Ritos da igreja católica, Dúvidas que só o Gião pode tirar

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 5/5/2005, 17:49




Pior que é verdade!!! Eu tinha medo até de ler esse capítulo do livro... Acho que era porque tinha uma ilustração muito sinistra dele!
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 6/5/2005, 02:04




Eu também tinha um pouco.

Era sinistra, pra época, a história da execução dele.

Pelo menos para mim...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 6/5/2005, 02:07




Sim! Meu tio tinha umas espécies de pequenos desenhos com a história...Eram como se cartões, mas em cada um deles tinha um fato da história do Brasil... O de Tiradentes em pedaços era sinistro...

Edited by Journeyman - 6/5/2005, 03:08
 
Top
Imortal
view post Posted on 14/1/2006, 13:55




Reportagem da revista Época desta semana sobre o Opus Dei.
 
Top
Alkalino
view post Posted on 15/1/2006, 16:46




Opus Dei tá famoso por causa do Código Da Vinci...
 
Top
Imortal
view post Posted on 17/1/2006, 00:53




Eu já conhecia antes do livro.

E nem li o livro.
 
Top
DanniiGirl
view post Posted on 22/9/2006, 17:54




ORAÇÃO DOS ESTRESSADOS
(Por Luís Fernando Veríssimo)

Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar;
a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar e a sabedoria para esconder os corpos daquelas pessoas que eu tive que matar,por estaremme enchendo o saco.
Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje, pois eles podem estar conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.
Ajude-me, sempre, a dar 100% no meu trabalho... 12% na segunda-feira,23% na terça-feira,40% na quarta-feira,20% na quinta-feira,5% na sexta-feira.
E... Ajude-me sempre a lembrar, quando estiver tendo um dia realmente ruim e todos parecerem estar me enchendo o saco, que são necessários 42 músculos para socar alguém e apenas 4 para estender meu dedo médio e mandá-lo para aquele lugar...
Que assim seja!!!
 
Top
Imortal
view post Posted on 20/4/2007, 23:37




Após séculos, Igreja Católica enterra o conceito de limbo
Sexta-feira 20 de Abril, 2007
Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - A Igreja Católica Romana enterrou definitivamente o conceito de limbo, o lugar para onde os bebês que não tivessem sido batizados iriam, de acordo com séculos de tradição e ensinamentos.

Num documento muito esperado, a Comissão Teológica Internacional da Igreja disse que o limbo reflete uma "visão excessivamente restritiva da salvação", segundo o Serviço de Notícias Católico, que obteve a cópia do texto na sexta-feira.

Havia anos que se esperava a extinção definitiva do conceito de limbo, e o documento, chamado "A esperança de salvação para bebês que morrem sem ser batizados", foi encarado como algo definitivo, já que o limbo jamais fez oficialmente parte da doutrina religiosa da igreja.

O papa Bento 16 autorizou a publicação do documento.

Segundo a reportagem do serviço de notícias, o texto, de 41 páginas, diz que os teólogos que assessoravam o papa na questão concluíram que, como Deus é piedoso, ele "quer que todos os seres humanos sejam salvos".

O texto diz que a graça tem preferência sobre o pecado, e a exclusão de bebês inocentes do céu não parecia refletir o amor especial que Cristo tinha pelas crianças, afirmou o Serviço de Notícias Católico, de propriedade da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

O limbo, que vem da palavra em latim para "borda", "limite", era considerado por teólogos medievais um estado, ou lugar, reservado aos mortos não-batizados, incluindo gente de bem que havia vivido antes da chegada de Cristo.

"Nossa conclusão é que os vários fatores que analisamos ... fornecem uma base teológica e litúrgica séria para esperar que os bebês não-batizados que morrerem serão salvos", diz o documento.

Os ensinamentos da Igreja Católica dizem que o batismo elimina o pecado original, que marcou todas as almas com a expulsão de Adão e Eva do Paraíso.

O catecismo oficial da Igreja, lançado em 1992 depois de décadas de elaboração, já não usava o conceito de limbo.

Na Divina Comédia, Dante Alighieri colocou os pagãos virtuosos e os grandes filósofos clássicos, como Platão e Sócrates, no limbo.
 
Top
37 replies since 26/4/2005, 22:13   4245 views
  Share