeta computadores com sistema operacional Windows 2000. De acordo com a TrendMicro, o país é o principal alvo do Zotob.C e também o que mais apresenta amostras do Zotob.D, seguido por Estados Unidos e outros países da América Latina.

De acordo com a TrendMicro, o continente asiático foi mais atingido pelas variantes A e B do Zotob por causa, principalmente, do fuso-horário. Europa e América apresentaram maior número de detecções das variantes C e D, sendo que, no Brasil, algumas empresas já encontraram computadores infectados com essas pragas em seus sistemas internos.

"Esperamos que nas próximas 24 horas surjam mais variantes. É bem comum que as pessoas, principalmente usuários domésticos, caiam nesse tipo de golpe", avisou Leonardo Bonomi, engenheiro de suporte de vendas da Trend Micro.

A TrendMicro classificou o Zotob.D, mais nova variante do vírus que explora uma falha já corrigida pela Microsoft do Windows, como de risco médio, mas que está se espalhando rapidamente.

Essas pragas estão sendo usadas por grupos criadores de vírus que estão se enfrentando para criar uma ameaça dominante na web, segundo a empresa de segurança F-Secure.

Explorando uma mesma falha no sistema Plug & Play do Windows, recentemente anunciada pela Microsoft (saiba mais), as famílias de vírus IRCBot, Bozori, Zotob, Rbot, Sdbot e Codbot procuram infectar o usuário e, ao mesmo tempo, eliminar outras possíveis infecções de "pragas concorrentes".

De acordo com a F-Secure, dois são os grupos definidos: as pragas IRCBot (variantes .ES, .ET e .EX) e Bozori (.A e .B) procuram apagar qualquer rastro de contaminação provocado pelas famílias Zotob (.A, .B, .C, .D, .E e .F), Rbot (.ADB), Sdbot (.YN) e Codbot.

Ontem à noite, um vírus que afeta computadores com o sistema operacional Windows estava se espalhando rapidamente por três continentes, segundo uma reportagem da CNN, que foi atingida pela praga virtual.

A CNN, na ocasião, não soube informar por qual vírus foi afetada, que causou uma falha na programação. Durante a transmissão de uma reportagem sobre o Oriente Médio no canal CNN International, uma janela de Windows começou a piscar na tela se sobrepondo à imagem da reportagem.

Além da CNN, o vírus afetou outras empresas de mídia, como a ABC e o The New York Times, ambos nos Estados Unidos. (Saiba mais)

A F-Secure lembra ainda que competição semelhante foi travada entre os criadores de vírus Bagle e Netsky, fazendo com que ambas pragas fossem das mais prolíficas da história da internet, com dezenas de variantes cada.

A preocupação da F-Secure é justificada, já que muitas empresas e usuários domésticos ainda não atualizaram os seus sistemas operacionais, facilitando a infecção pelas pragas. Desde a divulgação da Microsoft sobre diversas falhas no Windows, passaram-se oito dias - tempo considerado suficiente para o surgimento de uma epidemia viral.

Ao explorar a vulnerabilidade no sistema Plug & Play do Windows, as pragas podem se propagar automaticamente, sem intervenção direta da vítima. Por isso, as empresas de segurança F-Secure, Sophos, TrendMicro e McAfee já indicam nível de alerta alto, devido ao grande número de infecções e real possibilidade de epidemia.

As correções da Microsoft, que impedem que os vírus explorem as falhas do Windows já estão disponíveis e podem ser baixadas por aqui (é necessário acessar com Internet Explorer 5 ou superior).
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 17/8/2005, 23:01




Ok, não preciso nem comentar essa notícia, né?

A maior parte dos grandes servidores é não-Windows (geralmente, sistemas Unix e variantes), mas como é que alguém consegue ferrar grandes empresas como as citadas? Atingindo seus servidores (muito seguros)? Não, indo direto p/desktop windows...

Pode acontecer com qualquer sistema. Mas só com o Windows isso é uma rotina.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 25/8/2005, 22:48




23/08/2005 - 18h09
Linux vai superar Windows em empresas até o fim da década, diz Gartner

SÃO PAULO - O sistema operacional de código aberto Linux vai ultrapassar o Windows, da Microsoft, em sistemas corporativos de missão crítica - aqueles que não podem parar, como as redes de bancos, por exemplo - antes do final desta década.

A previsão é dos analistas do Gartner Group, que acreditam na rapidez da velocidade com que o sistema de plataforma aberta irá evoluir nas aplicações corporativas. "Hoje ainda há um intervalo em funcionalidade (entre os dois sistemas), mas o Linux avança muito mais rapidamente", afirmou Donald Feinberg, vice-presidente e analista emérito do Gartner, em encontro com a imprensa.

Segundo ele, os investimentos em Linux realizados por grandes corporações, com o IBM, HP, Sun e Silicon Graphics, vão contribuir para que o Linux ultrapasse o sistema da Microsoft nas aplicações de missão crítica em número de instalações.

