Ritos da igreja católica, Dúvidas que só o Gião pode tirar

« Older   Newer »
  Share  
Imortal
view post Posted on 1/5/2005, 06:52




QUOTE (Journeyman @ 30/4/2005, 20:33)
QUOTE (sarahivich @ 28/4/2005, 06:37)
ops, journey não, imortal... desculpe-me!

Assim você ofende a minha índole.

Qual ?

 
Top
Journeyman
view post Posted on 1/5/2005, 14:38




Ihhhhh....Olha só quem fala! E não vamos fugir do foco do assunto da pasta!

Turma do Pinóquio!
 
Top
Alkalino
view post Posted on 1/5/2005, 18:34




Most of Brazil's national heros were created during the military dictatorship (1964-1985), notably Tiradentes whose image was redrawn as long-haired and long-bearded to have a messianic look.

Tiradentes durante a ditadura militar?

Encontrado na wikipedia.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 1/5/2005, 22:09




Mas pior que o foi! Óbvio, "Tiradentes" não viveu durante a ditadura militar (e lá não estava escrito isso - basta interpretrar corretamente o texto), mas teve sua figura "criada" durante a ditadura. Assim como a maior parte dos grandes "heróis militares" do Brasil. Quase 3 décadas de OSPB, educação moral e cívica e correlatos dirigidos de acordo com os interesses do grupo dominante.

Lembrando que alguns dos principais heróis militares brasileiros ou não são tão heróis, ou não eram brasileiros, vez por outra as duas coisas. E as figuras "heróicas" já conhecidas antes desse período de doutrinação ganharam uma "assessoria de marketing" para transformá-los em figuras mais patrióticas e amadas pela população.

A história brasileira sofreu várias "edições" ao longo do tempo, das maneiras mais toscas possíveis. Basta lembrar que ordenaram a destruição de todos os documentos relativos a escravidão, como que para compensar tanto atraso na abolição. Mesmo Tiradentes não era tão heróico, revolucionário e adepto ao sacrifício assim. Foi o único condenado à morte pq os outros que poderiam sê-lo tinham famílias bem mais influentes, eram pessoas importantes e não seria uma boa idéia matar tantos de uma vez.
 
Top
Alkalino
view post Posted on 2/5/2005, 04:37




Pois é. Depois que eu desliguei o computador que eu entendi direito o que a frase queria dizer... erro de interprtação puro. Viajei...
 
Top
Imortal
view post Posted on 3/5/2005, 04:58




QUOTE (Sr Spock @ 1/5/2005, 19:09)
Mas pior que o foi! Óbvio, "Tiradentes" não viveu durante a ditadura militar (e lá não estava escrito isso - basta interpretrar corretamente o texto), mas teve sua figura "criada" durante a ditadura. Assim como a maior parte dos grandes "heróis militares" do Brasil. Quase 3 décadas de OSPB, educação moral e cívica e correlatos dirigidos de acordo com os interesses do grupo dominante.

Lembrando que alguns dos principais heróis militares brasileiros ou não são tão heróis, ou não eram brasileiros, vez por outra as duas coisas. E as figuras "heróicas" já conhecidas antes desse período de doutrinação ganharam uma "assessoria de marketing" para transformá-los em figuras mais patrióticas e amadas pela população.

A história brasileira sofreu várias "edições" ao longo do tempo, das maneiras mais toscas possíveis. Basta lembrar que ordenaram a destruição de todos os documentos relativos a escravidão,  como que para compensar tanto atraso na abolição. Mesmo Tiradentes não era tão heróico, revolucionário e adepto ao sacrifício assim. Foi o único condenado à morte pq os outros que poderiam sê-lo tinham famílias bem mais influentes, eram pessoas importantes e não seria uma boa idéia matar tantos de uma vez.

O "mito" do Tiradentes é alimentado no período republicano.

Era preciso um herói, um mártir pra causa republicana (primeira fase, quando o sistema é adotado no país).

Deodoro era velho e monarquista (!), além de ter semelhanças com o Imperador (tinha barbas quase iguais as de D.Pedro II!)

Floriano era meio ligado aos republicanos mais radicais, os jacobinistas e positivistas ligados aos novos milicos. Poxa! o herói também não poderia estar ligado a estes setores.

Só exemplos...

Tem mais figuras e seus respectivos defeitos, fato é que Tiradentes acabou se destacando como o mais ideal.

A coisa da história escrita pelos vencedores e como forma de dominação são algumas das características que a historiografia marxista identifica.

