Handball

« Older   Newer »
  Share  
Journeyman
view post Posted on 4/1/2005, 23:48




A seleção brasileira iniciou sua preparação para o mundial desse ano. O objetivo é usar o campeonato como um treino de luxo para o PAN do Rio. O PAN também funciona como um pré-olímpico e apenas o primeiro colocado conseguirá a vaga para o torneio Olímpico. Nossos principais adversários, além da bola, são Cuba e Argentina.
 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/1/2005, 20:46




Seleção masculina disputa Mundial com técnico e caras novas
Ricardo Zanei
Em São Paulo

A reformulação no handebol brasileiro, que começou depois da disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas, terá seu primeiro desafio a do próximo domingo, quando a seleção brasileira estréia no Mundial de handebol, que será disputado na Tunísia, contra a Noruega.


Bruno Souza, terceiro melhor do mundo em 2004, é um dos destaques da seleção brasileira que joga o Mundial da Tunísia
A primeira novidade está no banco de reservas, com a equipe sendo comandada por Washington Nunes, técnico campeão da Liga Nacional em 2003 à frente do Imes/São Caetano. Ele assume o lugar de Alberto Rigolo, que estava no cargo desde janeiro de 2001 e, no ano passado, se sagrou heptacampeão da Liga Nacional masculina pela Metodista/São Bernardo.

Rigolo, assim como demais integrantes de comissões técnicas de todos as seleções masculina e feminina, em todos os naipes, cadete, juvenil, júnior e adulta, foi desligado de seu posto pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) após os Jogos Olímpicos de Atenas. O Brasil tinha como objetivo terminar na oitava colocação na Grécia, mas foi o décimo.

No entanto, Nunes, que assinou contrato por quatro anos com a seleção, ficará pouco tempo no cargo de treinador. A idéia da entidade é contratar um profissional estrangeiro para o cargo, deixando o atual técnico como auxiliar logo após o Mundial. O objetivo de preparar o time para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Nunes não se mostrou incomodado com o fato e nem se vê como um "técnico tampão". "Assumo a seleção para o Mundial e, depois, vou trabalhar com o treinador estrangeiro. Não fico incomodado com isso, não tenho vaidade, tenho comprometimento com a modalidade", disse.


Se a seleção masculina tem novidade no banco de reservas, tem também dentro de quadra. Jogadores badalados e conhecidos, casos dos armadores Agberto, Jaqson, Macarrão, Guga, Mineiro e SB, dos pontas Helinho e Jair, e do pivô Baldacin, deram lugar a novos valores, como Boi, Japa, Zeba, Alê, Pré, Vini, Alemão e Lito.

A renovação fez com, do grupo que disputou as Olimpíadas, apenas o goleiro Marcão, os armadores Bruno Santana e Bruno Souza (eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2004 pela IHF - Federação Internacional de Handebol), e o ponta Tupan permaneceram para o Mundial.

Outros dois jogadores que estavam em Atenas, o goleiro Alê Vasconcelos e o armador Adalberto, foram cortados por motivo de contusão. Alê, com um problema abdominal, não chegou a viajar com o elenco. Já Adalba sofreu uma lesão no pé direito nesta semana e foi cortado.

Para preparar o grupo, a seleção viajou para uma fase de treinamentos e amistosos na Europa no dia 5 de janeiro. Em oito partidas, foram seis derrotas, sendo que a mais sentida pela seleção foi diante da Dinamarca, por 41 a 15. Os sucessos vieram na prorrogação, contra o clube Ivry, que disputa a Liga Francesa, por 27 a 25, após empate por 24 gols no tempo normal, e contra o Lugi, time tradicional da Suécia, por 31 a 26.

CONVOCADOS DO BRASIL
Goleiros Marcão, Jaime
Armadores Bruno Souza, Boi, Japa, Léo, Bruno Santana, Diogo, Zeba
Pivôs Alê, Pré
Pontas Vini, Alemão, Tupan, Lito

Para o Mundial, além da evidente falta de entrosamento, o sorteio foi ingrato com o Brasil. O time caiu no chamado "grupo da morte" da competição, o D, ao lado de Alemanha, Sérvia e Montenegro, Noruega, Egito e Qatar.

A seleção alemã é a principal ameaça. A equipe, uma das principais forças do handebol, vem de dois vice-campeonatos, no Mundial e nas Olimpíadas, depois de perder ambas finais para a Croácia.