O Linux é uma das 10 tecnologias consideradas mais promissoras neste momento pelos analistas do Gartner. Além do sistema operacional aberto, eles citaram o uso dos sistemas de troca de mensagens instantâneas - como Messenger e AIM - nos negócios, como ferramenta de produtividade.

Outras tecnologias com potencial neste e nos próximos anos são a implantação das etiquetas inteligentes com sistema de radiofreqüência (da sigla erm inglês RFID), os serviços de localização, as redes de acesso à internet sem fio, o uso combinado de computadores, os sistemas de micropagamentos e os dispositivos que usam como tecnologia em telas o diodo de emissão de luz orgânica (da sigla OLED).

Além de vislumbrarem essas como as tecnologias mais promissoras no atual momento, os analistas do Gartner destacam que a segurança continua na prioridade entre os diretores de tecnologia. "Segurança ainda é a preocupação número 1 na cabeça dos diretores de TI e deverá continuar pelos próximos quatro ou cinco anos", disse Feinberg.

Na medida em que avançam os usos de sistemas móveis, que levam o e-mail da companhia ou seus sistemas internos para qualquer lugar, cresce também a preocupação de que os dados estratégicos das empresas se mantenham protegidos.





(Taís Fuoco | Valor Online)
 
Top
Journeyman
view post Posted on 29/8/2005, 00:34




'Nem a MS entende o Windows', diz especialista
Sexta-feira, 26 agosto de 2005 - 08:06
Luís Fernando Tinoco - PC WORLD
O fundador e presidente da Barracuda Networks, o norte-americano Dean Drako, traçou um panorama preocupante sobre a ameaça de ataques de spyware em ambientes particulares e corporativos.

Em visita a São Paulo para o lançamento de uma solução de hardware e software de segurança para médias e grandes empresas, o executivo afirmou que os criadores de programas espiões tornaram-se mais profissionais e que firewalls comuns barram apenas 10% das ameaças.

Segundo ele, os pontos de vulnerabilidade do Windows fugiram ao controle da própria Microsoft.

"O Windows se tornou uma coisa tão complicada que nem a Microsoft o entende mais", disse Drako, nesta quinta-feira, acrescentando que o sistema operacional está muito mais exposto a invasões tanto por sua vulnerabilidade de arquitetura quanto pelo tamanho gigantesco de sua base de usuários no mundo.

Para o executivo, que também é pesquisador em segurança e foi um dos precursores no combate a spywares, não há proteção suficiente em soluções baseadas apenas em software, nem em firewalls comuns.

Tal situação o levou a lançar no mercado o Barracuda Spyware Firewall, appliance de rede destinado a filtrar o tráfego de internet de uma empresa e barrar toda comunicação não solicitada pelo usuário.

"Nossa definição de spyware é simples: bloqueamos tudo o que se comunica com a internet sem a percepção ou o consentimento do usuário. Firewalls comuns não oferecem isso. Alguns protegem 10%, mas não 100% como o nosso", afirmou Drako.

A solução da Barracuda, lançada agora no Brasil com distribuição da CLM Software, é destinada a médias e grandes empresas, custa a partir de US$ 4,5 mil e não utiliza licenciamento por número de usuários, mas por appliance instalado.

A Barracuda, que já tem soluções específicas para análise de e-mail e filtragem de spams, trabalha em um produto para vigiar também as ameaças disseminadas por instant messaging, mas não pretende, pelo menos por enquanto, atender o usuário doméstico e microempresas.

Segundo Drako, como a luta contra ladrões de bancos, que já dura mais de 100 anos, combater as ameaças eletrônicas será uma guerra provavelmente para sempre.

"Os ataques estão mais sofisticados e organizados a cada dia. Não são mais só garotos de 17 ou 18 anos brincando com vírus. Há uma indústria e um mercado negro por trás disso. Você pode comprar números de cartão de crédito pela internet, a 10 centavos de dólar cada um. Por isso temos que nos armar e nos proteger."
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 29/8/2005, 01:37




Olha, para vocês que usam Windows, acho bom prestarem bastante atenção no que o cara disse.

No momento eu não me preocupo, minha varredura mensal continua - em seu nono mês - a não achar nenhum spyware, malware, trojan, vírus, ,worm ou similar aqui. Mas com é Linux, nem teria pq achar...
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 29/8/2005, 01:39




(não, o post aí de cima não foi só p/ser escroto. É para subliminarmente passar a mensagem "Usem Linux")
 
Top
Journeyman
view post Posted on 29/8/2005, 02:44




Não existe um sistema 100% seguro!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 29/8/2005, 22:00




Mas existe um 100% inseguro!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 31/8/2005, 03:13




Lá vem o extremismo xiita!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 1/9/2005, 20:48




Extremismo xiita não, simples constatação da verdade! Se sua vida dependesse de aparelhos ligados a um computador, qual sistema operacional você gostaria que estivesse nele? Nesse caso, qualquer "Fatal Error" seria fatal mesmo!

