Colunistas, Textos com opiniões que mereçam uma lida

« Older   Newer »
  Share  
>Il Monstro<
view post Posted on 9/11/2007, 15:20




O trema facilita a vida pra caramba.

As letras servem para aproximar o português do inglês.

De resto, a tônica da reforma é: quanto menos sinais diferentes das letras, melhor. Daqui a pouco estão eliminando os pindos do i e do jota.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 9/11/2007, 23:07




Morte ao trema.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 10/11/2007, 00:53




Foda-se a porra toda!!! :P
 
Top
Alkalino
view post Posted on 10/11/2007, 02:46




Morte à crase!
 
Top
#FF#
view post Posted on 10/11/2007, 13:14




Com a adição do K, podiam acabar de uma vez só com o C e o Q.
Depois do "KA", podiam inventar um "GA", excluir o G e acabar de vez com a necessidade do trema.

O X teria apenas um fonema: "x" ("ch"). Nada de fonema "z" ou "ks".

Por fim, deveriam inventar um "ERE" e acabar com os fonemas "r" e "z" das letras R e S. "Ere" teria sempre som de "r" e "ERRE" sempre de "rr". Já o S teria sempre som de "ç" (que também não mais existiria), enquanto o Z teria o som de "z" exclusivamente.
Além disso, a tal letra "ERE" possibilitaria que palavras começassem com o fonema "r", o que é impossível nos dias de hoje, exceto para gaúchos e similares.

Y e W não são necessários.





Fica, como exemplo, a transcrição do post acima, seguindo as "novas regras":
(Notem que, para fins de simbologia, estou usando W = GA e Y = ERE)


QUOTE
Não vejo porke não ter o alfabeto de 26 letyas, visto ke kiui não é uma palavya estyanjeira. rsrsrsrs

A únika koiza ke tenho kontya a reforma ortowyáfika é akabayem kom o tyema. Wosto do tyema, sou a favor do tyema.

Konkordo (e muito) ke ezistem reformas mais importantes a seyem realizadas mas (axo até ke infelizmente) não são as mesmas pesoas ke fazem a reforma ortowyáfika ke são responsáveis pela reforma edukasional, por ezemplo.

 
Top
Imortal
view post Posted on 10/11/2007, 16:54




Tenebroso.
 
Top
markuslobo
view post Posted on 10/11/2007, 21:46




QUOTE (Curuja @ 9/11/2007, 09:17)
Concordo (e muito) q existem reformas mais importantes a serem realizadas mas (acho até q infelizmente) não são as msm pessoas q fazem a reforma ortográfica que são responsáveis pela reforma educacional por exemplo.

Tenho que concordar com a Curuja.
Tá certo que a língua é uma coisa viva e que sofre transformações, mas no atual estado em que nos encontramos, o mais urgênte seria mesmo uma reforma edicacional, para fazer os jovens de hoje, realmente aprenderem LÊR.
 
Top
>Il Monstro<
view post Posted on 12/11/2007, 01:52




Eu já tinha pensado na mudança de letras que o ff falou. Não a elaborei muito porque a vi impossível, devido muito ao "respeito" ao passado da língua, ou aos textos escritos com letras ora extintas. Mas já tinha pensado pelo menos que uma língua com alfabeto foneticamente mais "eficiente" ou, talvez melhor, mais "pragmático" poderia eliminar o C, mesmo.
 
Top
DanniiGirl
view post Posted on 13/11/2007, 00:08




Ai seria melhor todo mundo aprender falar inglês, ai eliminaria a Porra toda como diz nosso ilustre colega monstro, mas aí teriamos o mesmo problema que o inglês de só saber como uma palavra é pronunciada se a escutarmos pelo menos uma vez e haveria discuss
ões infidáveis por que pronunciar [bed] ao invez de [bad] para a palavra BAD.
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 13/11/2007, 22:29




Vamos logo todos aprendermos "Engrish", a versão oriental do inglês. Sendo assim, qq pronúncia incorreta estará absolutamente dentro da norma vigente.
 
Top
DanniiGirl
view post Posted on 15/11/2007, 17:49




Mas antes de isto acontecer eu mataria vc por falar Engrish perto de mim!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 16/11/2007, 00:23




Um bilhão de chineses, 130 milhões de japoneses e mais uma porrada de outros olhos puxados menos cotados não podem estar tão errados assim...

Edited by Sr Spock - 5/12/2007, 00:34
 
Top
DanniiGirl
view post Posted on 22/11/2007, 22:24




tão errados nao estão!! mas completamente errados sim!
 
Top
Sr Spock
view post Posted on 23/11/2007, 00:56




Quando tudo tiver passado, você sabe que o inglês vai acabar no baú das línguas mortas, né? Tal qual o latim, depois de deixar um monte de filho bastardo na terra, todos eles descendentes dos erros mais grotescos possíveis... de um lado, o Chingresh, do outro, Japano, e como representante final do "inglês puro", os indianos. E não vem que não tem, EUA será a terra do Spanglish...
 
Top
90 replies since 30/10/2007, 02:10   726 views
  Share