O grupo A do Mundial é formado por Dinamarca, França, Tunísia, Grécia, Angola e Canadá. O B conta com Eslovênia, Rússia, República Tcheca, Kuait, Islândia e Argélia, enquanto o C tem Croácia, Suécia, Espanha, Argentina, Japão e Austrália.

A estréia brasileira acontece no domingo, dia 23 de janeiro, contra a Noruega. Em seguida, o time pega a Alemanha, dia 24, depois Egito, dia 26, Sérvia, dia 27, e Qatar, dia 29, no encerramento da primeira fase. Os três primeiros de cada chave avançam à segunda fase, quando as seleções serão reagrupadas em dois grupos de seis. Os melhores de cada nova chave disputam a final, enquanto os segundos colocados lutam pelo terceiro lugar.

A última edição do Mundial aconteceu em 2003, em Portugal, quando o Brasil caiu ainda na primeira fase (um empate, contra a Argélia, e quatro derrotas) e terminou na 22ª colocação entre os 24 participantes.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 22/1/2005, 20:50




Eis as posições...digamos...não muito honrosas do Brasil em Mundiais...

MUNDIAL DE HANDEBOL
Ano/ Local Campeão BRASIL
2003/Portugal Croácia 22º
2001/França França 19º
1999/Egito Suécia 16º
1997/Japão Rússia 24º
1995/Islândia França 24º
1993/Suécia Rússia
1990/Tchecos. Suécia
1986/Suíça Iugoslávia
1982/Alem. Oc. URSS
1978/Dinamarca Alem. Oc.
1974/Alem. Or. Romênia
1970/França Romênia
1967/Suécia Tchecos.
1964/Tchecos. Romênia
1961/Alem. Oc. Romênia
1958/Alem. Or. Suécia
1954/Suécia Suécia
1938/Alemanha Alemanha

user posted image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 24/1/2005, 23:42




Brasil é massacrado pela Noruega em estréia no Mundial
Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira masculina de handebol começou mal a disputa do Campeonato Mundial, na Tunísia. A equipe dirigida por Washington, que está no cargo de forma interina, foi "massacrada" pela Noruega por 34 a 12, pelo grupo D da competição.

A Noruega é uma das principais forças da modalidade, mas não se classificou para as Olimpíadas de Atenas. Ainda na primeira fase, o Brasil terá outros adversários complicados como Sérvia e Montenegro e Alemanha, atual vice-campeã olímpica.

Os maiores desafios dos brasileiros serão contra Qatar e Egito. Se ganhar desses dois adversários, a equipe terminará entre os quatro primeiros colocados da chave e estará classificada para a segunda fase.

Nas Olimpíadas, o Brasil, que acabou na décima colocação, derrotou o Egito na primeira fase por 26 a 22, mas, para essa competição, o grupo sofreu uma reformulação. O próximo adversário será a Alemanha, nesta segunda-feira, às 15h15.

Com a goleada, a Noruega chega à liderança da chave por ter maior saldo de gols que as outras seleções vitoriosas na primeira rodada. A Alemanha teve dificuldade e derrotou o Egito apenas por 28 a 25, enquanto a Sérvia e Montenegro bateu o Qatar por 34 a 26.

No grupo C, a Croácia, atual campeã olímpica, não teve trabalho para derrotar a Argentina, vice-campeã pan-americana, por 36 a 23. A liderança é da Suécia, que ganhou da Austrália por 49 a 16, seguida pela Espanha, sétima colocada em Atenas, que derrotou o Japão por 41 a 22.

No grupo B, a Rússia, medalha de bronze em Atenas, estreou com vitória ao bater Argélia por 28 a 22. A Eslovênia passou pelo Kuait por 34 a 17, enquanto República Tcheca e Islândia fizeram o único empate da rodada, parando em 34 gols.

No grupo A, o destaque foi a França, quinta colocada nas Olimpíadas. A equipe derrotou o Canadá por 44 a 16, enquanto a Dinamarca superou a Grécia por 27 a 23. Em um duelo africano, os anfitriões da Tunísia bateram Angola por 39 a 23.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 24/1/2005, 23:43




Começamos muito bem! Hahahahaha!
 
Top
Journeyman
view post Posted on 27/1/2005, 00:04




Brasil perde a terceira e dá adeus ao Mundial de handebol
Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira masculina de handebol conheceu nesta quarta-feira a sua terceira derrota no Mundial da modalidade, que está sendo disputado na Tunísia. A equipe perdeu desta vez para o Egito por 24 a 20 e deu adeus à chance de classificação para a próxima fase do torneio.