E vamos para outra notícia do Jornal Dogbert

Novo Windows abre espaço para o Desktop Linux
Segundo a opinião de dois colunistas, o novo Windows Vista abre espaço para crescimento do Desktop Linux. Um deles é o Steven J. Vaughan-Nichols para a eweek.com e o outro Sal Cangeloso para a xyzcomputing.com .

Eles se baseiam em alguns pontos em comum.

-Custo:
O custo elevado que envolve a transição dos sistemas de empresas para a nova versão da Microsoft.
O custo elevado de hardware, já que o Windows Vista aparentemente só vai funcionar em computadores com alto poder de processamento, por exemplo, 512MB RAM para rodar o DirectX 9 e o ambiente gráfico. Lembrando que a maior parte das empresas ainda roda o obsoleto Windows2000 Server.

-Segurança:
Como a palavra da década é segurança o autor crê que a maioria das pessoas querem do Windows Vista é estabilidade e segurança.

Por outro lado, temos hoje, um Linux cada vez mais competitivo em seus Desktops e Servidores, com distribuições cada vez mais amigáveis e modulares com o hardware e as necessidades específicas. Na questão segurança nem há como comparar a eficiência do Linux.

Nesta visão, essa é a grande oportunidade, não só das grandes empresas ou distribuições mas de todos nós, envolvidos de alguma maneira em Linux, oferecer um produto melhor, mais seguro e estável a um preço justo ao usuário ou empresas.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 2/9/2005, 03:59




Provocar é tão legal... rolleyes.gif
 
Top
Journeyman
view post Posted on 13/9/2005, 00:40




eBay compra a Skype

Cristina De Luca

Rio - O site de leilões online eBay anunciou hoje a aquisição do controle acionário da Skype, empresa dona do serviço de VoIP de mesmo nome. A transação, de US $2.6 bilhões, será feita parte em dinheiro vivo, parte em açõe da eBay. A informação já é oficial, e consta da lista de notícias ao mercado dos dois sites.

"Comunicação é o coração do e-commerce e dos sites de comunidade", disse Meg Whitman, Presidente e CEO (Chief Executive Officer) da eBay ao comentar o negócio.

Dona da PayPal, líder no segmento de pagamentos eletrînicos, desde 2002, a eBay, com a aquisição da Skype, líder do segmento de VoIP, "monta um poderoso e extraordiário ambiente para negócios na Internet", segundo Meg Whitman.

Criado há dois anos, o Skype tem hoje 54 milhões de usuários cadastrados em 225 países. Está disponível em 27 idiomas e, desde a semana passada, opera em telefones celulares na Alemanha.

Para os analistas, a compra do Skype pode ser avaliada como o melhor negócio do eBay em seus 10 anos de história.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 30/9/2005, 20:41




Surge primeiro vírus destrutivo para celulares
Sexta-feira, 30 setembro de 2005 - 13:04
IDG Now!

A F-Secure alertou nesta sexta-feira (30/09) para o surgimento do primeiro vírus que efetivamente destrói o sistema operacional do celular afetado. Chamada de Cardblock.A, a praga apaga as pastas vitais do sistema e ainda bloqueia o acesso ao cartão de memória do aparelho, no qual geralmente ficam as informações pessoais do usuário, como agenda de telefones, e-mails e compromissos.

Disfarçado de uma versão pirateada da aplicação InstantSis, que recupera arquivos de programas de um celular e transfere para outro, o Cardblock.A pode ser baixado em diversos websites maliciosos de downloads na web.

Após ser executado, a praga pede que a vítima reinicie o celular para que as alterações tenham efeito. Depois de cumprir a recomendação, entretanto, o usuário tem todas as pastas vitais do sistema operacional Symbian apagadas, além de ter o acesso ao cartão de memória bloqueado por uma senha criada pelo próprio Cardblock.A.

A F-Secure alerta que o vírus danifica o smartphone tão gravemente que o aparelho perde todas as suas configurações. Em um teste interno, os especialistas da companhia verificaram que o celular usado como cobaia perdeu até mesmo a referência de idioma - depois de reiniciar, o alerta de que o sistema estava inacessível apareceu em finlandês, sendo que a linguagem padrão era o inglês.

Alguns smartphones que utilizam uma versão mais antiga do sistema Symbian, como os modelos Nokia 6670 e Nokia 6600, sobreviveram à destruição de suas pastas vitais, mas modelos mais novos, como o Nokia 6630, são atingidos em cheio.

Em todos os casos, porém, o cartão de memória estava inacessível por causa da senha criada pelo vírus. A F-Secure afirma que ainda não descobriu um método de evitar a perda do cartão, mas promete encontrar uma solução para quebrar o bloqueio criado pelo Cardblock.A.

A companhia recomenda que, além de manter um antivírus atualizado em seus smartphones, os usuários evitem a qualquer custo baixar softwares pirateados em seus aparelhos, pois o preço a ser pago pode ser muito alto.
 
Top
419 replies since 13/8/2005, 14:22   3459 views
  Share