Edited by Imortal - 3/5/2005, 02:48
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 3/5/2005, 14:26






Ele defendia a república?

Não era a independeência?
 
Top
#FF#
view post Posted on 3/5/2005, 15:23




A independência, com certeza.
A república, não sei.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 3/5/2005, 17:19




É... Faz tempo que não leio sobre o assunto, mas acho que o objetivo principal era a independência. Não lembro se já falavam em República.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 4/5/2005, 01:57




Sei não... Tiradentes em si, não tenho certeza se era republicano. Existiam alguns republicanos e alguns abolicionistas no movimento mineiro, mas eram pontos de vista controversos e minoritários. Os grandes heróis inconfidentes continuariam a explorar escravos, é certo, e não seria difícil que estabelecessem uma monarquia, ou uma república separatista, quase no modelo "américa espanhola" de independência.

Interessante, não? um ícone usado pelos nacionalistas por tanto tempo, se tivesse sido bem sucedido, teria provocado a separação do país...
 
Top
Imortal
view post Posted on 4/5/2005, 18:55




Galera !!!

Vamos por partes...

Em nenhum momento eu disse que Tiradentes era republicano, o que eu disse é que sua imagem (aí eu uso a expressão "mito") foi usada na busca por um símbolo para a proposta republicana.

Mas muito provavelmente ele era, abaixo eu explico porque acho isso.

Achei um texto enxuto e muito bom sobre isso (que eu já falei anteriormente sobre a escolha de um entre vários mártires pra causa republicana), se eu não o achar na rede eu vou digitar assim que tiver tempo na pasta de História.

QUOTE


Ele defendia a república?  

Não era a independeência?  


QUOTE
A independência, com certeza.
A república, não sei.


QUOTE
É... Faz tempo que não leio sobre o assunto, mas acho que o objetivo principal era a independência. Não lembro se já falavam em República.


Sim. O plano do movimento (Inconfidência), caso fosse vitorioso, era instalar um governo republicano unitário a cargo de nomes importantes entre os participantes.

Uma coisa que se discute é se o projeto seria nacional, parece que o movimento era local, queria libertar a região das Minas Gerais, o caráter nacional do movimento já foi parte da criação do mito republicano, acho que é isso inclusive que o Spock quer se referir com o seguinte comentário:

QUOTE
Interessante, não? um ícone usado pelos nacionalistas por tanto tempo, se tivesse sido bem sucedido, teria provocado a separação do país...


E é justamente este o motivo pelo qual Frei Caneca (que tem uma história de rebeldia bastante interessante) não foi escolhido como símbolo republicano (lembra que eu falei que Tiradentes se destaca entre várias figuras?)


QUOTE
Mas pior que o foi! Óbvio, "Tiradentes" não viveu durante a ditadura militar (e lá não estava escrito isso - basta interpretrar corretamente o texto), mas teve sua figura "criada" durante a ditadura. Assim como a maior parte dos grandes "heróis militares" do Brasil. Quase 3 décadas de OSPB, educação moral e cívica e correlatos dirigidos de acordo com os interesses do grupo dominante.


Resumindo : O que eu queria dizer desde o início é que o mito do Tiradentes é do tempo da passagem da Monarquia pra República, depois do golpe militar de 64 ele tem sua imagem realmente valorizada, já que é proclamado patrono da nação brasileira, mas o uso da sua imagem é mais antigo.

De qualquer forma é bem interessante este lance que o site fala do uso de uma imagem dele de barbas e cabelos compridos para que sua imagem de mártir seja ligada a de Jesus.

Tem uns quadros que mostram bem isso, tem um que chega ao absurdo de mostrar o céu se abrindo em forma de luz no momento da sua morte.

E as frases atribuídas a ele ?!?! Putz...





 
Top
Journeyman
view post Posted on 4/5/2005, 22:52




QUOTE (Imortal @ 4/5/2005, 19:55)
Galera !!!

Vamos por partes...


Foi o mesmo que disseram depois que enforcaram Tiradentes...
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 5/5/2005, 00:32




Cinco partes, não? Ou separaram cabeça e tronco?

 
Top
Journeyman
view post Posted on 5/5/2005, 01:16




Acho que separaram a cabeça e colococaram em um poste...

Todo dia 21 de abril era um saco! Eu tinha medo de Tiradentes!! Era certo que eu não iria dormir.
 
Top
#FF#
view post Posted on 5/5/2005, 04:25




HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHUA!!!!

Boa!
 
Top
37 replies since 26/4/2005, 22:13   4245 views
  Share