Com o resultado, o Brasil continua sem pontuar. Assim, a seleção mesmo se ganhar os seus próximos dois jogos não poderá avançar à segunda fase da competição. Dos seis países de cada grupo, apenas três seguem no torneio. O próximo rival do Brasil será a Sérvia e Montenegro, nesta quinta-feira. No sábado, a seleção enfrenta o Qatar, que também ainda não venceu.

O jogo contra o Egito foi o melhor do Brasil até o momento. O time chegou a vencer o primeiro tempo por 12 a 11, mas levou a virada na segunda etapa.

A Alemanha lidera o grupo com seis pontos. Os atuais vice-campeões mundiais e olímpicos não tiverem dificuldade para vencer nesta quarta-feira o Qatar por 40 a 15 e já estão classificados para a segunda fase.

A briga pelas outras duas vagas segue acirrada. A Noruega, que perdeu por 25 a 24 para a Sérvia e Montenego, manteve a segunda colocação, com quatro pontos, mas agora tem a companhia de egípcios e sérvios.

No grupo A, a Tunísia conseguiu outro excelente resultado ao empatar com a boa seleção da França em 26 a 26. Os donos da casa ocupam a vice-liderança, com cinco pontos -um a menos do que a Dinamarca, que goleou o Canadá por 52 a 18.

A Grécia é a terceira colocada, com quatro pontos. Nesta quarta, os gregos passaram por Angola por 26 a 21. A França tem três pontos e ainda sonha com a vaga.

No grupo B, a Rússia e Eslovênia praticamente garantiram classificação ao atingirem seis pontos. Os russos venceram a República Tcheca por 25 a 21 enquanto os eslovenos passaram pela Argélia por 33 a 28.

A Islândia assumiu a terceira posição com três pontos ao bater o Kuait por 33 a 22.

Já no grupo C, quem dá as cartas é a Croácia, atual campeã olímpica e mundial. A seleção européia manteve a invencibilidade ao bater a Austrália por 38 a 18.

A Espanha, assim como a Croácia, também chegou aos seis pontos ao vencer a Suécia por 33 a 26. Em outro jogo, o Japão superou a Argentina por 27 a 25.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 27/1/2005, 00:05




E o mico continua...

user posted image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 27/1/2005, 00:06




Até que o uniforme da seleção brasileira é bem legal.
 
Top
#FF#
view post Posted on 27/1/2005, 07:37




Espero que vença o Qatar, pelo menos...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 27/1/2005, 16:21




Vamos ver, mas do jeito que vai...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 29/1/2005, 12:40




Rússia, Eslovênia e Tunísia se classificam no Mundial
Da Redação
Em São Paulo

O Campeonato Mundial masculino de handebol definiu, nesta sexta-feira, mais três classificados. Tunísia, que é a anfitriã do torneio, e Rússia venceram seus jogos e se garantiram na segunda fase, enquanto Eslovênia perdeu a invencibilidade, mas também segue na competição.

No grupo A, a Tunísia surpreendeu. Derrotou a Dinamarca, uma das mais fortes seleções da modalidade, por 25 a 22 e assumiu a liderança. O resultado deixou a equipe africana com 7 pontos, jogando os dinamarqueses para o segundo lugar.

O terceiro lugar é da Grécia, que nesta sexta superou o Canadá por 36 a 23. A disputa pelas últimas duas vagas da chave promete ser acirrada na última rodada, já que Dinamarca, França e Grécia tentam chegar à próxima fase.

A Dinamarca depende de empate contra a França, mas, se perder, fica em situação complicada, já que teria de torcer por tropeço da Grécia contra a Tunísia. Os gregos precisam de empate, enquanto os franceses só se classificam com vitória.

No grupo B, a Rússia, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, vem dominando com tranqüilidade, e a vítima desta sexta foi a Islândia, que perdeu por 29 a 22. Até agora, os russos venceram as quatro partidas e têm 44 gols de saldo.

Na segunda colocação, com 6 pontos, está a Eslovênia, que perdeu a invencibilidade ao cair diante da República Tcheca por 28 a 26. Mesmo assim, a equipe só pode ser alcançada por mais um concorrente.

A terceira vaga é praticamente da República Tcheca, que alcançou um grande resultado ao bater os eslovenos. Com isso, chegou a 4 pontos, ultrapassando Islândia e Argélia, que pararam com 3.

Na última rodada, a República Tcheca só depende de uma vitória contra a fraca seleção do Kuait para avançar. Islândia e Argélia fazem confronto direto, com o vencedor sonhando com a classificação e torcendo por tropeço dos tchecos.

 
Top
Journeyman
view post Posted on 29/1/2005, 12:41




A cada campeonato parece que o abismo entre as grandes seleções e a seleção brasileira só faz aumentar...
 
Top
Journeyman
view post Posted on 29/1/2005, 12:42




Eliminado, Brasil perde para a Sérvia o 4º jogo seguido no Mundial
Da Redação
Em São Paulo

O Brasil entrou em quadra nesta quinta-feira já sem chances de avançar à segunda fase do Mundial Masculino de handebol, que está sendo disputado na Tunísia. E a seleção voltou a mostrar as mesmas falhas que proporcionaram a eliminação precoce. Com um segundo tempo lamentável, o Brasil perdeu para a Sérvia e Montenegro pelo placar de 33 a 19.

Esta foi a quarta derrota da seleção brasileira da competição. Com o resultado, o país ocupa a lanterna do grupo D. O Qatar, que perdeu para o Egito por 31 a 29, também não pontuou, mas leva vantagem sobre o Brasil por ter um saldo de gols um pouco melhor.

Os dois lanternas se enfrentam na última rodada da competição, marcada para sábado.

A Alemanha, que empatou com a Noruega em 27 a 27, já está classificada para a segunda fase. Sérvios, egípcios e noruegueses disputam as últimas duas vagas.

Sérvia e Egito levam vantagem pois estão com seis pontos, enquanto a Noruega tem cinco. O confronto direto entre noruegueses e egípcios definirá um classificado. Os sérvios enfrentam os alemães.

Contra a Sérvia, o Brasil até que começou bem, perdendo o primeiro tempo por apenas dois gols (15 a 13). Entretanto, na segunda etapa a seleção praticamente não entrou em quadra, permitindo que a equipe européia vencesse com facilidade.

No jogo diante do Egito, na quarta-feira, a história foi parecida. Depois de vencer o primeiro tempo o Brasil caiu de produção e permitiu a virada do adversário.

No grupo C, a rodada desta quinta-feira definiu os classificados. A Croácia, atual campeã olímpica e mundial, venceu a Espanha por 33 a 31 e se isolou na primeira colocação com oito pontos.

Em segundo lugar aparece a Espanha, com seis pontos, o mesmo número da Suécia, que não deu chances para o Japão (32 a 18). No outro jogo, envolvendo duas seleções já eliminadas, a Argentina conseguiu sua primeira vitória ao aplicar 34 a 13 na Austrália.

user posted image
 
Top
Journeyman
view post Posted on 31/1/2005, 17:16




Brasil encerra com vitória participação no Mundial de handebol
Da Redação
Em São Paulo

Nada além do esperado. E nada aquém. A seleção brasileira encerrou sua participação no Campeonato Mundial de handebol masculino, na Tunísia, com uma vitória sobre a inexpressiva seleção do Qatar por 30 a 25. Foi a única vitória do Brasil na competição. O Qatar não conseguiu nenhum triunfo.

A campanha, com quatro derrotas e uma vitória, era exatamente a que esperava a comissão técnica brasileira, já que o país não possui tradição comparável à das equipes européias e estava em um grupo com Sérvia, Alemanha, Noruega e Egito, além do Qatar.

"Sabíamos do potencial das equipes européias. Já com as africanas conseguimos manter uma proximidade, prova disso foi o jogo contra o Egito (os africanos venceram por 24 a 20). E o objetivo foi atingido no nosso confronto de hoje contra o Qatar", declarou o técnico Washington Nunes após a partida.

O Brasil deixa a Tunísia na quinta e penúltima posição do Grupo D, com dois pontos. As três equipes com mais pontos se classificam para a segunda fase.

Além do Brasil, outras duas seleções americanas faziam parte da competição e também se despediram neste sábado: a Argentina, com 2 pontos ganhos, e o Canadá, que não obteve nada além de derrotas.


 
Top
Journeyman
view post Posted on 31/1/2005, 17:16




Finalmente posto uma vitória brasileira!!!!!
 
Top
62 replies since 12/12/2004, 00:40   1243 views
  Share